Notícias

Unicamp realiza V Congresso de Ciência do Desporto e o IV Simpósio Internacional de Ciência do Desporto

Compartilhar

A Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp, por meio do seu Departamento de Ciências do Esporte (DCE), promoverá de 2 a 4 de abril o V Congresso de Ciência do Desporto e o IV Simpósio Internacional de Ciência do Desporto.

Os eventos, voltados a educadores físicos, estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais da área da saúde e jornalistas esportivos, entre outros, serão realizados no Centro de Convenções da Universidade. “Queremos promover o diálogo e compartilhar experiências entre profissionais do meio científico, principalmente neste momento que antecede a realização de dois grandes eventos esportivos [Copa e Olimpíadas] no Brasil”, afirma a professora Mara Patrícia Traina Chacon Mikahil, integrante da Comissão Científica.

De acordo com a docente, o congresso e o simpósio contemplarão uma série de atividades, como conferências, mesas-redondas e apresentação e trabalhos. Ela destaca a participação de convidados internacionais, vinculados a importantes instituições, como York University (Canadá), Universidade do Porto (Portugal), Edith Cowan University (Austrália), Universidade de Coimbra (Portugal), Loughborough University (Inglaterra) e Universidade de Buenos Aires (Argentina).

Além de promover uma reflexão aprofundada em torno das questões que envolvem a organização da Copa e das Olimpíadas no país, acrescenta a professora Mara Patrícia, os eventos também discutirão a contribuição que a Unicamp tem dado ao esporte nacional, por meio das suas pesquisas. A Universidade colabora historicamente, por exemplo, com o desporto paraolímpico, seja no que se refere à preparação dos atletas, seja na formação de recursos humanos qualificados que atuam nas áreas de treinamento e gestão.
“Nossos professoras dos departamentos de Estudos da Atividade Física Adaptada e de Ciência do Esporte têm feito um ótimo trabalho em colaboração com o Comitê Paralímpico Brasileiro”, diz a professora Mara Patrícia.

Deixe um comentário