Teatro SESI Campinas-Amoreiras apresenta mostra de cinema francês

Compartilhar

De 3 a 25 de junho, o público poderá conferir quatro filmes da cinematografia contemporânea francesa. A entrada é gratuita.

De 3 a 25 de junho, o SESI Campinas-Amoreiras promove a mostra “Cine SESI-SP no Mundo: Novos Clássicos do Cinema Francês”. As sessões serão realizadas em 30 municípios do Estado de São Paulo – com entrada gratuita. A seleção dá continuidade às exibições realizadas em 2014 na mostra “Cine SESI-SP no Mundo: Cinema Francês, dos Primórdios aos Nossos Dias”.

A iniciativa é fruto da parceria entre o SESI-SP e a Cinemateca da Embaixada da França no Brasil, com apoio do Institut Français, e reúne quatro filmes emblemáticos do cinema francês dos últimos 20 anos – entre os quais o Bom Trabalho, dirigido por Claire Denis e vencedor do César 2001 na categoria Melhor Fotografia. O longa-metragem, que consagrou a cineasta internacionalmente, tem uma proposta estética que mescla balé com cinema por meio de belíssimas imagens justapostas.

“Selecionamos produções de grande sucesso na França, dirigidas por importantes nomes. São filmes que abordam conflitos pessoais, familiares, políticos, sociais e religiosos e a forma como as pessoas lidam com eles”, afirma Diana Vaz, analista de projetos culturais do SESI-SP. Segundo ela, as obras estimulam uma reflexão sobre a convivência e a coexistência dos indivíduos na sociedade – com suas diferenças, anseios, contradições, talentos e fraquezas.

Com uma cuidadosa curadoria, Cine SESI-SP no Mundo: Novos Clássicos do Cinema Francês é uma grande oportunidade para o espectador paulista apreciar parte da rica cinematografia contemporânea francesa.

lesquive3

Programação Cine SESI-SP no Mundo: Novos Clássicos do Cinema Francês

A Esquiva | L’Esquive
3 de junho, quarta, às 20h

França, 2003, exibição digital, colorido, legendado em português
Comédia Dramática, 117 minutos
Direção: Abdellatif Kechiche | Elenco: Osman Elkharraz, Sabrina Ouazani e Sara Forestier
12 – Não recomendado para menores de 12 anos
Em um conjunto habitacional no subúrbio parisiense, um anjo passa declamando apaixonadamente versos da peça Le Jeu de l’Amour et du Hasard. É Lydia, embalada por Pierre Marivaux (1688-1763) e às voltas com os ensaios do espetáculo a ser montado por sua turma de sala de aula para as festividades da escola. Já Abdelkrim, apelidado de Krimo, que se arrasta levando seu tédio pelas quebradas suburbanas, descobre repentinamente o amor por Lydia, sua colega de sala. No entanto, ele não é expansivo, então, como se declarar à garota? Uma solução se impõe: corromper seu amigo Rachid, parceiro de cena de Lydia, para obter o papel de Arlequim. O que Krimo não ousa dizer, Marivaux o fará em seu lugar! Mas a astuciosa manobra torna-se uma verdadeira odisseia para ele, que fica apavorado com a amplitude do texto e as exigências implacáveis de sua professora de francês. Kim encontrará as palavras a serem ditas antes que o boato, as ciumeiras e as inimizades não se metam em seu caminho?

Até já | À Tout de Suite
11 de junho, quinta, às 20h

França, 2004, exibição digital, preto e branco, legendado em português
Drama, 95 minutos
Direção: Benoît Jacquot | Elenco: Isild Le Besco, Nicolas Duvauchelle e Ouassini Embarek
16 – Não recomendado para menores de 16 anos
Ao desligar o telefone depois de um até já do namorado, ela sabe muito bem, sem saber ainda aquilo que ela nem imagina: a pessoa que ela ama, esse príncipe de parte alguma, é um bandido – e ele acaba de cometer um assalto: há mortos. O ano é 1970, ela tem 19 anos e, como num sonho acordado, salta do espaço restrito do apartamento paterno – de longos corredores, num belo bairro – e mergulha numa geografia fugitiva, da Espanha para o Marrocos e a Grécia, passando de uma vida de garota normal para a que ela escolheu, com suas delícias e consequências.

Bom Trabalho | Beau Travail
18 de junho, quinta, às 20h

França, 1999, exibição digital, colorido, legendado em português
Drama, 93 minutos
Direção: Claire Denis | Elenco: Denis Lavant, Grégoire Colin, Michel Subor e Nicolas Duvauchelle
Vencedor do César 2001 na categoria Melhor Fotografia
14 – Não recomendado para menores de 14 anos
O ex-suboficial Galoup se lembra dos tempos felizes vividos na Légion Étrangère, de sua vida muito bem orquestrada com sua tropa de homens radicada no golfo de Djibouti, travando guerra e consertando estradas. No entanto, o que ele perdeu de verdade foi o comando do grupo de jovens soldados, por não querer dividi-lo com ninguém. O filme é um passeio coreográfico pelo campo de treinamento da Legião Estrangeira Francesa, no nordeste da costa africana. As imagens mostram o universo repressor e os conflituosos sentimentos do sargento Galoup.

Duas Senhoras | Dans la Vie
25 de junho, quinta, às 20h

França, 2007, exibição digital, colorido, legendado em português
Comédia Dramática, 73 minutos
Direção: Philippe Faucon | Elenco: Houria Belhadji, Sabrina Ben Abdallah e Mohamed Chabane-Chaouche
12 – Não recomendado para menores de 12 anos
O filme tem como pano de fundo a França de hoje. Sélima é uma jovem enfermeira árabe que, cansada dos comentários racistas que ouve diariamente, resolve trabalhar como enfermeira particular de Esther, uma judia idosa.

Serviço
Mostra Cine SESI-SP no Mundo: Novos Clássicos do Cinema Francês
Período: De 3 a 25 de junho de 2015
Local: Teatro do SESI Campinas (Amoreiras) – Av. das Amoreiras, 450 – Parque Itália – Campinas/SP
AVCB: 1009666 | Alvará: 3399/2015
Mais informações: (19) 3772-4100
Entrada gratuita

Deixe uma resposta