CulturaDestaques

Exposição de arte Chinoiserie abre no dia 27

Compartilhar

Chinoiserie é a mostra das obras da artista Josie Mengai. Vernissage acontece no dia 27 de fevereiro de 2018, às 19 horas, no Piola do Cambuí, com exposição até 31 de março.

Josie, que nasceu em Hong Kong, China, morou em diversos locais e hoje vive no Brasil. Ganhou prêmios, participou de exposições diversas e, em 2017, expôs em Nova Iorque, quando suas obras chamaram atenção pela técnica tão inusitada aplicada à aquarela e pelas cores esfuziantes.

Suas pinceladas revelam precisão nos detalhes, com bordas bem definidas. As imagens são realísticas, resultantes de trabalho muito elaborado, mas mantêm a leveza da aquarela, pois sua compreensão da luz garante a aparência de vitral. O brilho e a nitidez alcançados pela artista dificilmente são vistos em aquarela.

Josie também morou na Amazônia, de onde vem tanta inspiração, desde a delicada flor de hibisco até a feroz onça pintada. As cores brilhantes e vívidas deste País explodem com frequência em suas pinturas. A artista nasceu no Ano Lunar Chinês do Tigre e sua reverência aos felinos impressiona. Ela se inspira na natureza e registra as paisagens, especialmente os reflexos na água, quando captura o espírito dos lugares visitados. São águas, portas, barcos e carros desgastados pelo tempo, flores e felinos selvagens, enfim, facetas diferentes do cotidiano brasileiro.

Segundo a produtora artística e marchand, Lígia Testa, a artista brinca com os efeitos paradoxais de suas imagens, cujos barcos e cordas quase fotográficos refletem-se nas águas de maneira onírica e absolutamente inesperada. “Estamos trazendo 24 obras originais além de gravuras em alumínio, como as expostas em Nova Iorque, e em fineart (impressão e papel importado especiais), assinados de próprio punho pela artista”, complementa Lígia.

SERVIÇO:
Exposição Chinoiserie
Local: Piola, Rua Ferreira Penteado, 146, Cambuí, Campinas/SP.
Vernissage: 27/fev/2018, terça-feira, 19h
Exposição: 28/fev a 31/mar/2018
artista: Josie Mengai
produção artística: Lígia Testa
Entrada Gratuita

Deixe um comentário