Cultura

Artista plástico representante da Optical Art expõe em Campinas pela primeira vez

Compartilhar

Duda Rosa abre a mostra Entre-linhas dia 13 de março, na sede do Polo Arqdec Interior

Multidimensionais, provocativas, pulsantes, interativas. Assim são as obras do artista paulistano Duda Rosa, legítimo representante do movimento artístico Optical Art (Op Art), que inaugura dia 14 de março na sede do polo Arqdec Interior, em Campinas, a mostra Entre-Linhas, reunindo trabalhos feitos em camadas de metacrilato minuciosamente montadas e emolduradas, resultando em um efeito de ilusões ópticas quase que hipnóticas. As 12 obras cinéticas selecionadas integram a série Movimetria e serão apresentadas em dimensões que variam de 70 x 70 cm até 1,5 x 1,5 m. A exposição – a primeira do artista em Campinas, onde acaba de fixar residência e inaugurar seu ateliê – segue aberta ao público até 28 de março, com entrada franca.

As obras de Duda Rosa traduzem a essência da estética do movimento. Com a segurança adquirida em quase três décadas de trabalho, o artista possui sensibilidade aguçada que permite inspirar-se nas mais diversas fontes, como elementos da natureza, do universo urbano e da arquitetura para criar suas composições, ora coloridas, ora em preto e branco.

Retas, curvas, paralelas… As mais variadas formas geométricas surgem meticulosamente coordenadas nos trabalhos de Duda Rosa, de forma a transmitir a impressão de perspectiva, profundidade e movimento. “Alguns temas são preciosos para a concepção do meu trabalho, como a observação do cotidiano, a busca pelo volume, a dinâmica do movimento e a provocação da perspectiva da tridimensionalidade”, explica o artista.

As imagens parecem em constante vibração e em total sinergia com a atualidade – dinâmica, inquieta, vigorosa. Para Duda Rosa, na presença da obra, o espectador se posiciona diante de uma “porta aberta” por onde ele pode passar e interagir, colaborando para a construção de uma experiência sensorial e única.

Duda Rosa é um dos mais expressivos representantes brasileiros da Op Art, movimento artístico originado na década de 1960, que tem por objetivo dar a impressão de movimento às obras de arte por meio da combinação de figuras geométricas. Sua carreira teve início no final da década de 80 nas artes gráficas e foi num crescente que ocorreu a migração de suas atividades como designer de objetos, responsável por desenvolvimento de produtos, para expoente da arte cinética e expert na Fine-Art, alçado ao patamar de outros nomes importantes como os venezuelanos Cruz-Dies e Jesus Soto e o brasileiro Abraham Palatnik.

O artista acumula participações em dezenas de mostras, feiras de arte, produções culturais e exposições no Brasil e no exterior, como a realizada em 2010, noSalon de La Société Nationale des Beaux-Arts, no Carrousel Du Louvre, em Paris, na França, onde foi premiado com o Prix Spécial da SNBA.

Sua trajetória artística recentemente foi exaltada por um dos mais respeitados artistas plásticos brasileiros, Antonio Peticov: “… um jovem artista que, oriundo e cansado do mundo exato e geralmente estéreo da publicidade, estava desenvolvendo um interessante trabalho experimental ligado às possibilidades de expansão da experiência visual proporcionada por uma obra de arte que, mesmo confinada nos limites retangulares de um “quadro”, provocavam no observador uma sutil, porém altamente gratificante sensação cinética de encontro com uma multidimensionalidade geralmente procurada, mas raramente encontrada, na maioria dos trabalhos de grandes mestres dessa área diretamente relacionada tanto com a retina como com os nossos processos de cognição mental…”.

Serviço:
Exposição Entre-Linhas – Duda Rosa
Local: Polo Arqdec Interior. Rua Odila Maia Rocha Brito, 169, Nova Campinas, Campinas, SP
Data: de 14 a 28 de março, das 14h às 18h (seg. a sexta)
Preço: entrada franca mediante agendamento pelo telefone 19. 3255.4992

Deixe um comentário