CulturaNotícias

SESI Campinas recebe a IV Mostra de Música Erudita

Compartilhar

Os grupos Camerata Darcos, Lyric Suite Ensemble e Escalandrum compõem a programação, além da participação especial de abertura com a Camerata do Núcleo de Música do SESI-SP – Jundiaí. Os espetáculos gratuitos acontecem do dia 22 a 29 de agosto.

Do tradicional ao contemporâneo, a quarta Mostra SESI-SP de Música Erudita levará à capital e ao interior espetáculos repletos de encanto e emoção. O SESI Campinas Amoreiras está entre as 16 unidades que sediarão as apresentações, entre elas a do Camerata Darcos, Lyric Suite Ensemble e Escalandrum.

Os shows gratuitos acontecem do dia 23 a 25 de agosto, quinta e sexta, às 15h (aula-concerto) e às 19h30, e sábado, às 19h30, com abertura inédita do Núcleo de Música do SESI-SP – Jundiaí. Os ingressos estão disponíveis para reserva no sistema Meu SESI, no site www.sesisp.org.br/meu-sesi, ou retirados na secretaria do SESI Amoreiras: horário de funcionamento para retirada de ingressos: quartas e quintas das 8h às 19h30 – sextas e sábados das 8h às 16h (EXCETO FERIADOS).

Assim como outros projetos do SESI-SP, a Mostra vem com a proposta de difundir o gênero por todo o Estado de São Paulo e democratizar o acesso à cultura. A programação investe na diversidade da expressão artística para formar público para a música erudita. Durante as apresentações, há a oportunidade de aproximar a plateia dos artistas durante um bate-papo. Nele, os grupos compartilham as singularidades do gênero, o processo de composição e outros elementos sobre as obras, despertando, assim, o interesse até mesmo naqueles que não dominam o assunto.

A novidade deste ano fica por conta do Orquestrando São Paulo e do Núcleo de Música do SESI-SP, responsável pela abertura dos espetáculos. Resultado de um projeto do SESI-SP que capacita profissionais de pequenas cidades para disseminar a música e o acesso à cultura, as orquestras de cada município darão início às apresentações nas unidades. O Núcleo de Música, por sua vez, forma profissionais por meio de cursos livres e gratuitos de Iniciação Instrumental. No SESI Campinas Amoreiras, a Camerata do Núcleo de Música do SESI-SP – Jundiaí encantam a plateia ao dar vida à clássicos do gênero.

Serão 100 apresentações gratuitas, cujo objetivo é aproximar o público da música erudita, muitas vezes distante da população. Para isso, a mostra conta com os principais representantes do gênero no Brasil e no mundo, como o clássico tango argentino de Escalandrum, a modernidade da Família Lima e a sensibilidade para o piano do concertista Marcelo Bratke.

Em uma atmosfera envolvente, a IV Mostra de Música Erudita propõe uma viagem pela obra de grandes compositores, como Bach, Debussy, Pixinguinha, Beethoven, Villa-Lobos, Caymmi e Astor Piazzola. Serão quatro séries para contemplar a sonoridade única de cada autor: História da MúsicaCompositores NacionaisA Música pelo Mundo e Crossover.

Enquanto Compositores Nacionais contempla o repertório original dos principais músicos eruditos brasileiros, a série A Música pelo Mundo explora a obra de diferentes países e sua importância para o gênero como um todo. História da Música, por sua vez, propõe uma viagem pelas canções que marcaram época e compõem, até hoje, o cenário clássico erudito. Já Crossover é uma mescla entre o tradicional e o contemporâneo, ressaltando o diálogo existente entre o erudito e outras vertentes musicais.

Os grupos

Camerata Darcos
Clássicos Populares

23 de agosto quinta, 15h e 19h30

Em performance interativa, orquestra traduz o gênero erudito para diferentes públicos

Fundada pelo violinista Paulo Paschoal em 2004, a Camerata Darcos surgiu com o objetivo de levar a música clássica para todos. Com um tom envolvente, o show mescla grandes composições à interatividade com a plateia, por meio de diálogos e conexões espontâneas. Durante a performance, os músicos da orquestra apresentam histórias e informações sobre os compositores e os instrumentos, atraindo, assim, a atenção de ouvintes cada vez mais curiosos.

No concerto, a Camerata Darcos reúne os maiores sucessos do erudito para traduzir a essência desse gênero em uma experiência única, como As Quatro EstaçõesToccata e FugaCarmen e 5º Sinfonia.

Lyric Suite Ensemble
Lyric Suite e Concerto para Vibrafone e Orquestra

24 de agosto, sexta, 15h e 19h30

Uma jornada às raízes do jazz com arranjos da música de concerto

Lyric Suite, sexteto formado por um quarteto de cordas e músicos que tocam vibrafone e piano, propõe uma visita às obras de Chick Corea e Edmundo Villani-Côrtes. Esses compositores se destacaram pelo lirismo das canções, além de serem os pioneiros a destacar a sonoridade do vibrafone – uma espécie de ‘teclado’ feito com placas de metal, cujos ressoadores possuem uma vibração única.

Neste show, o grupo apresenta duas peças de grande importância no cenário musical do século XX: Lyric Suite (1983), com sete melodias, e Concerto para Vibrafone e Orquestra (1998), com três melodias. A performance ressalta a autêntica parceria entre o piano e o vibrafone, que, juntos, dão luz a uma nova perspectiva sobre a música erudita.

Escalandrum
Escalandrum: Clássico e Barroco

25 de agosto, sábado, às 19h30

Grupo argentino de grande sucesso com os clássicos de Piazzolla, apresenta novidades de um dos seus mais recentes trabalhos: o álbum SESIONES ION, com Mozart e Ginastera.

Há mais de 20 anos na estrada, o Escalandrum conquistou o mundo com a sonoridade autêntica que une diferentes ritmos em uma única essência. A receita para tamanho sucesso é uma mistura entre jazz e o tango, além de importante herança musical, já que o grupo foi criado pelo baterista Daniel “Pipi” Piazzolla, neto do bandoneonista e compositor argentino Astor Piazzolla.

Neste show, o público será envolvido por composições autorais e arranjos clássicos do gênero erudito, como Preludio No. 1,Lacrimosa e Danza de La Moza Donosa. Além de prestar uma homenagem à tradicional música clássica, o grupo toca músicas do álbum Sesiones Ion, interpretando clássicos de Mozart e Ginastera.

Escalandrum venceu por três vezes os prêmios mais importantes da música na Argentina: o Prêmio Gardel, como melhor álbum de jazz e álbum do ano; e o aclamado Gardel de Ouro, por sua trajetória.

IV Mostra SESI-SP de Música Erudita

Em sua quarta edição, a Mostra SESI-SP de Música Erudita segue com o propósito de apresentar grandes instrumentistas, interpretando os mais diversos compositores de períodos diversos, assim como formações diferenciadas e inusitadas, nesse novo conceito Erudito, no qual as linhas tênues de períodos e linguagens são entrelaçadas com graça e requinte.

Os espetáculos acontecem em 16 cidades, na ocasião os artistas dialogam com o público em diversos momentos sobre o processo de composição, repertório, estilo, período histórico, instrumentação e outros assuntos ligados ao trabalho dos artistas, repertórios e compositores. Cada cidade receberá três séries temáticas: Compositores Nacionais, História da Música, A Música pelo Mundo e Crossover.

A programação diversificada mescla várias vertentes eruditas, do tradicional às diferentes formações instrumentais da música de concerto. 

SERVIÇO

IV Mostra SESI-SP de Música Erudita

Local: SESI Teatro do SESI Campinas (Amoreiras) – Av. das Amoreiras, 450, – (Entrada pela Rua Francisco de Assis Iglesias s/n) Parque Itália – Campinas/SP

Datas e horários: 23 a 24 de agosto, quinta e sexta, às 15h (aula-concerto) e às 19h30 (apresentação), sábado, às 19h30

Capacidade: 361 lugares 08 para cadeirantes

Classificação indicativa: livre

Gênero: Música Erudita

Informações: (19) 3772-4100 – caccampinas1@sesisp.org.br

Deixe um comentário