Cultura

Livro aborda a influência da família na vida acadêmica dos vestibulandos

Compartilhar

“Aos Pais com Carinho”, escrito pelo historiador Marcus Vinícius de Morais, desvenda a relação pais e filhos nesse período de escolhas

O livro “Aos Pais Com Carinho – Vestibular e Carreira”, escrito pelo professor e historiador Marcus Vinícius de Morais, com a colaboração dos psicólogos Fernanda e Roberto Guimarães, é direcionado às famílias dos estudantes que estão se preparando para os vestibulares com o intuito de fornecer informações relacionadas a esse difícil e importante processo. Seu conteúdo é abrangente e aborda diversas questões relevantes, além de ter uma linguagem simples e acessível que auxilia uma melhor compreensão. Seu lançamento será dia 13 de março, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi Campinas, às 19 horas, com entrada gratuita e aberta ao público.

A obra é a única que trata especificamente deste assunto, voltando-se para os pais e não somente para os alunos. É validada pelo historiador Leandro Karnal, doutor pela Universidade de São Paulo (USP), que escreve sua contra-capa, e por José Alves de Freitas Neto – doutor em História Social pela USP e coordenador da Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares) da Unicamp, que dá sua opinião em uma das orelhas.

Numa convergência de visões pelos seus olhos como pesquisador, professor e aluno, além de ouvinte dos relatos dos próprios estudantes, Marcus esclarece a importância da família nas atitudes do vestibulando em relação às suas decisões, seus métodos de estudo e suas cobranças individuais. “Conhecer bem os filhos e suas mudanças permitirá aos pais avaliar com mais clareza os limites reais da capacidade de cada filho, isto é, até onde podem chegar, quais os progressos que já fizeram e se precisarão de mais estudo e investimento”, afirma ele.

O livro é escrito em formato de crônicas, que aproximam o autor do leitor, e tem citações de importantes nomes como Michel Focault, Friederich Nietzsche, Zygmunt Bauman e Anthony Giddens, além de exemplos históricos, que validam as informações e opiniões fornecidas. “Existem disciplinas, ciências e experiências que podem prover valiosas dicas que os auxiliarão nesse processo, conteúdos que nortearão pais e filhos no infinito mar de opções que enfrentam e que reduzem as chances e o medo de errar”, afirmam Fernanda e Roberto, que agregam ao livro vários boxes de informações a partir da perspectiva clínica e psicológica.

Outros pontos relevantes abordados no livro foram: a alimentação do aluno durante o ano, ou seja, os alimentos que consome, os mitos, os perigos e a frequência de suas refeições; a importância do sono e como uma noite bem dormida influencia diretamente no processo de consolidação da memória; e outros temas como conciliar vestibular, amigos, namoro e festas, além de análises sobre preconceito, racismo e bullying na sala de aula.

“Seja como for, no geral, pais e alunos podem formar uma equipe muito eficiente diante das dificuldades que a vida impõe. (…) O ano preparatório para o vestibular é parte da vida e não a vida toda. Com as mãos estendidas, muitos pais estarão prontos a levantar seus filhos”, conclui Marcus.

A publicação é realizada pela Editora AKRON, do Grupo Pandora Educacional. É seu primeiro lançamento independente, já que até então publicou somente o material educacional fornecido para os cursinhos pré-vestibulares do Grupo, que estão em Limeira, Piracicaba e Jundiaí, e para seu colégio de ensino médio, que também está em Limeira.

Sobre Marcus Vinícius de Morais
Marcus Vinícius de Morais é formado em História Cultural pela Unicamp, onde também cursou o Mestrado e o Doutorado. Seus estudos tiveram como foco a história da América Latina. Leandro Karnal e José Alves de Freitas Neto foram respectivamente os seus orientadores. Além de pesquisador e palestrante, é professor de cursos pré-vestibulares há cerca de vinte anos.

Participou da publicação de obras como “História na Sala de Aula”, “Novos Temas nas aulas de História” e “História dos EUA: das origens ao século XXI”. Foi também autor de livros como “Eles Formaram o Brasil” e “Hernán Cortez”, além da publicação de diversos artigos científicos em revistas acadêmicas.

Serviço:
Lançamento do livro: Aos Pais com Carinho – Vestibular e Carreira
Local: Livraria Cultura, Shopping Iguatemi Campinas (Av. Iguatemi, 777 – Vila Brandina, Campinas – SP, 13092-902)
Data: 13/03/2018
Horário: 19h
fonte: texto Vira Comunicação

Deixe um comentário