Cultura

Mostra de obras de arte de Thomaz Perina será realizada de 14 de novembro a 20 de dezembro

Compartilhar

Durante a exposição, aberta ao público de 14 de novembro a 20 de dezembro 2013, de segunda a sexta, das 14h às 18h, o visitante poderá apreciar varios trabalhos originais de Thomaz Perina. A mostra será uma retrospectiva da carreira do artista desde a década de 1940 até 2009, composta por aproximadamente 15 obras em diferentes técnicas, como guache e pastel. As visitas à sede do Polo Arqdec Interior (Rua Odila Maia Rocha Brito, 169, Nova Campinas) poderão ser agendadas gratuitamente pelo telefone (19) 3255-4992.

Duas das peças do acervo do Instituto Thomaz Perina (ITP), em Campinas, SP passam a integrar, oficialmente, a partir deste mês (novembro), a Coleção FEMSA, com sede no México, uma das mais importantes da atualidade, composta por mais de mil obras entre pinturas, esculturas, fotografias, gráficas, instalações e vídeos, que traduzem a riqueza da arte latino-americana do século XX e expressam a chegada do século XXI sob a ótica dos criadores contemporâneos. O óleo sobre tela Paisagem de 1955 e a látex sobre tela Paisagem de 2008, doados pelo ITP, retratam dois momentos da trajetória artística de Perina e exemplificam o processo criativo do artista durante quase seis décadas de intensa pesquisa e trabalho em busca da síntese da paisagem, nome que deu aos seus trabalhos a partir da década de 1950.

“Paisagem 1995”
“Paisagem 2008”

O presidente do Instituto Thomaz Perina, Augusto Cesar Parada, explica que no primeiro semestre de 2012, durante a exposição Zoom Latino-americano – Coleção de Arte FEMSA, em Campinas, a tela Paisagem de 2008foi escolhida, em homenagem à cidade, para fazer parte da mostra e posteriormente decidiu-se pela doação das obras para que este artista passasse a ter presença na renomada coleção.

A inclusão destes trabalhos na Coleção FEMSA vem ao encontro do legado deixado pelo artista – a democratização das artes – conceito aplicado em todas as ações realizadas pelo Instituto Thomaz Perina. A doação será marcada por um evento cultural, a ser realizado na sede do Polo Arqdec Interior, no dia 13 de novembro, quando réplicas das duas telas serão expostas neste local. Na oportunidade será firmada também a parceria entre o Instituto Thomaz Perina e o Polo, para a realização de ações, programas e projetos culturais.

Thomaz Perina (foto: divulgação)

 

 

Deixe um comentário