Cultura

Mostra de cinema itinerante movida a energia limpa chega a Campinas

Compartilhar

Campinas recebe pela 1ª vez o Cine Pedal Brasil. O evento ocupa a Praça Arautos da Paz , com a exibição de filmes projetados a partir da energia gerada por meio de bicicletas pedaladas pelo público participante. O Cine Pedal Brasil começou no Rio de Janeiro em 2016, passou por Florianópolis, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Goiânia, Bahia e agora chega a Campinas nos dias 10 e 11 de junho.

Para participar pedalando e gerando energia, os interessados devem se inscrever no local, no estande de credenciamento de voluntários ou através do site do evento. Para animar o público, além da exibição dos filmes e dos diálogos com especialistas, o evento conta com um baile ao ar livre, embalado por um DJ convidado, além de food bikes. O Circuito é um programa pra toda a família e opção de lazer para quem vai de bicicleta ou não.

O Cine Pedal Brasil transcende o entretenimento e promove uma experiência única de coletividade. Idealizado pela produtora Inffinito e apresentado pela Raízen, o festival circulou em sua primeira edição por várias capitais brasileiras com uma proposta de inovação aliada à tecnologia.

A iniciativa une a inovação à promoção da cultura, além do estímulo à saúde e ao esporte em um só projeto. “Estamos a um passo de vivenciar mais uma inovação no cinema! Acreditamos na utilização do audiovisual como ferramenta de transformação e conscientização. Por meio dessa tecnologia inovadora, queremos difundir o conhecimento sobre as energias renováveis. A proposta de uma mostra de filmes onde toda a energia utilizada é gerada a partir de bicicletas é inédita. O conceito do projeto abre caminho para novas formas de pensar a produção e geração de energia limpa”, explica Adriana L. Dutra, diretora do evento.

Como participar
Para participar pedalando e gerando energia, os interessados devem se inscrever no local, no estande de credenciamento de voluntários ou através do site do evento: www.cinepedalbrasil.com.br. Os inscritos recebem diplomas e brindes de participação.

Como funciona
A infraestrutura do Cine Pedal Brasil conta com 10 bicicletas fixas e 10 bases onde o público poderá encaixar suas próprias bikes, de qualquer modelo, desde infantis até adultos. O festival também disponibiliza um pedal manual que pode ser utilizado por cadeirantes, crianças e idosos. Ao serem pedaladas, as bicicletas produzirão a energia motriz*, que será recebida por um equipamento condensador responsável por alinhar toda a energia gerada e que, em seguida, a redistribuirá para o projetor e para os equipamentos de som e iluminação utilizados no evento.

Os participantes precisam gerar no mínimo 1300 watts para o cine funcionar. No local haverá um sinalizador exibindo em tempo real quantos watts estão sendo gerados. A energia produzida pelos participantes voluntários também poderá ser utilizada no carregamento de dispositivos eletrônicos do público presente.
*Energia motriz – energia mecânica gerada por meio de movimentos contínuos.

Diálogos Com o Público
Além da exibição dos filmes, o Cine Pedal Brasil promove Diálogos com o público sobre as temáticas levantadas nos filmes exibidos. Mediados por Paula Dutra, os debates terão como temas: “inovação em geração de energia” e “meio ambiente e sustentabilidade x educação”.

Filmes que serão exibidos

Dia 10 de junho:
O Casamento de Romeu e Julieta, de Bruno Barreto
Sinopse: Alfredo Baragatti (Luís Gustavo) é um advogado descendente de italianos e palmeirense roxo. Alfredo criou sua filha Julieta (Luana Piovani) para ser apaixonada pelo time. Ela acabou se tornando a centroavante do time de futebol de salão feminino do Palmeiras e se apaixona por Romeu (Marco Ricca), oftalmologista e corintiano roxo. Em nome do amor, Romeu aceita se passar por palmeirense, o que gera desconfiança na família – o seu filho Zilinho (Leonardo Miggiorin) e a avó Nenzica (Berta Zemmel), ambos corintianos fanáticos.
Ficha técnica:
Gênero: Comédia
Ano: 2004
País: Brasil
Direção: Bruno Barreto
Roteiro: Bruno Barreto, Jandira Martini, Marcos Caruso
Elenco: Cybele Jácome, Leonardo Miggiorin, Luana Piovani, Luís Gustavo, Marco Ricca, Marina Person, Martha Mellinger, Mel Lisboa, Rafael Golombek
Produção: Paula Barreto
Fotografia: Adriano Goldman
Trilha Sonora: Guto Graça Mello
Duração: 93 min.

Dia 11 de junho:
Pinóquio, de Anna Justice
Sinopse: Quando um pedaço de madeira cai nas mãos do pobre e velho fabricante de brinquedos Gepeto, ele esculpe um fantoche e o chama de Pinóquio. De repente este boneco ganha vida, para a alegria de Gepeto. Mas Pinóquio é cheio de caprichos e ideias e, em pouco tempo, já estará vivendo loucas aventuras que vão lhe ensinar o que é certo e errado na vida.
Ficha técnica:
Título Original: Pinocchio
Direção: Anna Justice
Ano: 2013
País: Alemanha
Duração: 96 min
Classificação: 8 anos

SERVIÇO
Cine Pedal Brasil

Dias e horários: 10 e 11 de junho, das 16h às 21h
Local: Praça Arautos da Paz – Av. Dr. Heitor Penteado, S/N – Taquaral, Campinas – SP, 13075-460
GRÁTIS

Programação

10 de junho – sábado
16h – Abertura do evento: inicio de cadastro de voluntários
17h30 – Inicio da subida do telão e música por meio da energia gerada pelo público;
18h – Diálogo com convidados e público sobre “Inovação em geração de energia”;
19h – Exibição do filme O Casamento de Romeu e Julieta;
21h – Fim da programação

11 de junho – domingo
16h – Abertura do evento: inicio de cadastro de voluntários
17h30 – Inicio da subida do telão e música por meio da energia gerada pelo público;
18h – Diálogo com convidados e público sobre “Meio ambiente e sustentabilidade x educação”;
19h – Exibição do filme Pinóquio, de Anna Justice;
21h – Fim da programação

fonte: LEAD Comunicação

Deixe um comentário