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Fumaça, o retorno

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por Wagner Geribello*

Fechando com chave de ouro, ou de fumaça melhor dizendo, o desfile de Sete de Setembro, em Brasília, o Esquadrão de Demonstrações Aéreas (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB) concentrou a atenção do público na volta aos céus da Capital Federal, após longo período de ausência.

O “intervalo” nas apresentações da Esquadrilha da Fumaça, como o EDA é mais conhecido, marcou a troca das aeronaves usadas nas apresentações: os Tucanos T27 deram lugar aos novos e mais potentes Super-Tucanos A29. Com isso, o show dos acrobatas aéreos da FAB ficou ainda mais emocionante.
Apesar de repercutir nacionalmente, a presença em Brasília, no Desfile da Pátria, não foi a primeira apresentação do EDA com o A29, pois a estréia havia acontecido exatos 14 dias antes, na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, SP, sede do Esquadrão.

Acrobacia desfolhado - Foto Jefferson Fernandes
Acrobacia – Foto Jefferson Fernandes

Em 23 de agosto, a AFA organizou uma grande festa, abrindo os portões da Base para o público, com resultado espetacular. Mais de 80 mil pessoas foram conferir as atrações, incluindo exposição estática de aeronaves (patrulheiro naval P3 Orion, cargueiro pesado C130 Hércules, cargueiro médio C105 Amazonas e o avião de ataque ao solo A1) e helicópteros (H60 Black Hawk e AS365 Pantera), apresentação de acrobacia aérea, aeromodelos, paraquedismo acrobático, os veteranos T6s (que integraram o EDA, no passado) e sobrevôo de jatos (caça F5 e aeronave de ataque A4 da aviação naval/Porta Aviões São Paulo).

AFA recebe visitantes no Domingo Aéreo - foto Maria Lucia Geribello
AFA recebe visitantes no Domingo Aéreo – foto Maria Lucia Geribello

Céu de brigadeiro, talhado para a ocasião, emoldurou a festa e o sol forte não desanimou os aeromaníacos concentrados no pátio de manobras da AFA para apreciar as máquinas voadoras. A possibilidade de ocupar o assento do piloto dos treinadores T25 e T27, com os cadetes da AFA mostrando detalhes dos instrumentos de pilotagem representou atração à parte, em especial para as crianças. O mokup (modelo em tamanho real) do Gripen NG concentrou atenções, verdadeiro pré-debut do avião que vai integrar a espinha dorsal das unidades de caça, interceptação e ataque ao solo da FAB. O avião também traz aporte de tecnologia aeronáutica de ponta, uma vez que empresas brasileiras, juntamente com empresas suecas, vão participar diretamente do desenvolvimento do modelo, derivado do Gripen já existente. Alguns detalhes, como a haste para reabastecimento em vôo, mostravam as diferenças mais aparentes do Gripen NG em relação à versão anterior. Além disso, o mokup exibia os mísseis brasileiros que vão o equipar os modelos da FAB, como o Piranha, guiado por sensor infravermelho, que persegue fontes de calor, usado em combate aéreo.

C105 Amazonas - foto Jefferson Fernandes
C105 Amazonas – foto Jefferson Fernandes

Mas isso tudo foi só o aperitivo. O grande momento da festa foram as duas apresentações do EDA, as primeiras exibições públicas com o A29.
Desenvolvidos e fabricados pela Empresa Brasileira de Aviação, Embraer, de concepção totalmente nacional, o A29 pode realizar com desenvoltura e elevada eficiência missões de treinamento e ataque ao solo (sigla A), com extensão de interceptação de aeronaves de média velocidade. Bem armados, resistentes, rápidos, maleáveis e muito adaptados às condições brasileiras, os Super-Tucanos concentrados nas regiões de fronteira participam de operações de repressão ao contrabando e ao tráfico de narcóticos, bombardeando pistas clandestinas e interceptando vôos suspeitos.

T/A29 - foto Jefferson Fernandes
A29 – foto Jefferson Fernandes

Graças a sua concepção de treinador, no EDA o Super-Tucano revelou-se ideal para suportar os “maus tratos” das manobras acrobáticas, que exigem muito do propulsor e da estrutura do avião, assim como reclamam comandos eficientes e boa visibilidade do piloto.

no voo de dorso os comandos são invertidos(como dar marcha à ré no carro) - foto Jefferson Fernandes
no voo de dorso os comandos são invertidos(como dar marcha à ré no carro) – foto Jefferson Fernandes

Juntando as qualidades do novo avião com o tradicional gabarito técnico dos sete pilotos-acrobatas, o EDA deu um show de habilidade e, muito mais que fumaça, esparramou emoção sobre 80 mil espectadores com os olhos cravados no céu, ouvindo, pelo serviço de som amplificado, que integrava a infraestrutura da apresentação, o comando que todos esperam… Fumaça, já!!!

wagner-geribello
Wagner J. Geribello
Jornalista, ex-professor de Comunicação Social da PUC-Campinas, atuou em diversos veículos de imprensa e Assessorias de Comunicação públicas e empresariais de Campinas

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