DestaquesNotícias

A medicina dos cuidados integrados proporciona a melhora na qualidade de vida

Compartilhar

Tratamento associa cuidados com o corpo e com a mente

Dr. Manoel Carlos Castanho, cardiologista do Spa Sorocaba, explica que os cuidados integrados ajudam o indivíduo a ter consciência do próprio corpo. “Eles são resultado de tendências atuais da medicina moderna e compreendem cuidados não só com o corpo, mas também com a mente. Dessa forma, englobam avaliação médica, educação alimentar e atividade física adequada, fazendo com que haja uma consciência de que é possível cuidar de si para ter mais e melhores anos de vida”.

Ainda há uma visão distorcida de que spas são locais apenas para emagrecimento. Hoje, sabe-se que estes ambientes vão muito além do foco na perda de peso. Os spas oferecem diversas possibilidades, desde um simples final de semana para relaxar e sair da rotina, até tratamentos para estresse, tabagismo, pós-operatório, entre outros. Um dos grandes diferenciais oferecidos neste espaço, por exemplo, é o cuidado integrado, que vê e trata o corpo como um todo.

Hóspede caminha no Spa Sorocaba – (foto: Álvaro Jr.)

O grande diferencial de estar em um spa e receber estes cuidados, destaca Dr. Castanho, é que o tratamento associa várias especialidades médicas, ou seja, possibilita ao indivíduo reservar um tempo para se cuidar de forma integral. “Para se ter uma ideia, assim que um hóspede chega no Spa Sorocaba, ele passa por uma avaliação completa, com endocrinologista, cardiologista, nutricionista, psicóloga e educador físico, para que tanto a alimentação, como os tratamentos e os exercícios sejam específicos para aquele hóspede, prevendo possíveis complicações e tratando problemas já diagnosticados. Ou seja, é um atendimento personalizado, baseado na avaliação de diferentes especialidades, mas que visam o mesmo resultado”.

Outro benefício apontado por Dr. Castanho é o fato de várias doenças estarem associadas a uma determinada patologia. “Como exemplo, temos a obesidade que está associada a diabetes, hipertensão, câncer, dislipidemia, varizes, problemas de pele, stress, depressão, etc. Por isso, se não visualizarmos o problema de forma global, então o tratamento não surtirá efeito”, afirma o cardiologista.

Assim, agregando as especialidades médicas de forma que elas se voltem para o problema, os resultados sempre serão os melhores possíveis, proporcionando qualidade e quantidade de vida em todos os sentidos.

Sobre o Spa Sorocaba
Sob a direção clínica do Dr. Manoel Carlos Beldi Castanho, o Spa Sorocaba é um dos mais conceituados spas médicos do Brasil. Eleito em 2008 como o Melhor Spa do país (segundo a Revista Viagem e Turismo), sua filosofia concentra-se em três pilares básicos: promoção da saúde, reeducação alimentar e prática regular da atividade física. O Spa atende desde pessoas que querem relaxar e descansar, até aquelas que desejam tratamento para obesidade, tabagismo, sobrepeso, controle de estresse, pós-operatório, entre outros. A equipe multidisciplinar do Spa Sorocaba trabalha com cuidados integrados, ou seja, o hóspede tem à disposição atendimentos e consultas com cardiologista, endocrinologista, clínico-geral, nutricionista, fisioterapeuta, cirurgião-plástico, psicólogo e educador físico. A principal missão é promover a saúde física, mental e social, melhorando a quantidade e qualidade de vida. Para saber mais, acesse: www.spasorocaba.com.br

Deixe um comentário