Notícias

Prefeitura entrega obras de revitalização do Bosque dos Jequitibás

Compartilhar

O prefeito Jonas Donizette participou na manhã do último domingo, 21 de fevereiro, da entrega das obras de revitalização do Bosque dos Jequitibás, evento que marca o centenário de uma das maiores e mais antigas áreas de lazer de Campinas. A obra orçada em R$ 1,3 milhão demorou 11 meses e é a primeira realizada em 30 anos – a última reforma aconteceu na década de 80, ainda na primeira gestão do ex-prefeito Magalhães Teixeira.

Com a revitalização, o bosque vai ter um centro de educação ambiental, que ganhou o nome da professora Egle Carneiro de Oliveira Passadore. O local vai receber cerca de 15 mil estudantes por mês. As demais melhorias incluem a substituição dos antigos alambrados por grades metálicas, substituição das calçadas internas e externas por calçamento intertravado permeável (piso ecológico), nova comunicação visual com 79 placas, instalação de uma academia, rampas e banheiros adaptados para cadeirantes, além da instalação de bebedouro com água filtrada e refrigerada, resgate da cores originais da fachada e da sede administrativa (amarelo imperial) e construção de novos sanitários com fraldário.

bosque

Para o prefeito Jonas Donizette, mais que entregar um centro de lazer, é importante também formar uma consciência ecológica. “O bosque é o pulmão de Campinas e é bom que vocês saibam que a manutenção e a preservação deste espaço estão sendo encabeçadas por funcionários de carreira da Prefeitura, mas que contam com toda a população para que possamos juntos melhorar a vida das pessoas. Nossa administração já entregou ou revitalizou 150 áreas de lazer, entre elas estão a Pedreira do Chapadão, o Lago do Café e o Parque Dom Bosco, numa média de uma obra por semana”, destacou.

O secretário de Serviços Públicos, Ernesto Dimas Paulella, disse que a data adquire um simbolismo ímpar. “Esse fragmento de mata nativa localizado no meio da metrópole é a prova inequívoca de que somente preservando a gente vai conseguir garantir melhor qualidade de vida para as gerações futuras. Vale a pena destacar também que a inauguração deste centro de educação ambiental é uma atividade inédita em parques e zoológicos nacionais”, afirmou.

O presidente da Associação de Amigos do Bosque, Alonso de Faria, também fez questão de agradecer ao prefeito. “Em nome da nossa associação e dos frequentadores eu quero agradecer ao prefeito Jonas Donizette por esta revitalização, já que essas demandas foram totalmente esquecidas por administrações anteriores”, completou.

Participaram do evento a deputada estadual Célia Leão, o vice prefeito Henrique Magalhães Teixeira, a primeira dama Sandra Ciocci, vereadores, secretários municipais e demais autoridades. A nova etapa da revitalização está prevista para ter início no próximo mês de março. O Bosque dos Jequitibás fica aberto ao público de terça a domingo, das 6h às 18h.

Um pouco de história

O Bosque dos Jequitibás foi inaugurado em 1884 por Francisco Bueno de Miranda, mas foi adquirido pelo poder público em 1915. Tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Cultural de Campinas (Condepacc), o local possui uma área verde de 101 mil metros quadrados de reserva florestal e abriga 400 espécies de plantas, além de 200 espécies de aves, répteis e mamíferos.

Os visitantes ainda podem encontrar um complexo histórico e artístico com museu de história natural, casa dos animais interessantes, aquário municipal, Teatro Carlos Maia (especializado em peças infantis), Casa do Caboclo (réplica em pau-a-pique de uma moradia rural), sem contar fontes e bicas de água potável, pista de corrida, trenzinho, quiosques, lanchonetes e playground.

Deixe um comentário