Cultura

MIS recebe exposição “Pretitudes”

Compartilhar

A abertura da Exposição de Artes Visuais: “Pretitudes: um preto olhar sobre as Artes” acontece no dia 1 de agosto

É sabido que os imaginários dos povos lidos como negros estão impressos no mundo contemporâneo, diante disso, “Pretitudes” propõe o desafio de contemplar e refletir acerca das influências e contribuições desses povos, presentes na identidade e representações artísticas negras para a contemporaneidade, extrapolando o imaginário da escravidão, que reduz a leitura dessas contribuições.

Gravidez Sagrada - Roger Cipó Fotografia
Gravidez Sagrada – Roger Cipó Fotografia


Sinopse da atividade:

A proposta de “Pretitudes” é ousar referir-se a arte visual como um cenário característico da presença ativa de artistas negras e negros, como sujeitos criadores e criativos, reconhecidos por suas qualidades técnicas e inventividade artística, reivindicando para além da representação, Representatividade. Nessa perspectiva, fazer falar coletivamente o que é “mudo” e “invisibilizado”, sem, com isso, restringir as potencialidades de sentido que cada obra individualmente possui, é em certa medida revelar-se sensível a discussões espinhosas e atuais, como a revisão de uma história da arte marcadamente branca e a falta de representatividade negra nos espaços de prestígio.

Com Curadoria de Andrea Mendes e participação dos artistas Adelson Santos, Andrea Mendes, Gerardo Silva, Luiz Hagg, Mutala Ngunzo, Roger Cipó e Tiago Rego.

Abertura com mesa debate: “ Representatividade para além da Representação” com Alessandra Gama, Andrea Mendes e Roger Cipó.

Apoio: Grupo Kilombagem, Djumbo Fortalece a Autoestuma, Núcleo de Consciência Negra Teresa de Benguela-PUC-Campinas, Ponto de Cultura e Memória Ibaô e Olhar de um Cipó Fotografia e Comunicação em Artes Negras, Cultura e Religiosidade Afro Brasileira.

SERVIÇO
Exposição de Artes Visuais: “Pretitudes: um preto olhar sobre as Artes”
Local: Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS) Rua Regente Feijó, 859 – Centro – Campinas-SP.
Datas e horário:
Abertura: 01/08 – às 19:00
Periodo Expositivo: 02/08 a 23/08 de terca a sabado 09:00 às 17:00
Classificação indicativa: livre

Deixe um comentário