Cultura

Campinas recebe o espetáculo de dança “Okiиosmóv – Um ballet nada яusso” do Núcleo Luz

Compartilhar

Depois do sucesso da estreia na cidade de São Paulo, o Núcleo Luz apresenta, nos dias 4 e 5 de junho, às 20h30, o espetáculo de dança “Okiиosmóv – Um ballet nada яusso”, de Chris Belluomini, no Teatro Castro Mendes, em Campinas. Além da dança, a produção integra outras linguagens como teatro e canto. O Núcleo Luz é um projeto artístico-pedagógico do Programa Fábricas de Cultura, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. A entrada é gratuita.

Okinosmov-7573-(Pamella-Gachido)

Okiиosmóv teve seu processo de pesquisa e criação iniciado em agosto de 2014. É resultado do trabalho desenvolvido com os aprendizes do Ciclo II, programa de formação do Núcleo Luz. No espetáculo, o balé clássico, a dança moderna, as danças urbanas dialogam e convivem com o mesmo propósito, o de comunicar. O nome é uma brincadeira, mas que tem um significado sério. Revela nas entrelinhas o acolhimento das múltiplas formas de expressão que compõe o corpo dentro do cenário atual.

Com o centro da dramaturgia baseado no risco e na incerteza que acompanham o que nos move na vida, o espetáculo deixa mais perguntas do que respostas. O que nos movimenta e o que nos paralisa? Essa e outras inquietações humanas estão contidas na construção dramatúrgica, que tem como principal instrumento de comunicação a linguagem da dança contemporânea.

O que é – Núcleo Luz

Criado em 2007, o Núcleo Luz é um projeto que dá a oportunidade a jovens (entre 14 e 26 anos) de famílias de baixa renda, de vivenciarem a dança de forma mais aprofundada. O projeto amplia o universo cultural dos jovens por meio do ensino de diferentes técnicas de dança, da criação de espetáculos, do desenvolvimento de trabalhos artísticos e da participação em diversas atividades socioeducativas. As atividades acontecem de segunda a sexta na sede do projeto, situada no Bom Retiro. O projeto é gratuito e oferece bolsa-auxílio, alimentação e transporte aos aprendizes da região metropolitana de São Paulo.

Nos últimos seis anos, o Núcleo Luz já criou e apresentou os espetáculos Pedrinho Luz (2007), inspirado no balé russo Petrouchka; Villa Luz – Mestiçagem, a rota das nossas Histórias (2009), baseado na vida e obra de Villa-Lobos, ambos sob a direção artística de Susana Yamauchi; Rito de Passagem (2011), inspirado em A Sagração da Primavera, também de Stravinsky, e Heurói (2013), ambos com a direção artística de Chris Belluomini.

O Núcleo Luz faz parte do Programa Fábrica de Culturas, gerenciado pela Poiesis – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura.

Okinosmov-7450-(Pamella-Gachido)

Serviço:
“Okiиosmóv – Um ballet nada яusso”,
Dias 4 e 5 de junho, às 20h30.

Teatro José de Castro Mendes
Praça Correa de Lemos, s/nº Vila Industrial – Campinas – SP
Telefone: (19) 3272-9359
700 lugares
90 minutos. Classificação: livre.
Entrada Gratuita
Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro 30 minutos antes do início do espetáculo.

FICHA TÉCNICA
Direção e Criação: Chris Belluomini
Assistência de Coreografia e Ensaios: Ana Luisa Seelaender
Assistência Geral e Artística: Douglas Iesus, Márcio Greyk e Mauro J. Alves
Cenário: Márcio Macena e Chris Belluomini
Figurino: Márcio Macena
Música Original: Carlos Ranoya
Desenho de Luz: Miló Martins
Assistência de Produção: Pablo Araripe
Produção: Renata Montesanti
Elenco: Alex Araújo, Camila Bosso, Carlos Araújo, Danilo Estevam, Ednelson Guedes, Fernando Ramos, Harrison Rodrigues, Jeniffer Mendes, Joelma Souza, Juliana Souza, Lion Lourenço, Lucas Lopes, Maitê Evangelista, Marcelino Dutra, Mariana Prado, Munique Mendes, Nathalia de Alencar, Rafael Oliveira, Renan L. Costa, Ricardo Januário, Rivaldo Ferreira, Rodrigo Alcântara, Thales Felipe, Victor Almeida, Wellington Matos, Yasmin S. Ribeiro.

Deixe um comentário