Cultura

“O Rei da Vela” estará no Castro Mendes neste domingo

Compartilhar

A emblemática obra “O Rei da Vela”, do escritor Oswald de Andrade, um dos principais representantes do movimento modernista brasileiro, será encenada pelo grupo Eco, no Teatro Castro Mendes, no próximo domingo, 19 de março. A montagem tem direção de Wanderley Martins.

Escrita em 1933 e publicada em 1937, a peça demorou 30 anos para ser apresentada em São Paulo, pelo Grupo Oficina, sob a direção de José Celso Martinez Correia.

Para mostrar as mazelas da situação socioeconômica do país, o autor traz o personagem Abelardo I, um representante da burguesia ascendente da época. Seu oportunismo, aliado à crise da Bolsa de Valores de Nova York, de 1929, permite-lhe todo tipo de especulação. Sua caracterização como o “Rei da Vela” é extremamente irônica e significativa: ele fabrica e vende velas.Também é costume popular colocar uma vela na mão de cada defunto, assim Abelardo I herda um tostão de cada morto nacional. Abelardo torna-se então o símbolo da exportação, a custa da pobreza e das superstições populares.

Heloísa, por sua vez, representa a ruína da classe fazendeira. Seu pai, coronel latifundiário, vai à falência, num retrato em que predomina a perversão e o vício, símbolo de uma classe em decadência. A aliança de Abelardo e Heloísa pode, assim, representar a fusão de duas classes sociais corruptas pelo sistema capitalista.

A adaptação do coletivo Eco conta com elementos circenses e cenário inspirado nos quadros de Tarsila do Amaral.

Serviço
“O Rei da Vela”

Direção: Wanderley Martins
Data: 19 de março, domingo
Horário: 19h
Local: Teatro Municipal José de Castro Mendes (Praça Correa de Lemos, sn. Vila Industrial. Campinas).Telefone (19) 3272-9359
Ingresso: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia)
Faixa etária: 14 anos

Deixe um comentário