Cultura

Espetáculo “O Sucesso a Qualquer Preço” chega a Campinas em maio para pré-estreia nacional‏

Compartilhar

Peça de David Mamet tem direção do campineiro Alexandre Reinecke e será apresentada no Teatro Brasil Kirin. Com Norival Rizzo, Marco Pigossi e grande elenco

A peça “O Sucesso a Qualquer Preço”, obra de David Mamet, chega a Campinas para sua pré-estreia nacional no mês de maio, nos dias 8, 9 e 10, no Teatro Brasil Kirin. Com direção do campineiro Alexandre Reinecke, a comédia-dramática discute o limite do homem para alcançar o sucesso e manter seu emprego. Após a sessão do dia 9, haverá um bate-papo da série Encontros Vivo EnCena, com a participação do elenco com o público e mediação de Expedito Araujo, curador artístico do projeto.O espetáculo faz parte do projeto cultural Vivo EnCena, com patrocínio da Vivo e Porto Seguro. A produção local é da BR Produtora.

sucesso-a-qualquer-preco-joao-caldas

Considerada uma das principais obras de David Mamet, esta peça recebeu o prêmio Pulitzer de Teatro em 1984 e teve uma adaptação para o cinema, em 1992, com grandes nomes no elenco, como Al Pacino, Jack Lemmon, Alec Baldwin, Kevin Spacey e Ed Harris. Em 2012, Al Pacino montou a peça na Broadway, onde viveu o personagem que no filme fora interpretado por Jack Lemmon, com enorme sucesso de público e crítica.

A peça tem direção do campineiro Alexandre Reinecke, um dos diretores mais atuantes nos palcos paulistanos e considerado pela revista Veja São Paulo como “O Rei da Comédia”. Com 40 peças dirigidas, Reinecke consolidou sua carreira de diretor em 2000, quando foi assistente de direção de Paulo Autran, na peça “Dia das Mães”. Desde então dirigiu peças dos mais variados gêneros, entre elas, as comédias “Quarta-Feira, Sem falta, Lá em Casa”, “Senhoras e Senhores”, “Sua Excelência o Candidato”, “Arsênico e Alfazema” (Arsenic and Old Lace), “Os 39 Degraus”, “Adultérios” e a comédia francesa “Toc Toc” um dos maiores sucessos da temporada paulista, há mais de seis anos em cartaz.

Na trama, os tempos estão difíceis e as vendas em baixa para os corretores de imóveis Shelley Levene (Norival Rizzo), Ricky Roma (Marco Pigossi), Dave Moss (Renato Caldas) e George Aaronow (Marcos Daud). Eles são fortemente pressionados pelo arrogante John Williamson (André Garolli), que agora chefia a equipe de corretores imobiliários e promove um torneio entre os integrantes, onde a premiação será um Cadillac Eldorado para o melhor vendedor. Um conjunto de seis facas para churrasco, para o 2° colocado. E o 3º prêmio é “o olho da rua”, pois não há ali lugar para fracassados. A disputa pelas “fichas quentes”, onde estão os cadastros dos melhores compradores, é acirrada e motivo de brigas e tramas na empresa, mas o roubo destas e a investigação, coloca sob suspeita todos os funcionários, o que eleva ainda mais o grau de tensão no ambiente de trabalho.

Ambientada na Nova York de 1970, o espetáculo discute até onde pode o homem ir para alcançar o sucesso e manter seu emprego, seja corrompendo, roubando ou mesmo, ludibriando pessoas simples e ingênuas.

Uma peça extremamente atual, que mistura tensão, drama, comédia e suspense de maneira contundente e direta, características da maior parte das peças deste que é um dos principais dramaturgos contemporâneo, considerado o “macho man” da dramaturgia americana.

Encontros Vivo EnCena

Após a apresentação do dia 9 de maio, acontece mais uma edição da série “Encontros Vivo EnCena” em Campinas, que conta com a participação do elenco do espetáculo a partir do tema “Teatro e Transformação”, com mediação de Expedito Araujo, curador artístico do projeto.

Como uma ação cultural integrada, gratuita e exclusiva, com o tema “Teatro e Transformação”, pretende envolver o público para realizar trocas de experiências a partir de temas do espetáculo. O objetivo é a discussão entre criadores e público a partir de um espetáculo que retrata obsessão por manipulações e opressões em uma sociedade que caracteriza nossa realidade desde os tempos mais remotos. Baseado nas relações inerentes do fazer teatral irá proporcionar maior reflexão sobre o lugar de respeito e do afeto a individualidade, assim como promover esclarecimentos para boas práticas em confronto com as tendências que a peça teatral apresenta.

Sobre o Projeto Cultural Vivo EnCena

O Vivo EnCena é uma iniciativa da Vivo que estimula o intercâmbio de projetos de artes cênicas com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do país e da sociedade como um todo. O teatro é pensado além do espetáculo, sendo estabelecida uma rede de ações de formação de plateia, inclusão cultural e desenvolvimento profissional, compartilhando histórias inspiradoras, conceitos inovadores e ideias transformadoras no âmbito da cultura. O Vivo EnCena é realizado há dez anos e está presente em 20 estados de todo o país, além de realizar ações próprias e a curadoria do Teatro Vivo, situado na capital paulista.

Ficha Técnica:
Texto: David Mamet
Direção: Alexandre Reinecke
Tradução: Marcos Daud
Assistente de direção: Joanah Rosa
Elenco: Norival Rizzo, Marco Pigossi, Andre Garolli, Renato Caldas, Marcos Daud, Didio Perini e Alexandre Freitas
Cenografia: Fabio Namatame
Designer de Luz: Fran Barros
Figurino: Fabio Namatame
Assistente de Figurino: Juliano Lopes
Trilha Original: Daniel Maia
Fotos: João Caldas
Projeto Gráfico: Estação Design
Administração Financeira: Thiago Oliveira
Administração Geral: André Mello
Produção Executiva: Carmem Oliveira
Realização: Ricca Produções Artísticas e Reinecke Produções Culturais

Serviço
Espetáculo “O Sucesso a Qualquer Preço”
Local: Teatro Brasil Kirin – Shopping Center Iguatemi Campinas – End. Av. Iguatemi, 777, Vila Brandina (3º piso) – Campinas
Data: 8, 9 e 10 de maio (sexta, sábado e domingo)
Horário: 21h (sexta e sábado) e 19h (domingo)
Valor: R$ 70 (inteira) e R$ 35 (meia-entrada) – (Clientes Vivo Valoriza e Porto Seguro têm 50% de desconto com direito ao mesmo desconto para 01 acompanhante)
Bilheteria: de terça-feira a sábado, das 13h às 21h, e domingos das 12h às 20h, ou pelo site ingresso.com.br
Duração: 1h20
Classificação etária: 12 anos
Informações: (19) 3294-3166

Deixe um comentário