Cultura

III Festival de Música Contemporânea Brasileira começará no dia 16 de março

Compartilhar

O concerto de abertura acontece no Instituto CPFL Cultura

Este ano o Festival de Música Contemporânea (FMCB), irá homenagear Ronaldo Miranda e Paulo Costa Lima, dois dos mais importantes compositores do país. O evento reunirá participantes da Suíça, Coréia do Sul, Estados Unidos, Alemanha e de diversos Estados e universidades do Brasil e terá início no dia 16 de março, às 20h, com um recital de abertura e bate-papo com os compositores homenageados, na Sala Umuarama do Instituto CPFL Cultura, em Campinas.

Será uma oportunidade para o público interagir com perguntas, discutir tópicos da música atual e apreciar a apresentação de nomes como Achille Picchi e Rogério Wolf, Luiz Amato e Hyun Kim e o Grupo de Percussão da Unicamp. Na sequência, nos dias 17 e 18, das 9h às 19h, serão realizadas apresentações de trabalhos científicos e pesquisas em performance, além de interação com os compositores homenageados, no auditório da Adunicamp, na Unicamp. No dia 19, às 20h, acontecerá o concerto de encerramento do festival, com a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, sob a regência de Ricardo Bologna, no Teatro Municipal José de Castro Mendes.

O III FMCB é idealizado e produzido pela Sintonize Produtora Cultural e foi viabilizado por meio do Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo PROAC – ICMS (Lei nº 12.268) e conta com o patrocínio da CPFL Energia, da Secretaria de Cultura de Campinas e do Ministério da Educação, por meio do programa da PAEP da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES) e pelo Auxílio à Promoção de Eventos Científicos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

IIFMCB_boldrini-15

O III FMCB tem como parceiros o Instituto CPFL Cultura, a Unicamp, o Instituto de Artes, a Univesp TV e Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC).

O evento tem apoio do CRCVB, da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PREAC) e da Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC) da Unicamp.

“Para nós do CRCVB, que temos como grande objetivo o fomento ao turismo, o desenvolvimento e a divulgação do potencial de Campinas e demais cidades da RMC, é um grande prazer incentivar ações culturais como o FMCB, que já é considerado um dos principais festivais de música do país”, afirma o presidente da entidade, Gilson Gomes de Oliveira.

O Festival de Música Contemporânea Brasileira se iniciou como resultado da pesquisa de doutorado da Diretora Artística do Festival, Thais Nicolau. O projeto já homenageou os compositores Edmundo Villani-Côrtes e Ricardo Tacuchian em um encontro realizado em março de 2014. Desde sua primeira edição, o FMCB se destaca no panorama musical brasileiro por apresentar diversas características pioneiras. Une a pesquisa à performance, com a presença dos compositores homenageados durante todo o evento, oferece uma oportunidade única de interação entre artistas, compositores, pesquisadores e público em geral.

IIFMCB_SESC-92

Em sua segunda edição, o FMCB homenageou Gilberto Mendes e Edino Krieger, tornando-se referência como importante meio de difusão da pesquisa e performance da música brasileira atual, se comparando a Festivais com mais de 40 anos de existência, como as Bienais de Música Brasileira Contemporânea do Rio de Janeiro e os Festivais Música Nova de Santos.

Edino Krieger, compositor, ex-presidente da Academia Brasileira de Música, ex-diretor da Funarte e fundador das Bienais de Música Brasileira do Rio de Janeiro, afirma que “a música contemporânea brasileira tem um novo e importante espaço de divulgação: o Festival de Música Contemporânea Brasileira”, e “o evento se incorpora, agora, ao calendário musical do país como mais um importante instrumento a serviço da criação musical brasileira da atualidade.” Ney Carrasco, Secretário de Cultura de Campinas, afirma que “o evento tem tudo pra ser um dos grandes eventos regulares de Campinas,” e elogia o hibridismo do evento, alcançando não só o público acadêmico, mas também a comunidade em geral, promovendo a apreciação e o interesse pela música brasileira como um todo.

Deixe um comentário