Notícias

Museu Universitário expõe a Campinas do passado e do futuro

Compartilhar

Maquetes e fotos compõem a exposição “Campinas: a cidade das andorinhas e a cidade do vir a ser”

O Museu Universitário da PUC-Campinas promove no dia 21 de maio (quinta-feira), das 17h às 19h, o vernissage e abertura oficial da exposição “Campinas: a cidade das andorinhas e a cidade do vir a ser”.
A exposição faz parte da programação da Semana Acadêmica de História da PUC-Campinas e da 13ª Semana Nacional de Museus.
“Campinas: a cidade das andorinhas e a cidade do vir a ser” é composta por maquetes, expostas em parceria com o Museu da Cidade e o Museu do Café, fotos antigas e atuais da cidade de Campinas. As fotos da Campinas de hoje foram produzidas pelo fotógrafo do Departamento de Comunicação Social da Universidade, Álvaro Jr..

De acordo com a Coordenadora do Museu Universitário da PUC-Campinas, Profa. Dra. Janaina Valéria Pinto Camilo a exposição é contemplativa e reflexiva sobre o futuro da metrópole. “O grande questionamento é para onde caminha esta cidade”, fundamenta.
A Semana Nacional de Museus é uma das ações da Política Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), que tem como propósito mobilizar os museus brasileiros a partir de um esforço de alinhamento de suas programações em torno de um mesmo tema, proporcionando à sociedade uma semana com várias opções de programação na área museológica.

A escolha do tema é feita pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) para o Dia Internacional dos Museus, 18 de maio. Segundo o ICOM, o tema para este ano, “Museus para uma sociedade sustentável”, visa reconhecer o papel dos museus e despertar no seu público a necessidade de uma “sociedade menos consumista, mais solidária e que aproveite os recursos de uma maneira mais respeitosa”.
O Museu Universitário da PUC-Campinas está localizado no Campus Central, localizado na Rua Marechal Deodoro, n° 1099, no Centro de Campinas.A entrada é gratuita.

estatua-momento-tumulo-carlos-gomes-photo-by-AlvaroJr-baixa
Serviço:
Exposição “Campinas: a cidade das andorinhas e a cidade do vir a ser”
Data: 21 de maio de 2015
Horário: 17h às 19h
Local: Museu Universitário da PUC-Campinas – Campus Central – Rua Marechal Deodoro, n° 1099, Campinas/SP
Entrada gratuita

Deixe um comentário