Notícias

Conheça os ambientes da Campinas Decor 2013

Compartilhar

Conheça aqui um pouco dos ambientes que você poderá ver na edição 2013 da Campinas Decor.

Descritivo dos ambientes:

 

01 – Jardim da Calçada

Estreando na Campinas Decor, o arquiteto e paisagista José Renato de Carvalho e a paisagista Natália de Veiga Okuma buscaram inspiração nos jardins europeus para compor o espaço que dá as boas-vindas aos visitantes da Campinas Decor. Tendo as flores como destaque, criaram um jardim cheio de cor, com predominância do rosa e do vermelho, que enchem os olhos por meio de Primaveras, Dipladênias e Gardênias. As flores se harmonizam com as demais espécies escolhidas, como a murta que forma uma cerca viva, e as árvores que já embelezavam a calçada. Para valorizar as flores, a dupla desenhou e produziu grandes cachepôs com pinus de reflorestamento, formando jardins suspensos. Destaque ainda para o pergolado montado em plena calçada sem atrapalhar o passeio e para a iluminação: à noite, luminárias em madeira entalhada com material galvanizado projetam fachos de luz em formato de flores na rua, nos carros que passam e até nos pedestres, criando um efeito inusitado.

 

 

02 – Ecolounge de Entrada

Criado pela arquiteta e designer de interiores Rebeca Jabbour, o ambiente foi desenvolvido para receber os visitantes de uma forma inovadora, priorizando o bem estar de todos que passarão por ele. Essa sensação poderá ser percebida no primeiro momento que o visitante entrar no ambiente, pois ele vai encontrar uma espera confortável, com bancos estofados e almofadas inspiradoras, assim como objetos de design diferenciado espalhados por todo o ambiente. A transparência da estrutura permite ao visitante visualizar todo o entorno. Os cadeirantes e idosos receberam atenção especial: foi criado um balcão rebaixado para melhor atendê-los. A profissional optou por trabalhar com a madeira em sua cor natural e cores alegres nos objetos, contrastando o rústico da madeira com a sofisticação do design. O mobiliário e o piso são produzidos com paletes (madeira eucalipto) e a área de atendimento é toda em alumínio. Além do espaço interno, o Ecolounge possui uma área externa com um percurso definido a partir das quatro palmeiras existentes no local. Ao longo do percurso foram colocados bancos, também produzidos com paletes, permitindo ao visitante apreciar o ambiente em toda sua dimensão.

 

03 – Jardim da Fachada

Para desenvolver o ambiente, os paisagistas Ana Maria Freitas, Lúcia Helena Campanari e Nicolas Penteado tiveram a preocupação constante de conciliar os aspectos arquitetônicos do local com o estilo contemporâneo do projeto. O uso de materiais alternativos também foi uma escolha dos profissionais, como no caso da parede divisória em gabião (estrutura armada feita com fios de aço), recheada com bolachas de madeira dos galhos da vegetação antiga do ambiente, que teve que ser removida. Os caminhos pelo jardim foram concebidos com piso cimentício, garantindo assim a acessibilidade de todos. A iluminação do local é outro destaque. O visitante poderá ver no mesmo espaço dois jardins totalmente diferentes: um de dia e outro à noite, uma vez que a iluminação utilizada destaca formas e texturas das diferentes espécies vegetais, criando um jogo de luz e sombra. Para criar essa atmosfera, os profissionais aproveitaram os postes de iluminação já existentes, adaptando-os ao novo projeto, como objetos de arte, e com o projeto luminotécnico, além de utilizarem móveis luminosos. Ao caminhar pelo jardim, os visitantes vão poder observar Palmeiras Fênix (Phoenix roebelenii) refletidas no lago ornamental e Melaleucas (Melaleuca leucadendron), entre outras espécies.

 

04 – Hall de Entrada

Em sua sétima participação na Campinas Decor, os arquitetos Claudio Jaloto e Renata Assaf tiveram como premissa que o hall seja um ambiente sóbrio, sofisticado e contemporâneo. Para isso, apostaram no uso do papel de parede com estampa “animale” e em um projeto luminotécnico que valorizasse os revestimentos escolhidos para este cômodo com cerca de 9 metros quadrados. Vasos e mobiliário de linhas retas complementam a ambientação do espaço, que tem o cinza como cor predominante e convida o visitante a conhecer os aposentos da casa.

 

05 – Biblioteca

As arquitetas e urbanistas Evelyn Midori e Ana Paula Pazian Olivato e o designer de interiores Rodrigo Nascimento se reuniram para criar uma Biblioteca neoclássica com detalhes contemporâneos, proporcionando ao visitante um ambiente suntuoso e aconchegante. A grande estante é um dos destaques. Feita em lâmina de freijó natural, o móvel tem desenho exclusivo com espessuras especiais e robustas para trazer grandeza ao espaço. Para a decoração, os profissionais escolheram papel de parede com arabescos dourados, poltronas neoclássicas, espelhos em bronze, uma lareira ecologicamente correta abastecida a álcool, mármore negro, seda preta e veludo. A iluminação é essencial no recinto, que tem um lustre de cristal para iluminar o ambiente como um todo e focos direcionados para os livros, os grandes astros do espaço. Para ajudar na acústica, o piso escolhido foi o PVC, ecologicamente correto, permitindo assim, além da leitura silenciosa, longas conversas entre a família e convidados.

 

06 – Living

A arquiteta Elaine Carvalho teve como proposta criar um ambiente aconchegante, sofisticado na medida, e que fosse muito confortável e convidativo para seus usuários. Para aproveitar o amplo espaço, de 60 m², a profissional, que participa pela décima vez da mostra, optou por fazer uma grande sala de estar e no final dela, uma adega, que é o grande destaque do ambiente. Baseado no estilo contemporâneo, mas com toques clássicos, o Living tem quase todas as paredes forradas por lâmina de madeira no tom de grafite, que traz aconchego e requinte ao ambiente. O estilo moderno norteou as escolhas para o mobiliário e decoração, que ainda conta com peças clássicas, espelhos e obras de arte, além de um grande vaso com uma clúsia e arranjos menores nas mesas. Outro destaque do local é a grande parede que recebeu uma montagem de obras de vários artistas, como Ana Amélia Genioli, Claudia Melli, Daisy Xavier, Fernanda Chieco e Newman Schutze. O ambiente fica ainda mais intimista com a iluminação diferenciada, criada por fitas de LED no cortineiro e no móvel da adega, spots que focam detalhes da decoração e abajures.

 

07 – Sala de Jantar

Fazer da Sala de Jantar um ambiente contemporâneo e urbano, de lazer e convívio e um convite ao bate-papo. Essa foi a proposta do arquiteto e designer de interiores Fernando Consoni ao projetar o espaço de36 m². O mix de materiais e a “brincadeira” entre o contemporâneo, o clássico e o urbano norteiam o projeto. O ambiente foge do tradicional e ganhou o cinza, branco, azul cobalto e dourado como cores predominantes. O profissional, que participa pela sétima vez da mostra, usa o cimento queimado de maneira inédita, no forro do ambiente, para valorizar o pé-direito alto e criar um link com os demais itens do projeto, em tons de cinza. Para decorar, muita criatividade: as tendências das ruas das cidades foram trazidas para o ambiente, por meio de obras de arte urbana e das referências industriais presentes nas cadeiras e pendentes da mesa de jantar. Todo mobiliário foi exclusivamente desenhado pelo arquiteto para a mostra, garantindo sofisticação e autenticidade ao projeto. Peças de decoração que transitam entre o clássico dourado e “toy arts”, as obras de arte urbana e o revestimento da parede, que criam uma atmosfera dialética entre descontração e elegância, são destaque. O tapete em patchwork persa mantém a sofisticação do material, com uma nova e inusitada linguagem.

 

08 – Sala de Almoço

Baseadas em um estilo “urbano chique”, as arquitetas Andrea Ottoni e Fernanda Antunes fizeram da sala de almoço um espaço de integração total dos familiares da casa, independente da idade. Ou seja, criaram um ambiente nem muito lúdico, para que não pareça copa infantil, nem muito sério e formal, que seja apenas para adultos. A proposta é usar o ambiente a qualquer horário, para convício e refeições informais. Entre as peças, o destaque é a grande mesa de peroba de demolição, com diferentes tipos de assento, que acomodam uma grande família e convidados ou pequenos grupos de amigos. A madeira ainda ganha destaque revestindo as paredes, na marcenaria e no mobiliário (material de reuso na mesa e aparador, por exemplo). As paredes ganharam volumetria de gesso e papel de parede francês com textura de tecido. Grandes espelhos foram instalados do piso até o teto, funcionando também como forro das paredes. Já o rodapé em poliestireno utiliza materiais reciclados e poliuretano descartado pelas indústrias de produtos de refrigeração. A iluminação foi feita em LED, pensando na questão da economia, já que esse é um ambiente amplamente utilizado.

 

09 – Cozinha da Casa

Desenvolver um projeto urbano, bem contemporâneo e com linhas retas, retratando a vida dinâmica das pessoas. Esse foi o objetivo da designer de interiores Patrícia Fernandes ao criar a moderna cozinha de 24,50 m² da mostra. Abusando das cores nos tons de pitanga, ébano, cinza e branco, o destaque do ambiente é o painel urbano iluminado em LED, que reveste a parede inteira. A profissional também buscou nas tendências atuais o acabamento high gloss (envernizado) para os móveis planejados e as pastilhas em branco fosco e aço escovado. Para a iluminação, a escolha foram os LEDs, em fitas e embutidos, que são a luz do futuro e geram economia. Para a bancada foi escolhida a pedra quartzito, na cor Compac Luna. O piso ganhou porcelanato com brilho, enquanto para as paredes a opção foi o fosco. O gesso é utilizado no teto, na moldura do painel e no acabamento dos batentes.

 

10 – Lavabo e Corredor

Criados pela designer de produtos e de interiores Carolina Ribeiro e pela designer de interiores Julia Prado, os dois ambientes se completam no estilo rústico moderno e buscam a inovação. O lavabo, com6,02 m², recebeu uma cuba com pintura especial para o projeto, tornando-se assim uma peça exclusiva.  A bacia também é uma peça exclusiva no país e conceitual, com mais de 20 funções acionadas por controle remoto, incluindo bidê eletrônico, tocador de músicas, aquecedor de assento, entre outras. O corredor, de16,60 m², ganhou um nicho e foi transformado em uma galeria com peças e quadros expostos por toda sua extensão. O destaque do corredor, além do nicho, é a luminária de fitas cassetes confeccionada pelas profissionais. Para compor os dois ambientes, foram misturados materiais tradicionais (madeira de reflorestamento e cimento queimado) com produtos diferenciados (pastilhas de inox, revestimentos cerâmicos, pinturas especiais), culminando num resultado moderno e ao mesmo tempo atemporal. A iluminação também merece destaque nos dois espaços, pois apesar da modernidade, as designers buscaram manter a essência do imóvel, ou seja, inovar sem descartar a sensação de penumbra presente anteriormente na casa. As cores predominantes são preto, madeira e dourado.

 

11 – Home Cinema Belas Artes

A arquiteta e designer de interiores Adriana Bellão, que participa pela décima vez da mostra, teve como inspiração as suntuosas mansões de Beverly Hills e o glamour da época de ouro da sétima arte (1940), sem abrir mão do que há de mais moderno e inovador em tecnologia. Todas as paredes foram recobertas com gesso (dry wall) e revestidas com papel de parede.  O recurso permitiu a elaboração de nichos, que foram preenchidos com painéis almofadados revestidos em seda, que melhoram ainda mais o desempenho acústico. Foi criada uma plataforma mais alta, para que todos tenham visão privilegiada do telão de 108 polegadas, com projetor 3D. O piso foi todo revestido de carpete. No teto, as vigas em madeira maciça existentes no ambiente foram mantidas e no vão entre elas foi aplicado revestimento acústico. Ao fundo da sala, três aberturas iluminadas acomodam a coleção de livros sobre cinema e obras de arte. Um sofá, com assentos que se estendem e viram chaise longs, e poltronas completam a ambientação, toda feita em tons neutros. A iluminação do ambiente é indireta, obtida por meio de fitas de LED que valorizam as vigas, os nichos e os painéis almofadados. Efeitos de luz obtidos pelas arandelas criam elementos decorativos com toque “retrô”, acentuado pela luminária de chão.

 

12 – Hall, Lavabo e Escada

Para criar os três espaços, as profissionais Elisa Garrafa (arquiteta e designer de interiores) e Solange Vieira Rubim (designer de interiores e paisagista) optaram por uma mescla dos estilos clássico e contemporâneo. No Hall e Escada, que somam 35 m², foi feita uma brincadeira com cores contrastantes para deixar o ambiente mais iluminado e agradável, utilizando o azul, verde, rosa queimado, perolado, prateado e vinho, contrastando com a madeira. O espaço em baixo da escada, que geralmente é pouco aproveitado, ganhou destaque com a estante desenvolvida pela marcenaria com acabamento em laca, que é uma tendência de 2013. O projeto luminotécnico conta com uma iluminação pontual, um imponente pendente de cristal para valorizar a escada e um plafon de cristal que deixa o ambiente mais glamouroso. Já no Lavabo, a proposta foi criar um espaço aconchegante e sofisticado. O quartzo usado na bancada tem uma textura floral, que foi projetada para as paredes no tom rosado com efeito perolado. Para decorar o espaço, foram colocados um pendente com estilo oriental na lateral da bancada e papel de parede com efeito perolado dos anos 90 para seguir o mesmo estilo. O piso do ambiente de4,81 m² é de lâmina porcelânica. Para decorar os ambientes, uma escultura do artista Fabian Rodrigues, tecido estampado do artista Gustavo Nenão e vaso com o arbusto Iuca.

 

13 – Hall da Convivência

As designers de interiores Ana Lucia Castro e Roberta Pedrotti tiveram como proposta deixar o ambiente elegante, aconchegante e funcional, por isso, trabalharam com cores que remetem à sofisticação e detalhes bem pensados para deixar o espaço utilizável. As cores preta e prata foram utilizadas nos móveis e nos revestimentos e, através do vermelho no lustre e em pequenos objetos, as profissionais destacaram e aqueceram o ambiente, trazendo o aconchego desejado.

Para gerar um conforto maior, criaram uma copa auxiliar, com bancada de granito preto, para servir de apoio ao pavimento superior. O grande destaque é o lustre na cor vermelha, que traz ousadia ao ambiente. As profissionais ainda optaram por um painel com espelhos que dá a sensação de amplitude no ambiente de 14,70 m² e iluminação indireta para destacar as paredes revestidas com papel de parede. A marcenaria feita sob medida proporcionou a criação dos detalhes no painel na parede da copa. A iluminação ficou bem distribuída, com pontos localizados na passagem e outros usados estrategicamente para destacar o painel com desenho diferenciado em ripas de MDF, objetos, quadros e paredes. A praticidade também está presente através dos materiais escolhidos, como MDF, piso vinílico e papel de parede.

 

14 – Sala Multiuso

Otimizar pequenos espaços e criar um home – office no qual o executivo possa trabalhar em casa e também descansar. Esse foi o foco da designer de interiores Chris Di Domenico e da arquiteta Maura Gadioli ao projetar a Sala Multiuso. Com uma proposta inovadora e tecnológica, o destaque do ambiente é o aproveitamento do espaço de 32,4 m², que ganhou um piso giratório de onde se obtêm diferentes cenários funcionais. São quatro cenários em um único espaço, que surgem graças à automoção: escritório, sala de TV e estar, dormitório e sala de degustação de vinhos.  Com detalhado planejamento de ergonomia, tem-se um mobiliário compacto, que atende as quatro propostas de ambiente, além de uma moderna copa. O home-office surpreende também por esconder uma cama e um equipamento de ginástica.  Mas, apesar de toda a tecnologia que envolve o espaço, as profissionais não se esqueceram da sustentabilidade e utilizaram tintas à base de água, iluminação com LEDs, para menor consumo de energia, MDF de reflorestamento e equipamentos eletrônicos de última geração, com baixo consumo de energia elétrica. Com estilo contemporâneo, e predominância das cores marrom, vermelho, bege, cinza e branco, o ambiente ganhou uma tela da artista plástica Alzira Traetta, para ficar ainda mais aconchegante.

 

15 – Banheiro Contemporâneo

Para esse espaço funcional da mostra, a arquiteta e urbanista Paula Meneghel, que estreia na Campinas Decor, aliou praticidade, funcionalidade e elegância. Com cores sóbrias predominando, em tons de cinza e preto, o ambiente tem piso e revestimento sustentáveis. Seguindo a tendência de utilizar plantas naturais dentro de ambientes fechados, a arquiteta optou por colocar uma samambaia no espaço, dando sofisticação e estilo ao banheiro, sem deixar de lado a masculinidade do local. O grande destaque do espaço é a cuba esculpida. A peça ganhou movimento com a volumetria, além de modernizar o espaço. A iluminação do ambiente é toda dimerizada, deixando o ambiente sofisticado e ao mesmo tempo, dando sensação de conforto, além de dar destaque aos revestimentos utilizados.

 

16 – Saleta de Leitura

A arquiteta e urbanista Tatiana Temperani teve como proposta criar um ambiente aconchegante para leitura, utilizando peças famosas pelo design e também pela funcionalidade. Para isso foi utilizado mobiliário projetado por brasileiros, como a Poltrona Mole (Sergio Rodrigues), a mesa de trabalho Squadro e a cadeira giratória Sherlock (assinados por Etel Carmona e executados em madeira freijó certificada). Além deles, a Luminária Twiggy, que se desloca através de contrapés, e o sofá com estrutura em couro e almofadas em tecido compõem o ambiente. Inovando na tecnologia e materiais, a arquiteta utilizou paineis digitais suecos com impressões de jornais em 3D, que reinventam o uso do papel de parede, e piso de bambu reciclável (solução ecológica e sustentável). Para otimizar o espaço, de21,41 m², foi executada uma sanca para posicionar a luminária Twiggy na altura adequada para leitura e que se transformou em uma prateleira para apoio de obras de arte. Finalizando a decoração, quadros de artistas renomados, como Gustavo Rosa e Aldemir Martins.

 

17 – Estúdio da Designer

Criado pela designer de interiores Andrea Barroso, este estúdio tem os ambientes completamente integrados e a proposta de aliar toda a modernidade e tecnologia disponível com o aconchego, descontração e charme. O charme é garantido em vários pontos do projeto, mas principalmente no concreto terracor das paredes. O tom branco, usado nas bancadas da cozinha e do bar, e os toques coloridos e quentes nos estofados adotados pela profissional conferem o ar de descontração do espaço, que possui estilo contemporâneo. Para o piso e o teto foi escolhida a madeira, que no teto recebe a cor branca. Dentro da área da tecnologia, o destaque do ambiente é o Big Pad, utilizado como uma prancheta de trabalho, no qual a designer faz e estuda seus projetos. O estúdio ganha mais vida com o mobiliário, que conta com um quadro do artista Flávio Rossi, poltrona do Aristeu Pires, mesa de centro Guaimbê do design Paulo Alves, entre outros itens.

 

18 – Loft do Publicitário – As designers de interiores Nilza Alves e Rita Diniz, que participam desde a primeira edição da Campinas Decor, prepararam um ambiente moderno e prático, para um publicitário de sucesso habitar. Um espaço perfeito para o trabalho, receber amigos e relaxar. Seguindo o estilo contemporâneo e nos tons de cinza e preto, o loft com 100,38 m² é composto por ambientes que se integram sem paredes divisórias. Apenas uma parede é usada para TV e para embutir uma porta de correr. O aposento recebeu porcelanato que imita cimento, piso prático e moderno na sala. Já para o quarto, a opção foi um aconchegante carpete mesclado. No banheiro, foram utilizados filetes de mármore nas paredes do box. Para controlar as tecnologias do espaço, as profissionais optaram por um moderno sistema de automação.

 

19 – Sala Íntima da Família – O projeto da arquiteta Karina Leme foi elaborado pensando em um ambiente multiuso, que proporciona momentos de lazer, descanso, relaxamento e convívio. A sala, de quase 30 m², segue estilo contemporâneo/casual sem deixar de lado o conforto, realçado pelas cores predominantes cinza e off white. Móveis de linhas retas e bastante confortáveis foram escolhidos para que a família possa desfrutar de momentos alegres e únicos, seja ouvindo música, conversando, relaxando nas chaises ao lado da estante com lareira, jogando carteado ou tomando um bom vinho. A iluminação suave e aconchegante foi definida com o uso de arandelas, coluna e abajures. Mescla de spots embutidos e externos no forro, assim como LEDs e spots externos nas estantes, criaram uma proposta de uso diferente, proporcionando uma luz difusa e relaxante. O grande destaque do projeto é o uso da madeira freijó lavado na estante com nichos abertos (em pedra rústica clara) e lareira ecológica, no painel na parede e em alguns móveis.

 

20 – Galeria do Colecionador – Atrair a atenção dos visitantes para as coleções expostas nesta galeria foi a proposta do designer de interiores Danilo Gustavo Regazzini. Para isso, o profissional tirou todo o foco do piso e paredes, uniformizando suas cores, e usou molduras pretas e brancas para destacar as coleções, todas verticalizadas nas paredes.  O visitante poderá ver selos antigos, chaves, cadeados e até uma máquina de copiar chaves da década de 50. A galeria ainda tem uma vasta coleção de cartões postais, fotos antigas de Campinas, chapéus e colares, além de uma coleção de carrinhos Matchbox, Toy art Vinylmation e Bonecos Playmobil, tudo isso fixado com ganchos adesivos nas paredes. Ao atravessar os 17 metros dessa galeria, os visitantes podem observar uma iluminação “lavando” as paredes, garantindo maior amplitude ao corredor e destacando as coleções com focos de luz. O destaque em iluminação fica por conta dos pendentes direcionáveis. O mobiliário limita-se a um grande aparador amarelo e aos Garden seats, que compõem a parte central do corredor, como estratégia para diminuir o comprimento do corredor e uma passadeira de patchwork de tapete Persa Reloaded. Por se tratar de uma galeria de arte, Regazzini optou por um misto de estilos, com predominância no contemporâneo, mas com toques de retrô, asiático e clássico, sempre utilizando materiais simples como madeira, vidro e cerâmica. Destaque para as cores neutras, tons de marrom, amarelo e azul.

 

21 – Suíte do Jovem Cientista – O desafio dos arquitetos e designers de interiores Ana Maria Coelho e Felipe Karam foi criar um ambiente para um jovem de 20 anos, estudante de química, amante de música, tecnologia e preocupado com a vaidade. E todos esses aspectos estão contemplados nesta suíte, baseada no estilo Jovem Geek, com uma pegada descolada e familiar e que tem como tons predominantes o preto, cinza, branco, verde limão e madeira. Os Gadgets espalhados pelo quarto, o computador e a televisão demonstram bem essa paixão pela tecnologia. A presença de um grande closet com portas espelhadas reflete o lado vaidoso que todo jovem tem, já a lousa, escrivaninha, anotações e livros deixam claro o lado intelectual e explorador do jovem cientista. O grande destaque do projeto é a solução encontrada ao separar a cama do armário, feita por uma parede de drywall, revestida por painel de mosaico em madeira com diferentes profundidades, criando assim o espaço do closet, iluminado com lâmpadas de LEDs e com muitos espelhos, sem perder a essência de um quarto masculino. O piso Beaulieu Vinílico em régua, com sistema clic de encaixe, não necessita cola na instalação e alia inovação e ousadia.

 

22 – Suíte da estudante de moda – Neste ambiente de cerca de 30 m², a arquiteta Katia El Badouy busca evidenciar o paradoxo entre o romantismo e a rebeldia de uma jovem de 18 anos que, com sua criatividade, transforma sua suíte numa atmosfera com referências e estilos pontuais de estilistas contemporâneos, clássicos e atemporais. O ambiente tem base monocromática, o que permite destacar as referências de alguns estilistas, cada qual com suas características, compondo todo o layout de forma harmônica. As cores aparecem em painéis coloridos, pequenos pontos em amarelo limão e dourado. O espaço foi elaborado com elementos nobres, papel de parede estampado em veludo, balanço, painel fotográfico com imagens em tamanhos reais, o dourado e a linguagem romântica com uma pitada do barroco e uma pequena referência de rebeldia. Para o conforto da jovem estudante, o ambiente ganhou uma área espelhada para maquiagens, cama de ferro solta no meio do dormitório, banheira vitoriana preta, local para sapatos e bolsas, local para manequim/moulage para desenvolver suas criações de moda e apoio para pequenas amostras de materiais para suas criações (botões, miçangas, fitas, gorgurão, veludo, linhas, agulhas, tesouras, fita métrica etc.).

 

23 – Suíte das Gêmeas – As arquitetas Cecília Bellucci e Marina Marcolini criaram para as gêmeas de quatro anos um ambiente contemporâneo com um toque romântico, que atende às necessidades das crianças na hora da brincadeira, do estudo e do sono. Uma grande estante em laca branca com nichos coloridos dá vida ao ambiente, contemplando algumas funções como escrivaninha, penteadeira e TV. As camas em formato de casa de boneca tornam o quarto lúdico e charmoso. A composição dos tecidos e dos papéis de parede completa a decoração, tornando o quarto aconchegante. O ambiente tem como cores predominantes o branco, o rosa e o amarelo. Os móveis em tamanho reduzido para as crianças também chamam a atenção do visitante, como as cadeiras Charles Eames coloridas e a cômoda em laca amarela com papel de parede em destaque. No banheiro, as profissionais, que participam da mostra pela nona vez, optaram por usar mini seixos no box e um gabinete sob a bancada em laca colorida. Para deixar a Suíte das Gêmeas ainda mais intimista, a solução foi uma iluminação indireta, efeito conseguido com rasgos e cortineiros iluminados no gesso do ambiente de30 m².

 

24 – Quarto do Casal e Hall – As arquitetas Maria Cristina Sampaio Franco e Roseana Monteiro se uniram à designer de interiores Vani Mazoni para criar um ambiente tranquilo e clássico para o repouso do casal. As profissionais tiveram como prioridades usar cores claras, seguindo a tendência atual de mesclar tons de cinza com tons de bege, além do fendi e branco. Uma grande novidade do ambiente é a cama do casal, que é montada a partir de duas camas de solteiro. A automação permite movimentar de maneira independente tanto a cabeceira como os pés a partir de um controle remoto, proporcionando conforto na hora da leitura na cama ou mesmo para descansar as pernas após um dia de trabalho exaustivo. Como o espaço é amplo, com25,14 m², o quarto ganhou ainda um ambiente de estar com lareira em mármore branco complementado por mosaico 3D de pedra mineira branca. Para a iluminação geral do quarto, as profissionais, veteranas na mostra, optaram por um pendente centralizado com a cama, com design de Marcel Wanders, renomado lighting designer. A característica desta luminária é que ela parece ser muito simples se olhada por fora, mas internamente um trabalho floral delicado percorre toda a cúpula e tem difusor igualmente trabalhado em vidro murano. Já o hall, de3,6 m², ganhou funções extras à de simplesmente servir de passagem, com a colocação de uma adega para que o casal possa desfrutar momentos de prazer.

 

25 – Closet do Casal – Visando a praticidade, a arquiteta Mariela Klann Fonteyne dividiu o Closet do Casal, de 14,40 m², em dois setores: feminino e masculino. O setor feminino ocupa a maior parte do ambiente e comporta cinco módulos de armário, com espaços para todos os itens do vestuário (cabideiro, prateleiras, gavetas e sapateiras). O setor masculino ocupa toda a parede oposta ao setor feminino, onde existe uma porta para o acesso ao banheiro do casal, o que permitiu comportar e módulos de armários também destinados aos vários itens de vestuário. Os armários são abertos (sem porta) e cada gaveta recebe adesivos nomeando o que está guardado ali. O destaque do ambiente é um móvel multiuso sobre rodinhas, que serve para guardar sapatos, sentar, arrumar malas e utilizar como pequena escada para o acesso aos lugares mais altos. Um grande espelho e uma cômoda bem iluminados compõem a decoração do espaço. A arquiteta optou por móveis com revestimento melamínico com textura de linho na cor cinza e pintura laqueada turquesa, além de utilizar papel de parede em tons de cinza, cortina em linho branco e cinza e piso em madeira clara, dando um ar de aconchego para o ambiente.

 

26 – Banho do Casal – Criada pela designer de interiores Ana Mitzakoff, a sala de Banho do Casal tem o mundo árabe como referência, trazendo seus conceitos para o mundo contemporâneo ocidental. Essas referências são destacadas na prateleira pintada com motivos árabes e na divisória do ambiente. O aspecto contemporâneo está presente na banheira de imersão, que é uma tendência mundial. A tecnologia também se mostra no espaço no assento sanitário inteligente, que tem comandos especiais, como o de temperatura (esquenta/esfria) e no chuveiro de cromoterapia, que também permite ao usuário regular a intensidade de saída da água, imitando, por exemplo, os pingos da chuva. O piso e o revestimento de porcelanato greek importados, com zero por cento de absorção de produtos, facilita a limpeza e não causa manchas no material, que imita pedra mineral. Os materiais predominantes são a madeira e o porcelanato, e as cores, neutras e naturais.

 

27 – Quarto de Brinquedos – Os arquitetos Julia Varon e Gustavo Sampaio partiram da ideia de que os brinquedos são bens de coleção e de design. O espaço foi pensado para um colecionador, que tem como principal necessidade a exposição e armazenagem desses objetos. Os profissionais optaram pela utilização de elementos comuns e de fácil acesso, porém, de grande valor decorativo e funcional. Um bom exemplo foi o uso dos engradados como estante e o ripado como “nova” forma de guardar brinquedos. Além disso, um urso de pelúcia também foi transformado em um abajur. Para dar uma sensação maior ao espaço de5,60 m², foi utilizado o contraste de uma cor forte com o branco, tanto na parede quanto no teto. As cores predominantes foram cinza, branco, verde turquesa e rosa.  Um móvel rosado serve de apoio para as peças de destaque e ele próprio é todo chanfrado, lembrando jogos de vídeo-game. O piso escolhido foi o vinílico, ecologicamente correto, e a iluminação foi feita com diversos pontos de luz, nos quais as lâmpadas balão ficam presas direto no soquete. Uma iluminação simples, barata e que cria uma atmosfera muito agradável.

 

28 – Varanda da Família – Seguindo o estilo colonial americano, as designers de interiores Eliane Ferrari Cardoso e Fernanda Catarine Gonçalves criaram neste espaço de40 m² uma área perfeita para o convívio da família e contemplação da paisagem, aproveitando ao máximo a localização privilegiada na casa – em frente a um maravilhoso jardim e à piscina. As cadeiras estilo Pavo Real, inspiradas nos pavões, são destaque no ambiente e consolidam a volta desse clássico às tendências atuais. Cores sóbrias, no pantone do verde, off white e preto, e os tecidos naturais como linho e algodão reforçam a ideia de requinte do local.  As profissionais transformaram a varanda em um espaço para integração, pequenas refeições e encontros na frente da lareira.

 

29 – Café Decor – A arquiteta Bárbara Di Mônaco e a designer de interiores Solange Tannuri transformaram o espaço comprido e estreito, características da antiga varanda da casa, em um aconchegante ambiente para os frequentadores do Café Decor. Um dos grandes destaques do ambiente é o forro do espaço, que foi inspirado no trabalho do arquiteto japonês Kengo Kuma, feito em uma abordagem onde a modulação na madeira de reflorestamento (pinus) é usada de forma transparente e sustentável. Os profissionais escolheram um piso de porcelanato com textura natural. Já nas paredes, a opção foi usar pastilhas de vidro formando uma composição orgânica na cor vermelha, trazendo para o ambiente uma tendência australiana. A parede também ganhou revestimento em espelho inclinado, focando a ampliação do ambiente. Para a iluminação, a escolha foi por spots com lâmpadas âmbar, acentuando o efeito da madeira, além de fita de LED para destacar o revestimento de vidro, lâmpadas Ballon como iluminação difusa e lâmpadas brancas focando a escultura branca de zinco do espaço.

 

30Piscina e Paisagismo – Uma piscina inovadora, com jogo de cores e iluminação em LED dando movimento e transformando o espaço em um local de convívio agradável e de fácil manutenção. Essa foi a proposta da arquiteta e designer de interiores Debora Leonardi e da paisagista Zucca Leonardi. Para isso, a piscina que já existia na casa foi revestida com pastilhas coloridas e recebeu uma paginação que proporciona movimento e contemporaneidade, com bordas que trazem elegância e piso atérmico e antiderrapante. No paisagismo, temperos formam canteiros, colorindo e dando aroma ao ambiente. Para completar, o uso de pedras, vasos e a vegetação existente dão mais harmonia ao local. Outro destaque foi o replantio da vegetação existente e o número de espécies utilizadas. Os móveis foram feitos artesanalmente, com alumínio e fibras em estilo contemporâneo, com tons predominantes em azul, verde e cinza. Segundo as profissionais, os ambientes foram projetados para a casa ter uma área externa mais aproveitável, com espaço de convívio, iluminação, elegância e contemporaneidade.

 

31 – Jardim do SPA – A arquiteta e paisagista Sabine Morel criou um caminho diferente composto por plataformas para que as pessoas cheguem até o spa, passando por um espelho d’água, um jato de água vindo do chão e um ponto de fogo, vindo uma lareira externa no meio do espelho d’água. Equipamentos e materiais foram escolhidos para despertar os sentidos do visitante, transformando o local em um ambiente acolhedor. Os materiais empregados (tijolo, pedras e madeira) foram escolhidos pensando nas diferentes sensações e contrastes, criando um clima natural e aconchegante. A profissional resgatou também os cobogós para dividir um ambiente sem fechá-lo visualmente, garantindo privacidade, mas deixando passar luz e ventilação. Para preencher o ambiente de cerca de120 m², cinco exemplares de arbustos podocarpus originários da casa, contrapondo com outras plantas, além de Pleomele reflexa e o Phormium tenax (Fórmio), e a novidade Lutiela, que é uma forração como o famoso pingo de ouro, mas de cor avermelhada. A iluminação é dada nos balanços dos pisos de uma plataforma para outra e pela vegetação. O ambiente termina com um deck feito em pinus tratado.

 

32 – Espaço Gourmet – Pensando em uma família que gosta de receber e ter amigos a sua volta, o arquiteto Aldomar Caprini e a designer de interiores Sueli Cardoso criaram um espaço amplo, atual e aconchegante. Seguindo o estilo contemporâneo, os profissionais criaram uma grande ilha de trabalho, feita em Cesarstone e com as portas em vidros acetinados. A bancada do espaço foi toda moldada no material sintético Cesarstone, assim como as cubas, escorredores e pequenos detalhes de apoio. O ambiente, de 80 m², tem iluminação indireta embutida e ganhou porcelanato nos pisos e paredes, sendo que nas paredes o material tem acabamento em relevo. Além do revestimento, uma grande foto assinada por Vera Ferro dá o acabamento ao local, que tem o laranja, marrom e tons suaves de bege como cores predominantes.  Pensando na sustentabilidade, os profissionais utilizaram madeira de demolição na área do lounge.

 

33 – Adega – Dois ambientes compõem a Adega criada pela arquiteta Aline Facanali, dividindo o espaço de 25 m²: um de armazenamento, no subsolo, e outro no térreo para degustação das bebidas. No subsolo, o espaço é climatizado, aconchegante, com capacidade para armazenar 2.000 garrafas de vinho. Já no térreo, foi criado um ambiente para degustação e convívio social, onde existem adegas climatizadas para armazenamento e consumo dos vinhos. A iluminação do local foi projetada para tornar o local mais acolhedor e sofisticado, tendo utilizado um plafon de cristal champanhe, além das arandelas. Já os móveis deste piso foram especialmente desenhados para o total apoio funcional do ambiente, sendo distribuídos de acordo com a centralidade do espaço e não com as paredes. O principal destaque é o duto de ventilação do subsolo que passa pelo térreo e foi inserido nos ambientes como elemento decorativo, mas as placas cimentícias para piso e revestimento de parede também chamam a atenção dos visitantes. Seguindo o estilo moderno, o ambiente concentra as cores madeira, preto, dourado e vinho, causando impacto e sofisticação. Para a decoração, a arquiteta, optou por quadros da artista plástica Maria Isabel.

 

34 – Loja Lúcia Freitas – Para esse espaço, a designer de interiores e engenheira civil Erica Terossi Arabicano apostou em cores claras e suaves para valorizar os objetos e peças de decoração expostos. Criado num estilo étnico e de luxo, o ambiente busca o conforto dos clientes, para que possam caminhar sem dificuldades e visualizar todas as peças com calma. O piso é de material e acabamento rústicos, a parede recebe revestimento de palha natural nas cores branco e dourado, o teto ganha papel de parede com textura de pelo de animal, o cobre dá a cor ao tapete, e muitos espelhos nos móveis multiplicam o espaço. O revestimento da parede, coordenado com o papel de parede no teto, é o grande destaque do espaço, que trabalha ainda com materiais e soluções sustentáveis, como as lâmpadas dicróicas e fitas de LED para iluminação, de baixa potência, e as estantes em MDF, que eliminam o uso da madeira.

 

35 – Lavabo dos Escritórios – As designers de interiores Lydia Bonini e Patrícia Magalhães tiveram como proposta criar, numa área de aproximadamente 4 m², mas de grande exibição, um ambiente charmoso e requintado, buscando na diferença de materiais e texturas uma combinação harmoniosa, criando assim um espaço agradável onde a circulação foi priorizada. Para isso, utilizaram a cor berinjela como ponto de partida, dando destaque ao restante do ambiente na cor branca. A bancada em mosaico de vidro na cor berinjela foi um trabalho artesanal, executado especialmente para o ambiente, no qual o vidro acompanha as curvas da bancada, dando um destaque especial e único à peça. Outro objeto que chama a atenção do visitante é o painel de madeira em formato irregular, que com a composição do espelho, forma uma esfera. Além de disfarçar a bacia sanitária, a peça se tornou um dos detalhes da decoração do ambiente, que ainda conta com obras de arte especialmente criadas pelo artista plástico Dennis Esteves. As profissionais inovaram ao utilizar em um ambiente fechado piso em pedra natural, o que normalmente é feito em ambientes externos, e ao revestir as paredes com cimentício incrustado com pastilhas de vidro.

 

36 – Escritório da Marchand – Os arquitetos e urbanistas Carlos Henrique Oliveira Nascimento e Renato Vieira Barbosa, participando pela 8ª vez da mostra, tiveram como proposta para o ambiente criar um espaço clássico e ao mesmo confortável, seguindo as últimas tendências de decoração. O grande destaque do escritório são as obras dos artistas plásticos Luis Roberto de Castro Rios e Adelina Rios, assim como a marcenaria no armário em fórmica branca, conforme a tendência mundial. A iluminação chama a atenção por seus detalhes em cristal e renda. Visando a praticidade e a modernidade, os profissionais escolheram pisos e papéis de parede vinílicos de última geração para revestir tanto o escritório quanto o banheiro anexo. Os mobiliários do espaço são em madeira e laca, que são destacados pela cor predominante bege do ambiente. Já os objetos de decoração, do próprio acervo dos expositores e colhidos em viagens, além das novidades das lojas parceiras, ganham cores vibrantes para se sobressaírem no ambiente.

 

37 – Escritório da Designer de Sapatos – Criado pelas designers de interiores Claudia Poltronieri e Maria Cecília Manini, o Escritório da Designer de Sapatos é um ambiente que transpira moda, por meio de cores, texturas, tecidos e estilos. A parede revestida em veludo em duas cores complementares (berinjela e mostarda) é, sem dúvida, o ponto alto  do ambiente, que segue as atuais tendências de decoração, assim como a pintura em concreto. Outro destaque é o luxuoso lustre em cristal. Para facilitar a visão dos clientes da designer de sapatos, as profissionais apostaram em prateleiras de vidro no centro de molduras, com iluminação focada nos sapatos, destacando os materiais usados na sua  confecção, além de revistas, livros de arte, entre outros utensílios usados pela designer. Para mostrar as criações, as profissionais apostaram em caixas de acrílico dispostas uma sobre a outra, em ângulos diferentes, formando duas colunas, uma mais alta e outra mais baixa. Seguindo o estilo contemporâneo, o ambiente tem o tom de cinza como predominante, ressaltado pelo uso do concreto.

 

38 – Varanda e Jardim – A proposta da designer de interiores Patrícia Godoi para a Varanda, de20 m², foi criar um espaço agradável que seja utilizado tanto como bar quanto atelier. Para decorar o ambiente foram escolhidas telas impressas em canvas e quadros com frases. Toda iluminação e luz indireta é feita somente com arandelas. Já no Jardim, de40 m², foram mantidos os tijolos aparentes da casa e as molduras que completam o estilo Provence. Para o paisagismo, a profissional, que participa pela quarta vez da mostra, optou por utilizar murtas, pedriscos e camélias. No piso, ladrilhos hidráulicos e piso de madeira multistrato. Destaque para as cores Fendi e preta.

 

39 – Home Office do Incorporador – Tendo em vista a realidade mundial de que hoje os profissionais de ponta acabam levando o trabalho para os momentos de lazer, os arquitetos e urbanistas Denise Dal Gallo Bertolini e Marcelo Bertolini projetaram o Home Office do Incorporador. O objetivo foi criar um ambiente agradável e descontraído para que o profissional possa complementar seu trabalho de forma confortável e integrada à vida familiar. Para garantir essa união, a sala é integrada ao espaço externo da casa por meio de porta articulada. O ambiente, de15,4 m² e em estilo contemporâneo, mistura diversos materiais, indo desde o rústico brasileiro, representado pelos ladrilhos decorados, cadeiras de palhinha e o pé da mesa feito com pedaço de árvore podada, até o imponente mármore italiano, a moderna tela de projeção feita em vidro e a iluminação contemporânea, que ganha viés de decoração através dos LEDs embutidos no mobiliário, pendentes e abajures. Com predominância das cores cinza e azul, os profissionais escolheram diversas fotografias para decorar o ambiente, inclusive algumas de acervo pessoal.

 

40 – Banheiros Públicos PNE – As arquitetas e urbanistas Fernanda Alessio e Tatiana Tannuri, que estreiam na mostra, utilizaram o espaço de25 m² para criar um espaço aconchegante e, ao mesmo tempo, refinado e usual. As cores neutras, predominantemente branco, cinza e preto, aliadas ao dourado, trouxeram um ar clássico ao projeto contemporâneo. A articulação de diferentes elementos, tais como  pedra, madeira, papel e vidro, associada a uma iluminação diferenciada, traz diferentes texturas ao ambiente, tornando-o acolhedor e harmonioso. O destaque é o pendente com detalhe em folha de ouro utilizado na iluminação.

 

41 – Nosotros Bar – Baseada nas tradicionais casas de drinks e tapas da Espanha, a proposta do arquiteto urbanista Otto Felix para o espaço é ser ousado, porém sofisticado. Vigas de madeira, cacos de pedra, estruturas metálicas e de gesso foram transformados em um charmoso e elegante bar de 140 m². O balcão, com 8 m de comprimento, é um dos destaques. Totalmente facetado, com diferentes angulações, o móvel cria uma composição diferenciada com a parede de fundo do bar, que por sua vez ganha uma estrutura metálica, revestida com gesso também multifacetado e recortado, formando uma escultura. Uma lareira e uma adega junto à parede de pedra também compõem o projeto, que conta ainda com um espaçoso lounge de sofás modulados, que criam quatro ambientes distintos para os visitantes. O conceito de arquitetura sustentável foi utilizado em todo o projeto, já que 100% dos materiais empregados na composição do ambiente serão reaproveitados.

 

42 – Espaço Altero – Para criar o Espaço Altero, dedicado à empresa que é uma das patrocinadoras másters da mostra, os arquitetos João Jannini e Cristina Sagarra capricharam na criatividade. A intenção foi criar um ambiente que despertasse sensações e surpresas aos visitantes para lembrarem da marca. Abusando do estilo moderno e com predominância das cores vermelha e preta, o local ganha vida com muita água, luz, vegetação e vidro. O destaque é o show de águas com os chuveiros Altero automatizados, com direito a luzes e feixes de águas diferentes. O ambiente, de50 m², ainda conta com um balcão escultural e uma iluminação diferenciada feita no teto, além de um back-light que utiliza um painel translúcido e outro transparente, proporcionando um jogo de profundidade.

 

43 – Espaço Mabe – Neste espaço dedicado ao patrocinador máster Grupo Mabe (eletrodomésticos), os arquitetos Adriano Stancati e Daniele Guardini Stancati mesclaram a loja com um ambiente de cozinha e jantar, dividindo assim os77 m² do espaço original. No espaço da loja, as marcas comercializadas pela Mabe foram setorizadas de maneira que cada uma tenha seu espaço diferenciado, incluindo três mini-cozinhas com linhas diferentes. Separada por uma mesa/pórtico de atendimento,  fica a cozinha gourmet. Nessa cozinha, uma parede de epóxi concentra todos os equipamentos embutidos e algumas portas e gavetas que,  pintadas com o mesmo acabamento, se camuflam à mesma. Um rasgo horizontal de canto reserva espaço para ervas e temperos, que ficam à mão na hora de preparar os pratos. Acima dessa parede, o revestimento da plaquetas de barro iluminadas por fachos de luz deixa o ambiente mais aconchegante. Na ilha gourmet,  a bancada de quartzo em tom chumbo abriga o cooktop e os dominós para barbecue e indução, todos, lançamentos, flat, que ficam faceando a pedra. A cuba, em grande formato, facilita o uso. No espaço da sala de jantar, duas  mesas quadradas acomodam até 12 pessoas. As bases, feitas de tronco de árvore, trazem a natureza ainda mais para dentro do  cotidiano. As  cadeiras medalhão enobrecem o clima, reforçado pela pintura prata envelhecida, e o tecido numa linha “missoni ispired”, complementa. Sobre as mesas, dois lustres em malha metálica e resina criam uma atmosfera de outono, parecendo folhas que caem no entardecer. Na parede ao fundo, uma grande estante, parte aberta e parte fechada, finaliza a decoração e ainda funciona como armário  para  todos os produtos e utensilios da cozinha gourmet.

 

44 – Brinquedoteca – Trazer as brincadeiras simples e lúdicas, como fantasiar e pintar, para o cotidiano das crianças foi a proposta da arquiteta e urbanista especializada em acessibilidade Mel Godoy ao criar a Brinquedoteca. O ambiente colorido, em tons fortes e primários, entre elas, azul, amarelo e vermelho, chama a atenção do visitante, entre outras coisas pelo palco montado para as crianças desenvolverem apresentações e assim trabalharem a fantasia. Buscando trabalhar a acessibilidade, a profissional usou materiais com pontas mais arredondadas, na altura adequada às crianças até oito anos. Os móveis em MDF são laqueados e coloridos. Para facilitar o dia a dia, o piso escolhido foi o vinílico, sendo que no palco a opção foi o decortiles. Com essa mistura, a profissional conseguiu misturar o moderno com as brincadeiras simples de antigamente, dando para as crianças uma brinquedoteca diferenciada no conceito de montagem e de utilização.

 

45 – Restaurante – Criar um ambiente que dialogasse com raízes brasileiras e referências cosmopolitas, autêntico, elegante e ousado. Essa foi a proposta do arquiteto Anderson Leite. Para isso, o profissional revisitou o estilo old school na combinação de cores, estampas, texturas com pequenas interferências e “descombinações”. Para aflorar a brasilidade, além dos vasos de cactos, a opção foi a estamparia sob encomenda baseada no artesanato indígena, transposto para uma linguagem contemporânea, limpa, geométrica e monocromática. Ao todo são 12 estampas exclusivas reproduzidas em tecidos italianos que revestem todas as cadeiras e poltronas do ambiente, além de almofadas, tapete, cortinas, papel de parede e cachepôs de madeira laqueada cortada a laser. Enfatizando a modernidade do ambiente, o arquiteto usou mármore turco no painel e na lareira. Uma coleção de arte pop contemporânea que brinca com as referências “gringas” de brasilidade, neon, um lustre exclusivo e uma combinação excêntrica de móveis de diferentes linhas, épocas e estilos complementam a ambientação. As cores preta e branca são predominantes em todas as peças, seja em estampas, mobiliários ou nas paredes revestidas com uma releitura geométrica da clássica estampa de pele de cobra ou nas linhas naturais do mármore.

 

46 – Lounge do Restaurante – Os arquitetos Leticia Telles Muzetti e Fábio de Almeida Muzetti buscaram a integração perfeita entre o lounge e o restaurante, criando uma área de eventos e descanso no ambiente. Para isso, os profissionais utilizaram o que há de mais moderno, inovador e tecnológico, fazendo o projeto em Steel Frame, uma estrutura de aço que permite agilidade na montagem e retenção de desperdícios na obra. O ambiente com mais de 80 m² tem como material predominante o aço estampado, que, além de trazer a beleza ao local, é resistente à ação do tempo e uma novidade no mercado. Participando pela décima vez da mostra, os arquitetos trouxeram para o espaço uma mistura interessante ao manter o piso original da casa e fazerem o projeto no estilo contemporâneo, com base nas cores branca, amarela e vermelha.

 

47 Alameda – A proposta da paisagista Gilda Maldonado foi criar um jardim de integração com a casa, no qual a família possa desfrutar de momentos de tranquilidade e contato com a natureza. A profissional procurou combinar  sustentabilidade e modernidade. Dentro dessa proposta ecológica, destaque para a utilização de energia solar, que alimenta postes e luminárias. As próprias luminárias são de aço inoxidável com lâmpadas de LED, proporcionando uma iluminação com baixo consumo de energia elétrica e vida útil longa. Destaque também para o piso de borracha reciclável, que é ergonômico, antiderrapante, drenante e com alta absorção de impacto. Além disso, o espaço se apropria de outros componentes que se relacionam, como o mobiliário de alta sofisticação e durabilidade: espreguiçadeiras de madeira com garantia de 100 anos, mesa de madeira Teka e cadeiras em fibra artesanal. Uma lareira ecológica complementa o espaço com um design moderno.

 

48 – Garagem – “A casa do homem é seu castelo, mas sua garagem é seu santuário”. Essa frase ilustra bem o projeto do arquiteto e designer de interiores Octavio Zillo Bosi, que criou uma “garagem living” na qual o dono da casa pode curtir o seu carro, ouvir suas músicas e assistir seus filmes preferidos. E para criar esse santuário, o profissional utilizou um gesso com textura no teto que remete a uma grande chapa de aço enferrujada suspensa, em aço corten. Outro destaque é o revestimento das paredes, feito à base de garrafas PET recicladas com pó de pedra, produto ecologicamente correto, mais resistente, à prova de pichações, que imita o mármore travertino. O piso em cerâmica hidráulica de alta resistência com estampa remete aos desenhos empregados nos belos revestimentos que decoravam os casarões e igrejas do início dos anos 1900. O ambiente é dividido entre a parte coberta, que é a garagem propriamente dita (57 m²) e o paisagismo (33 m²), tendo sido utilizada uma inusitada mistura do marrom com tons de azul e cinza. A iluminação é toda indireta, com LEDs dimerizados, proporcionando conforto visual ao utilizar a tela de projeção (TV). O paisagismo recebeu iluminação âmbar. O ambiente segue o estilo clássico chique, que acompanha as características originais da casa, com um toque contemporâneo e despojado. Para decorar o espaço, um aparador de 4,5 metros de comprimento em madeira maciça de reflorestamento e telas de artistas brasileiros contemporâneos.

Deixe um comentário