Notícias

Marcelo Novaes assina paisagismo da Av. Mackenzie

Compartilhar

Paisagista criou um grande boulevard, com 9,5 mil mudas, que promete encantar motoristas, pedestres e ciclistas

O prolongamento da Avenida Mackenzie será inaugurado em Campinas no sábado, 06 de junho – uma corrida de rua marcará a abertura do trecho. Os jardins, assinados por Marcelo Novaes, acompanham os 6,5 quilômetros de extensão da avenida, onde foram plantadas 9,5 mil mudas de árvores, palmeiras e arbustos. Ipês amarelos, brancos e roxos fazem parte do projeto, e em seus períodos de floradas, de junho a outubro, serão atração à parte. “Em alguns trechos as árvores floridas terão suas copas entrelaçadas, formando um grande corredor sombreado”, descreve Marcelo Novaes. Vale lembrar que a avenida está inserida em uma APA (Área de Preservação Ambiental).

O grande boulevard apresenta quatro faixas ajardinadas em toda sua extensão: uma em cada lateral da pista e duas no canteiro central, protegendo a ciclovia – com iluminação e sinalização apropriadas. “A ideia é tirar o pedestre, motorista e ciclista do caos urbano, e transportá-los para um lugar especial, um grande jardim diferenciado”, conta o paisagista. “Quem passa por ali sente uma mudança impactante na paisagem.”, conclui.

MarceloNovaes

Trajeto

A nova avenida ligará a Rodovia D. Pedro I, nas proximidades do Shopping Iguatemi, ao distrito de Sousas. O trajeto criará uma alternativa de trânsito ao distrito, além da Avenida Heitor Penteado que é usada atualmente. A via passará por áreas doadas pela Brasilinvest, Sol Invest, Toscana, Trombeta e Rossi. A FEAC (Federação das Entidades Assistenciais de Campinas) teve parte da área desapropriada e paga pelos investidores.

Perspectiva_Mackenzie

Projeto

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Campinas está entre as cinco cidades – acima de um milhão de habitantes – mais arborizadas do Brasil. Para Marcelo Novaes, a Avenida Mackenzie está no topo da lista em Campinas, tanto em número de espécies como na extensão de plantio. Os ipês, na opinião de Marcelo Novaes, têm tudo a ver com a região: “É uma das árvores mais incríveis do mundo”, diz. “Quem não se encanta com a quantidade exuberante de flores existentes em uma só planta?”, questiona. A paisagem da avenida será uma grande tela a céu aberto onde, a cada época, um colorido diferente surgirá.

“É uma grande honra desenvolver um projeto tão importante para a cidade.”, orgulha-se. O prolongamento da avenida foi feito pelas empresas Rossi, Grupo Garnero e THCM, que investiram um montante de R$ 62 milhões nas obras.

A iniciativa contou, desde o início, com a preocupação dos investidores em relação ao paisagismo. “A equipe queria fazer algo diferenciado para fortalecer a marca EntreVerdes na cidade. Considero a avenida como um verdadeiro presente para a população ”, diz Novaes.

O projeto foi dividido em três etapas principais: terraplanagem, implantação do sistema de drenagem e asfaltamento. A implantação do jardim contou com a coordenação do engenheiro florestal Murilo Soares, que acompanhou rigorosamente a execução do trabalho.

Confira as espécies nativas usadas no projeto:

Pau-ferro (Caesalpinia férrea var. férrea)
Pau-Mulato (Calycophyllum spruceanum)
Eritrina Falcata (Erythrina falcata)
Mirindiba (Lafoensia glyptocarpa)
Schinus molle (Schinus molle)
Ipê Amarelo (Tabebuia chrysotricha)
Ipê Roxo (Tabebuia heptaphylla)
Ipê Branco (Tabebuia rósea-alba)
Pitangueira (Eugenia uniflora)

Deixe um comentário