Notícias

20º Prêmio FEAC de Jornalismo revela vencedores de edição comemorativa

Compartilhar

Na noite de 05 de dezembro, o Prêmio FEAC de Jornalismo reconheceu as reportagens que melhor representaram a temática proposta em 2017, ano em que a premiação comemora 20 anos de existência: ‘Organizações da Sociedade Civil: solidariedade, voluntariado e bem-estar social’.

A premiação nacionalmente reconhecida levou à disputa 14 categorias. Para a Região Metropolitana de Campinas (RMC) foram oito modalidades – Mídia Impressa, Fotojornalismo, Rádio, TV, Cinegrafista, Assessoria de Imprensa, Produto Universitário e Jornalismo On-line. E de caráter nacional foram seis – Mídia Impressa, TV, Rádio, Jornalismo On-line, Cinegrafista e Fotojornalismo.

Pela Região Metropolitana de Campinas (RMC) os oito vencedores foram: Silvia Perez na categoria Assessoria de Imprensa com a matéria ‘A felicidade de contribuir para a transformação social das pessoas’; José Eduardo Fortes, da Carta Campinas, na modalidade Fotojornalismo com a imagem ‘Grupo ajuda mulheres a se libertarem de situações e relacionamentos destrutivos’; Fernando Evans, do G1 Campinas, com a matéria ‘Ensaios valorizam força e beleza de mulheres amputadas’ pela categoria Jornalismo On-Line; Carlo Carcani Filho, do jornal Correio Popular, levou a premiação dedicada a profissionais de Mídia Impressa com a matéria ‘Uma raquete, uma bolinha’; Giulia Cirilo Silva, da EPTV, pela categoria Televisão com a reportagem ‘Pedro Leonardo conhece voluntários que dedicam o tempo para ajudar o próximo’; Marcelo Ávila, da Band Campinas, na modalidade Cinegrafista com ‘Apadrinhamento Afetivo’; Ana Letícia Lima, da PUC-Campinas, em Produto Universitário com a reportagem ‘A dança inclusiva como forma de terapia e superação’. Na categoria Rádio, Carol Rodrigues da CBN-Campinas foi a grande vencedora da noite com a matéria ‘Suicídio – É hora de falar em prevenção’. Além de ser premiada na modalidade específica, a jornalista levou também o Grande Prêmio Fundação FEAC-Iguatemi Campinas de Jornalismo, dedicado à melhor reportagem dentre as vencedoras em âmbito regional.

Categorias Nacionais

Duas novas categorias figuraram em âmbito nacional: Fotojornalismo e Cinegrafista. Bruno Alencastro, do Zero Hora de Porto Alegre/RS, recebeu o prêmio pela foto ‘O encontro de dois super-heróis’. E Moacir Aragão, da TV Cabo Branco, de João Pessoa/PB, conquistou a premiação graças às imagens da ‘Escola com ensino inovador’. O repórter fotográfico que está em Barcelona, fazendo especialização, por e-mail comemorou a premiação. “Esta foto é muito simbólica para mim, porque é uma imagem que oportunizou uma amizade”. Bruno conta que a fotografia foi feita no Dia das Crianças de 2016, quando o pequeno Viktor Gabriel, que aparece na foto, estava se recuperando de um transplante. O fotógrafo considera que o prêmio também é um presente de Natal que o garoto, que já está 100% recuperado da cirurgia, está lhe dando. “Sinceramente, me orgulha fazer parte deste grupo seleto de premiados, ainda mais nesta edição especial de 20 anos. Vida longa ao Prêmio FEAC de Jornalismo”, exaltou.

Os demais vencedores foram Edison Veiga, do Portal Estadão, com a reportagem ‘A cidade que acolhe’ em Jornalismo on-line. Quem conquistou a premiação de Mídia Impressa foi Alice de Souza, do Diário de Pernambuco, Recife/PE, com a reportagem ‘Um por todos e todos por um’. Na categoria Rádio, Janaina de Oliveira Silva, da Agência Radioweb, de Brasília/DF, foi a vencedora com a matéria ‘Voluntariado altera rumo da criminalidade em favelas’. Lucas Duarte Matos da TV Rede Liberal, de Belém/PA, com a reportagem ‘Sacola Viajante’ completou o rol de vencedor 2017 das categorias nacionais na modalidade Televisão.

A solenidade de premiação recebeu cerca de 200 convidados em uma cerimônia com muitos reencontros, comemorações e diversão. Além da divulgação dos vencedores, outro ponto alto da festa foi um show com muito rock nacional comandado pelo cantor André Frateschi.

Duas décadas de premiação

O Prêmio FEAC de Jornalismo foi criado em 1998, inicialmente com caráter regional.
Desde 2012, quando completou 15 anos, ganhou abrangência nacional. Em duas décadas, o Prêmio se consolidou como uma iniciativa que reconhece a força da imprensa e incentiva e valoriza o jornalismo que aborda diversos aspectos da realidade social. Ao longo dessa trajetória, o Prêmio já reuniu mais de 3,2 mil participantes e distribuiu ao longo dos anos R$ 545 mil.

Leandro Pinheiro, superintendente socioeducativo da Fundação FEAC, ressaltou a importância da iniciativa e o número recorde de inscrições em 2017, que teve mais de 430 participantes. “O objetivo central do Prêmio FEAC é valorizar a função social do jornalismo e incentivar os profissionais de imprensa e veículos de comunicação em abordar os diversos aspectos da realidade social. Nesta edição, a premiação mostrou sua relevância ao receber um número recorde de inscrições de todas as regiões do país”, destacou.

Deixe um comentário