Cultura

Abertura do CIDADE OCUPADA promove teatro aéreo, cardápio de dança e orquestra popular

Compartilhar

Atividades gratuitas são apresentadas na próxima terça, dia 4/11, a partir das 18h

Com abertura na próxima terça-feira, dia 4 de novembro, o projeto Cidade Ocupada começa com três apresentações artísticas gratuitas somente em seu primeiro dia. Às 18h, o Grupo Ares, de São Paulo (SP), usa a fachada da Estação Cultura como palco vertical para o espetáculo Tempo Ausente; um pouco mais tarde, às 19h, é a vez da Liga da Dança Dura, também de São Paulo (SP), promover a performance Cardápio de Dança, em que o público participante escolhe ingredientes e modos de preparo e saboreia uma intervenção deliciosa de dança improvisada; e para encerrar a terça, a banda da Corporação Musical dos Homens de Cor, grupo tradicional da história musical de Campinas, apresenta um repertório instrumental de música brasileira a partir das 20h30, no Galpão Multiuso do Sesc. Todas as atividades são gratuitas.

O projeto Cidade Ocupada propõe uma ruptura no cotidiano apressado da cidade por meio da arte. Durante os 12 dias do projeto, o estresse e o mau humor da vida na metrópole, que quase sempre ocupam o tempo e a saúde da população, são substituídos por teatro, cinema, dança, música, performance, fotografia etc., numa maratona de apresentações e processos artísticos. A arte será levada para locais inusitados, aproximando-se do cotidiano da metrópole, com o objetivo de desmistificar a ideia de que ela se encontra em um altar acessível apenas a uma parcela da população.

Com mais de 50 atividades gratuitas, promovidas por 200 artistas que ocupam 20 espaços públicos de Campinas, o projeto Cidade Ocupada é uma realização do Sesc Campinas com apoio da Prefeitura Municipal de Campinas, EPTV e Sindicato do Comércio Varejista de Campinas – Sindivarejista. Confira a seguir a programação de abertura do projeto:

:: TEMPO AUSENTE :: espetáculo :: teatro/ dança/ circo

Com Grupo Ares, de São Paulo (SP) e Grupo Pedra Branca, de São Paulo (SP). Classificação indicativa: livre.

De que lhe adianta ter asas se você não pode sentir o vento? Inspirado na lenda urbana do anjo que “cai” por decidir virar humano e viver sua história de amor, “Tempo Ausente” é um espetáculo vertical que questiona nossos limites e imaginação. Quando o sol se põe, anjos empoleiram-se nos prédios para assistir às venturas e desventuras terrenas. Em um desses fins de tarde, um dos anjos se apaixona por uma trapezista e decide se tornar humano para viver ao seu lado.

Data: Dia 4 de novembro, terça, às 18h.
Local: Estação Cultura (Praça Marechal Floriano Peixoto, s/nº, Centro).
GRÁTIS

:: CARDÁPIO DE DANÇA :: intervenção de dança

Com a Liga da Dança Dura, de Santo André (SP). Classificação indicativa: livre.

Por meio de um cardápio escrito numa lousa, dançarinos oferecem opções de ingredientes e modos de preparo. O público escolhe a combinação do prato e como quer que ele seja feito. E assim, o trio improvisa a partir das sensações que as palavras despertam e das qualidades de movimento escolhidas.

Data: Dia 4 de novembro, terça, às 19h30.
Local: Galpão Multiuso do Sesc.
GRÁTIS

:: REINCOPORAÇÃO MUSICAL DOS HOMENS DE COR :: música

Com Lívio Tragtenberg e Banda da Corporação Musical dos Homens de Cor (Campinas/SP). Classificação indicativa: livre.

A reunião entre o músico e compositor Lívio Tragtenberg e a Banda da Corporação dos Homens de Cor tem o objetivo de reafirmar a importância histórica da Corporação, revitalizando suas atividades e apoiando na recuperação de partituras, reconfiguração do repertório tradicional, além de promover ações que a façam dialogar com a cena cultural campineira de hoje.

Datas: Dia 4 de novembro, terça, às 20h30 (Galpão Multiuso do Sesc), dia 15, sábado, às 11h (Estátua da Mãe Preta – Em frente à Igreja São Benedito – Rua Cônego Cipião, 772, Centro) e dia 16, domingo, às 17h30 (Galpão Multiuso do Sesc).
GRÁTIS

Tempo-Ausente---teatro-dança-circo2---foto-divulgação

SERVIÇO:

Projeto CIDADE OCUPADA
Data: de 4 a 16 de novembro.
Local: Em vários espaços de Campinas.
Programação GRATUITA.
As atividades externas estão sujeitas a mudanças e cancelamentos em caso de chuva.

Deixe um comentário