Cultura

“Tiros em Osasco” chega a Campinas

Compartilhar

No palco, os jovens atores do Núcleo Experimental de Artes Cênicas do SESI-SP representam a rotina de cinco apartamentos durante o episódio, em história que explora as relações de violência urbana

O SESI Campinas Amoreiras apresenta Tiros em Osasco, na próxima sexta e sábado, dias 11 e 12 de agosto às 20h. O espetáculo, com direção de Yara Novaes e texto de Cássio Pires, é uma produção própria do SESI e estreou no ano passado no Espaço Mezanino do SESI-SP, da Avenida Paulista.

Tomando como pano de fundo a chacina ocorrida em Osasco e Barueri, em agosto de 2015, deixando 19 mortos e cinco feridos, o espetáculo traz provocações bem articuladas sobre as relações de violência nas grandes cidades.
Encenada por 11 jovens atores do Núcleo Experimental de Artes Cênicas do SESI-SP, o disparo inicial da montagem se dá com a pergunta “Essa história que aconteceu em Osasco. O que você acha?”. A partir disso, a peça apresenta cenas curtas divididas em cinco apartamentos similares onde figuras de classe média se relacionam com esse espaço privado e com o quanto ele determina seus pensamentos e opiniões. Igor, único personagem da trama que sai do apartamento e vai até Osasco, costura a narrativa. Tiros em Osasco é sobre o espaço em que as cenas ocorrem, o apartamento, e o quanto ele é um prolongamento de seus personagens e afeta a dinâmica social.
What’s going on (Marvin Gaye), Forever Young (Alphaville) e I Will Survive (Gloria Gaynor) compõem a trilha sonora e suas letras traçam uma prévia do que o público pode esperar do novo trabalho do Núcleo.

Sobre o Núcleo Experimental de Artes Cênicas do SESI-SP
Mais de 170 atores já passaram pelo Núcleo Experimental de Artes Cênicas do SESI-SP desde 2001. Além de aulas teóricas e práticas, o curso, dividido em três módulos – construção do personagem, construção da persona e lugar do narrador –, tem duração de 10 meses. Ao final da oficina, os artistas selecionados são convidados a participar de uma montagem profissional de texto original a ser realizada no ano seguinte.

Ficha técnica
Texto: Cássio pires | Direção: Yara de Novaes | Elenco: Ana Luiza Anjos, André Saboya, Anna Gobbi, Carlos Jordão, Guilherme Yazbek, Magiu Mansur, Marcella Vicentini, Marcelo Rodrigues, Renata Becker, Renata Martins e Rodrigo Sampaio | Cenografia: André Cortez | Iluminação: Wagner Antônio | Figurino: Cassio Brasil | Direção musical e trilha sonora: Dr Morris | Diretores assistentes e preparação corporal: Murillo Basso e Renan Ferreira | Assistência de direção: Elise Garcia | Fotografia: Leekyung Kim | Coordenação de produção: Bia Fonseca | Assistência de produção: Mariana Machado | Direção de produção: Marlene Salgado | Idealização: Yara de Novaes e Marlene Salgado

SESI Viagem Teatral
O programa realizado pelo setor de Artes Cênicas do SESI-SP apresenta um panorama da produção cênica brasileira contemporânea, proporcionando variadas experiências estéticas, para o fomento da diversidade cultural e o estímulo à formação de novas plateias. Os espetáculos de teatro, teatro-dança, teatro-circo, teatro de bonecos ou formas animadas e performances, selecionados via edital de chamamento ou convite, circulam nos teatros do SESI São Paulo, gratuitamente, o que contribui para que diversos públicos, adulto, jovem e infantil, tenham acesso a produções de qualidade, com grandes nomes da dramaturgia.

SERVIÇO
Local: SESI Teatro do SESI Campinas (Amoreiras) – Av. das Amoreiras, 450
(Entrada pela Rua Francisco de Assis Iglesias s/n) Parque Itália – Campinas/SP
Datas e horários: 11 e 12 de agosto, sexta e sábado, às 20h
Capacidade: 361 lugares 08 para cadeirantes
Duração: 90 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 16 anos (cenas de violência)
Modalidade: Adulto
Gênero: Drama
Informações: (19) 3772-4100
A entrada é gratuita e os ingressos podem ser reservados antecipadamente pelo Meu SESI (www.sesisp.org.br/meu-sesi).

Deixe um comentário