Esporte

Grande final dos ralis Mitsubishi será no Velo Città

Compartilhar

Autódromo em Mogi Guaçu (SP) receberá cinco eventos simultâneos com a presença de mais de 2.000 pessoas neste sábado, dia 25/11

O Autódromo Velo Città será palco de uma grande festa do automobilismo. A Super Final Mapfre dos ralis da Mitsubishi Motors vai animar o dia, com três finais ao mesmo tempo do rali de regularidade Mitsubishi Motorsports, de aventura e tarefas Mitsubishi Outdoor, e do rali cross-country de velocidade Mitsubishi Cup, que terá, pela segunda vez no ano, uma disputa de rallycross. Além das competições, o Autódromo receberá ainda os eventos de pista Lancer Day, um track day para proprietários de Lancer Evolution, e o Fun Day, uma divertida prova de regularidade na pista do Velo Città.

“Durante a temporada 2017, nossas competições passaram por todo o Brasil. E preparamos uma grande festa para fechar o ano com chave de ouro. Noss expectativa é reunir mais de 2.000 pessoas, entre pilotos, navegadores e convidados. Os participantes poderão desfrutar de um dia repleto de on e off-road no autódromo mais bonito do Brasil”, adianta Fernando Julianelli, diretor de marketing da Mitsubishi Motors do Brasil.

A grande final da Mitsubishi Cup
Para encerrar o campeonato com muita emoção, as duplas das categorias Pajero TR4-ER, ASX-RS, L200 Triton ER, L200 Triton ER Master e L200 Triton Sport RS enfrentarão duas provas de cross-country com 31 quilômetros em meio a canaviais, com trechos sinuosos mesclando alta e média velocidade. “Será uma especial muito visual, com mudanças repentinas de relevo e piso escorregadio. Essa será o trajeto mais desafiador da temporada”, comenta Sachs.

E, para fechar o campeonato, uma eletrizante disputa de rallycross em um circuito que mescla terra, poeira, grama e o asfalto do Velo Città onde as disputas são realizadas com quatro carros simultaneamente. “Todas as categorias estão em aberto! Como a prova de rallycross será a última da temporada, os competidores decidirão em uma disputa direta quem ficará na frente na pontuação”, explica Eduardo Sachs, diretor de prova da Mitsubishi Cup.

Duplas de todo Brasil no Mitsubishi Motorsports
No Mitsubishi Motorsports, as duplas, formadas por pilotos e navegadores, têm que cumprir o trajeto definido pela organização com o objetivo de manter-se dentro do tempo e velocidade estipulados.

“Gostamos muito do evento das pessoas que conhecemos aqui. É muito divertido pegar o carro que usamos no dia a dia para fazer um rali como este”, comenta José Barreto Dias Neves, que participa do rali com seu Pajero TR4. São quatro categorias e podem participar os modelos 4×4 das linhas L200, Pajero e ASX, de qualquer ano e modelo.

As duplas largarão do Velo Città e percorrerão trajetos distintos. Enquanto a Turismo Light seguirá para a cidade de Itapira, em um divertido percurso de 120 km em meio a estradas vicinais, canaviais e áreas de reflorestamento, as categorias Master, Graduados e Turismo percorrerão 180 km com piso muito liso e passando por mata nativa no entorno do autódromo. “Preparamos muitos desafios para os pilotos mais experientes”, conta Lourival Roldan, diretor de prova do Mitsubishi Motorsports.

Aventura ao ar livre no Mitsubishi Outdoor
Já no rali Mitsubishi Outdoor, que mistura a experiência 4×4 a bordo dos veículos da marca com atividades esportivas e culturais. Os competidores largarão de Jacutinga (MG) e seguirão para uma região repleta de rios, mata nativa e com relevo exuberante. “É uma região belíssima, com muitas estradas de terra, o que tornará a navegação ainda mais importante. Preparamos algumas surpresas para as equipes. Os itens opcionais são mountain-bike, capacete e binóculos”, adianta Fernando Gualberto, diretor de prova do Mitsubishi Outdoor.

Cada etapa é diferente e pode ser feita a partir dos 10 anos de idade. As equipes são compostas por dois carros e até 10 pessoas, e divididas nas categorias Fun e Extreme. Podem participar os modelos 4×4 das linhas L200, Pajero, ASX e Outlander.

“Conheci o rali há alguns anos e cada vez trago mais amigos e familiares. É um tipo de diversão diferente, que não se encontra em outro lugar. Por isso, ficamos ansiosos esperando o calendário sair para programar em que etapas poderemos ir”, comenta Raul Guimarães, da categoria Fun.

No Mitsubishi Motorsports e Mitsubishi Outdoor não há taxa de inscrição e cada carro faz a doação de uma cesta básica de alimentos e seis itens de higiene, que são encaminhados a instituições assistenciais das cidades por onde passa o rali.

Na sexta-feira à noite, véspera da competição, os participantes confirmam sua inscrição, adesivam o carro e participam do briefing, com dicas sobre a prova e aula de navegação para os novatos. No sábado acontece a largada pela manhã. Na chegada ao Autódromo Velo Città, haverá um grande almoço de confraternização e a festa de premiação para os melhores competidores.

Lancer Day e Fun Day
Dois eventos acontecerão exclusivamente na pista do Velo Città. O track day Lancer Day é especial para os proprietários de Lancer Evolution acelerarem seus veículos no autódromo mais moderno do Brasil. Já no Fun Day, prova de regularidade para Lancer, ASX e Outlander, os participantes devem percorrer o traçado dentro de médias pré-estabelecidas.

“É uma oportunidade única de participar de um evento dentro de um autódromo homologado pela FIA com seu próprio carro, mesmo ele não possuindo nenhuma modificação, com total segurança. Além disso, os participantes poderão desfrutar de toda estrutura do local, assistindo as provas que estarão acontecendo”, comenta Bruno Ansara de Abreu, um dos responsáveis pelo grupo Mitsufans.

fonte: assessoria de imprensa da Mitsubishi Motors

Deixe um comentário