Cultura

Sinfônica de Campinas realiza concerto dedicado aos 75 anos da PUC Campinas, nesta 6ª

Compartilhar

O ingresso é um quilo de alimento

Com obras de W.A. Mozart (1756-1791) e solo da premiada pianista Erika Ribeiro, a Orquestra Sinfônica de Campinas interpreta dois concertos especiais nesta semana, no Teatro Castro Mendes. O primeiro acontece na sexta-feira (8), comemorativo aos 75 anos da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, e o segundo no sábado (9), com o mesmo repertório. Os ingressos para as apresentações, em parceria com o Banco de Alimentos da Secretaria de Cidadania, Assistência e Inclusão Social, será um quilo de alimento não perecível.

Conhecida pela elegância, inteligência e sutileza de suas interpretações, a pianista Erika Ribeiro é considerada uma das artistas mais expressivas de sua geração. Sua musicalidade singular e versatilidade combinam em sua carreira trabalhos como solista, recitalista e camerista.

Foto-Erica-Ribeiro

Vencedora de 10 concursos nacionais de piano – entre eles o III Concurso Nelson Freire, e premiada em mais de 20, Erika tem se apresentado como solista nas principais salas de concerto do país, como Sala São Paulo, Sala Minas Gerais, Theatro Municipal de São Paulo, Theatro Pedro II, Cidade das Artes, Sala Cecília Meirelles, etc. Atuou à frente das orquestras: Filarmônica de Gaia (Portugal), Filarmônica de Kalisz (Polônia), Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra Experimental de Repertório, Orquestra Sinfônica do Espírito Santo, entre outras, e realiza com frequência parcerias ao lado de destacados maestros e músicos como Emmanuele Baldini, Claudio Cruz, Francesca Anderegg, Quinteto Villa-Lobos, Carlos Prazeres, Luis Leite, Tatiana Parra, entre muitos outros.

Erika iniciou seus estudos musicais com sua mãe aos quatro anos de idade. Cursou a Escola de Música de Piracicaba e a Universidade de São Paulo – USP, concluindo seu Mestrado em Música sob orientação de Eduardo Monteiro. Estudou durante 2 anos na tradicional Hochschule für Musik ‘Hanns Eisler’ em Berlim (Alemanha), e participou de cursos de aperfeiçoamento nos Estados Unidos, Suíça e França. Atualmente leciona na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, onde em 2014 assumiu a cátedra de Música de Câmera e Recital

Programa
W. A. Mozart (1756-1791)
Der Schauspieldirektor, K.486 (O empresário teatral), Abertura
Concerto para piano n° 20, K.466
Sinfonia No.40, K.550, Sol menor

Serviço
Orquestra Sinfônica de Campinas

Victor Hugo Toro, regência
Erika Ribeiro, piano
Quando:
8/4 (sexta), 20h – Concerto dedicado aos 75 anos da PUC Campinas
9/4 (sábado), 20h
Onde: Teatro Castro Mendes (Praça Corrêa de Lemos,s/n. Telefone 19 – 3272.9359. Vila Industrial. Campinas)
Ingressos: um quilo de alimento não perecível

Deixe um comentário