CulturaGastronomiaNotícias

III Feirata acontece neste domingo, dia 1º, na Mata de Santa Genebra

Compartilhar

Neste domingo, dia 1º de julho, acontece mais uma edição da Feirata – A Feira da Mata. O evento, promovido pela Fundação José Pedro de Oliveira e em comemoração do seu 37º aniversário, está na sua terceira edição com uma programação para toda a família. Das 8h às 16h, acontecerão diferentes atividades, como escalada em árvore, Dia do Descarte, coleta de óleo de cozinha, aula de yoga e zumba, oficinas, teatro, visita ao borboletário, apresentação musical e muito mais.

No local, também haverá praça de alimentação e feira de alimentícios; feira de produtos orgânicos, feira de artesanato e exposições e negócios em meio ambiente.

Quem quiser participar deve ficar atento às atividades que exigem inscrição prévia ou no local.

Caminhada Fotográfica
Outra atividade que está com inscrições abertas é a Caminhada Fotográfica. O evento será às 13h. Para se inscrever, basta acessar a página da Fundação (www.fjposantagenebra.sp.gov.br).

A atividade inclui caminhada e trilha que de cerca 1,5 km por dentro da Mata e 3,5 km pelo entorno. Monitores e fotógrafos do Grupo de Fotografia da Natureza acompanharão o grupo por todo o percurso. Os participantes conhecerão a Mata de Santa Genebra sob o olhar destes apaixonados pelas belezas da natureza e receberão algumas dicas de fotografia. Embora não seja obrigatório, os participantes podem levar máquinas fotográficas e outros equipamentos para registro de imagens.

Caminhada nas Trilhas da Mata
Passear pela trilha da Mata, aproveitando o clima do local também é uma boa opção dentro da programação da Feirata. A atividade, que tem duração de 2 horas, tem saída prevista para as 13h30. Por ter vagas limitadas, os interessados devem se inscrever no site da Fundação (www.fjposantagenebra.sp.gov.br). Durante o trajeto de cerca de 5 km, os participantes terão a oportunidade de conhecer a história e a biodiversidade da Unidade de Conservação, que é considerada a maior floresta urbana da Região Metropolitana de Campinas.

Oficinas de pintura com tintas naturais em tecido
Esta atividade tem como proposta a reflexão sobre conceitos de sustentabilidade por meio da experimentação com tintas naturais, obtidas de vegetais (café, urucum, açafrão, jenipapo etc) e de minerais (argilas coloridas). As inscrições serão feitas no local, por ondem de chegada, e custam R$ 10,00.

Oficina de abelhas nativas
Ministrada por Adriana Tiba e Júlio Pupim, ceramistas e criadores de ovelha, a oficina visa oferecer uma introdução ao conhecimento sobre as abelhas e ensinar como construir ninhos utilizando materiais naturais e fáceis de serem coletados. A ideia é que as pessoas se tornem criadoras de abelhas nativas nos próprios quintais e perpetuar a espécie de forma consciente. São 20 vagas e as inscrições serão feitas no local. A oficina será realizada das 14h às 16h, no auditório da Fundação José Pedro de Oliveira.

Para conferir a programação completa basta acessar a página da Fundação José Pedro de Oliveira (www.fjposantagenebra.sp.gov.br).

Deixe um comentário