Notícias

Em parceria inédita, Secretaria da Cultura, Sesc e CPFL lançam ‘Abril das Artes’

Compartilhar

Em uma parceria inédita na história de Campinas, a Secretaria Municipal de Cultura, ao lado de Sesc e CPFL (três grandes instituições culturais da cidade), lançaram, nesta sexta-feira, 5 de abril, as atividades oficiais do projeto “Abril das Artes”. São três exposições de artes plásticas ocorrendo simultaneamente no município. Enquanto o Museu de Arte Contemporânea traz obras do artista Egas Francisco, o Sesc recebe peças apresentadas em São Paulo durante a 30º Bienal, em 2012. Já a CPFL Cultura terá um acervo especial da Pinacoteca do Estado celebrando o centenário das artes paulistas. Todas com entrada gratuita.

“São todos acervos fantásticos, imperdíveis. Além disso, é a nossa primeira parceria de caráter institucional. Por meio de uma ação conjunta, fazemos esses eventos ganharem mais repercussão. E isso é um fator importante para chamarmos atenção da população e das instituições de ensino para fomentarmos a formação de jovens no campo das artes visuais”, destacou o secretário municipal de Cultura, Ney Carrasco.

Bienal
Neste ano, Campinas será uma das cidades a receber obras que foram expostas na 30ª Bienal de Artes de São Paulo, em sua vertente “itinerante”. O Sesc irá abrigar o evento de 19 de abril à 30 de junho. Peças de 12 artistas estarão na mostra. “Nessa gestão, vemos sinergia e vontade de trabalhar em conjunto. Estamos orgulhosos não apenas com nossa exposição, mas também com a parceria aqui criada, feita com soma de esforços, confiança e credibilidade”, enfatizou o gerente do Sesc, Evandro Marcus Ceneviva.

CPFL Cultura
Para celebrar os 100 anos de arte paulista, a CPFL Cultura em Campinas recebe, a partir de quarta-feira, 10 de abril, um acervo de mais de 50 obras de 48 artistas da Pinacoteca do Estado de São Paulo. A mostra vai até o dia 10 de julho e pode ser visitada durante a semana entre terças e domingos, das 10h às 18h. “A exposição ‘100 Anos de Arte Paulista’, apresenta artistas nascidos ou atuantes no estado de São Paulo, que entre 1912 e 2012 contribuíram para a construção da imagem artística do estado.”, informou o gerente geral da CPFL Cultural, Mário Mazzilli.

Essa importante fatia do acervo da Pinacoteca conta com obras de artistas consagrados como Di Cavalcanti, Candido Portinari e Almeida Júnior, além da campineira Beatriz Pompeu de Camargo, representada por um autorretrato.

Egas
O Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC) recebe, do dia 25 de abril até a última semana de maio, uma exposição especial em homenagem ao artista plástico Egas Francisco, nascido na capital paulista, mas radicado no município. Ao todo, 45 telas do trabalho mais recente do artista estarão na mostra, que poderá ser visitada sempre de terça a domingo.

“É um artista local de valor absolutamente único e, com quase 75 anos de idade, continua na atividade produzindo materiais de extrema qualidade. Há tempos merecia essa exposição”, resumiu Ney Carrasco, secretário de Cultura.

Serviço (1)
Mostra “100 anos de Arte Paulista no acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo”
Datas: de 10 de abril (terça-feira) à 10 de julho (quarta-feira)
Horário: de terça a domingo, das 10h às 18h (em dias de programação CPFL Cultura, fechamento às 20h)
Local: Galeria de Arte da CPFL Cultura
Endereço: Rua Jorge Figueiredo Corrêa, nº 1632, Chácara Primavera
Entrada: gratuita
Informações: 3756-8000

Serviço (2)
Bienal Itinerante no Sesc
Datas: de 19 de abril (sexta-feira), à 30 de junho (domingo)
Horário: de terça a sexta, das 7h às 22h / sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h
Local: Sesc Campinas
Endereço: Rua Dom José I, nº 270/333, Bonfim
Entrada: gratuita

Serviço (3)
Exposição de Egas Francisco
Datas: de 25 de abril (quinta-feira), à 31 de maio (sexta-feira)
Horário: de terça a sexta: das 9h às 17h; sábado: das 9h às 16h; domingos e feriados: das 9h às 13h
Local: Museu de Arte Contemporânea de Campinas “José Pancetti” (MACC)
Endereço: Rua Benjamin Constant, nº 1.633, centro
Entrada: gratuita
Informações: 3236-4716

Deixe um comentário