Esporte

Corrida e Caminhada do Café será realizada na Fazenda Santa Elisa

Compartilhar

Evento será no dia 19 de novembro (domingo), a partir das 7h30, com percurso de 6 km, passando pelos principais pontos da fazenda Santa Elisa, principal centro experimental do Instituto Agronômico de Campinas

A 2ª Edição da Corrida e Caminhada do Café acontece no domingo(19), na histórica fazenda Santa Elisa, principal centro experimental do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), localizada a 15 minutos do centro da cidade. O evento vai muito além da competição esportiva, para os atletas participantes da corrida e da prática de vida saudável para adultos e crianças na caminhada. Nos seis quilômetros do percurso dentro da fazenda Santa Elisa, os participantes vão conhecer um pouco mais da história e da importância da cultura cafeeira na região de Campinas e no Brasil, como o Centro de Café Alcides Carvalho e plantações experimentais de café. Esse centro experimental começou a ser formado em 8 de fevereiro de 1892, quando foi instalado o campo de demonstração do IAC em terras da então ‘Chácara Santa Elisa’.

O professor e estudioso do café, Ali El-Khatib, idealizador do Campinas Café Festival, entidade responsável pela realização da Corrida e Caminhada do Café, afirma que esse evento esportivo e cultural também tem como objetivo mostrar o trabalho do Instituto Agronômico de Campinas e outras entidades, como a Unicamp, para a pesquisa e desenvolvimento do segmento cafeeiro no Brasil. “O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo. O café é um alimento saudável, consumido pela maioria dos brasileiros. Dessa forma a Corrida tem como tema – Café – O Aroma do Conhecimento e o Sabor da Felicidade”, justifica o professor Ali. Ele acrescenta que há 36 anos divulga através de eventos a cultura árabe no Brasil, que tem no café um dos seus expoentes.

Madrinha da Corrida do Café, a pentacampeã do heptatlo, Conceição Geremias, um dos maiores nomes do atletismo feminino

Madrinha – A madrinha da Corrida do Café é a pentacampeã do heptatlo, Conceição Geremias, um dos maiores nomes do atletismo feminino, com três participações em olimpíadas. Ela nasceu na histórica fazenda Santa Elisa, onde aos 13 anos começou a dar os primeiros passos no esporte. Sexta filha de uma família de oito irmãos, Conceição Geremias recorda-se que morou com os pais na histórica Fazenda Santa Elisa até por volta de 1977. Tornou-se nacionalmente conhecida ao conquistar a medalha de ouro no heptatlo nos Jogos Pan-Americanos de 1983 em Caracas.

Percurso – Os seis quilômetros que serão percorridos na Corrida e Caminhada mostram aspectos históricos da fazenda Santa Elisa, principal centro experimental do IAC, localizada na área urbana de Campinas, no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora. A fazenda tem 692 hectares e 14 quilômetros de divisas e abriga sete centros de pesquisas do IAC – Café, Grãos e Fibras, Horticultura, Solos, Ecofisiologia e Biofísica, Fitossanidade e Recursos Genéticos Vegetais. Os prédios de pesquisas, administração, laboratórios e estufas são rodeados por bosques, gramados e coleções raras de plantas nativas e exóticas. As primeiras águas do ribeirão Colombo, afluente do rio Piracicaba, nascem nessa área ambiental.

Percurso de 6 km, passa pelos principais pontos da fazenda Santa Elisa, principal centro experimental do Instituto Agronômico de Campinas

O percurso – corrida e caminhada, dentro da fazenda Santa Elisa, contempla a passagem por ruas com cafés plantados, lagos, plantações variadas, o histórico Centro de Café que tem o nome do renomado pesquisador Alcides Carvalho e o bambuzal em forma de corredor plantado pelo Barão Geraldo de Rezende para a sua filha albina se proteger do sol.

Premiação – Serão premiados com troféus os cinco primeiros colocados na corrida geral – masculino e feminino e com medalhões os três primeiro colocados de cada categoria (masculino e feminino), em cada uma das faixas etárias. Para as crianças de cinco a dez anos acontece a Corrida Kids, com no máximo 50 participantes, com percurso para cada faixa etária – masculino e feminino.

Ficha Técnica
2ª Corrida e Caminhada do Café – Dia 19 de novembro/2017 (domingo) – Largada às 7h30.
Fazenda Santa Elisa do Instituto Agronômico de Campinas (IAC)
Av. Doutor Theodureto de Almeida Camargo, 1500, bairro Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, em Campinas, SP. Realização – Instituto Jerusalém do Brasil e Campinas Café Festival. Correalização – IAC, Unicamp e Prefeitura de Campinas – Secretaria de Esportes e Lazer. Cronometragem – Corpus.
Parcerias  – Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Ceasa-Campinas-Banco Municipal de Alimentos, Ciesp-Campinas, Campinas e Região Convention & Visitors Bureau, Confraria da Gastronomia e Amigos, Joe&Leo’s e Landel.
Apoio  – Higa Atacado, Sesi e Açaí Mil & Ross.

Deixe um comentário