Gastronomia

Nasce um brewpub em Campinas

Compartilhar

Cervejaria Garimpero, em Barão Geraldo, representa um dos poucos brewpubs do país; formato garante cervejas mais saborosas, frescas e variadas.

O bar que fabrica e vende sua própria cerveja num mesmo local – e apenas ali – é chamado de brewpub. E, agora, Campinas tem um: é a cervejaria Garimpero, localizada na avenida Santa Isabel em Barão Geraldo.

Nos Estados Unidos, existem aproximadamente 2.250 brewpubs, segundo dados da Brewers Association. Já no Brasil são pouquíssimos, uma vez que a maioria dos estabelecimentos não se enquadra na definição e têm dificuldade em obter toda a documentação necessária junto a órgãos regulatórios.

Apesar dos desafios por trás do conceito, quatro amigos de infância, que cresceram em Barão Geraldo, conceberam o projeto que teve início em 2011, quando começaram a produzir as primeiras cervejas como hobby, dentro de um apartamento em São Paulo. Erikson Hoff (médico, 30), Ícaro Sampaio (engenheiro e mestre cervejeiro, 32), Filipe Falcã(arquiteto e empresário, 30) e Marcos Barros (médico, 30) são os sócios responsáveis pela Garimpero – um dos poucos brewpubs do país. “Sendo um brewpub, podemos focar exclusivamente no cliente final. Como não há intermediários nessa cadeia, o olhar é totalmente voltado para quem se senta no nosso balcão”, afirma Falcão.

Mas, executar esse novo modelo de produção não foi simples. Quando inaugurou, em março deste ano, a produção ainda acontecia em uma cervejaria externa, enquanto o segundo andar do espaço passava por adequações e recebia seus próprios tanques e equipamentos. Para funcionar oficialmente como um brewpub, foi preciso investir e atender às exigências de órgãos como o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e Prefeitura de Campinas.

As dificuldades encontradas não se refletiram na oferta de cervejas próprias da Garimpero. Em apenas 7 meses de vida, 19 cervejas diferentes já foram produzidas e comercializadas – todas criações próprias, com receitas exclusivas do mestre cervejeiro Ícaro Sampaio. A chegada dos equipamentos e a produção in loco, que se iniciou em outubro, trouxe perspectivas ainda melhores. “A tendência é que o número de receitas cresça exponencialmente daqui em diante, já que tudo acontece aqui mesmo, com mais praticidade, flexibilidade e liberdade criativa”diz Ícaro, que deixou para trás a vida de engenheiro civil para se especializar e se dedicar totalmente à atividade de mestre cervejeiro.

Hoje, os frequentadores da Garimpero encontram oito torneiras de chopp, que são servidos em copos (250 ou 500ml) ou em jarras de 1 litro. Existe também a possibilidade de se levar a cerveja para casa, em growlers pet de 1 litro.  Os estilos mudam diariamente, dependendo da  produção,época do ano e criatividade do mestre cervejeiro. Além das cervejas, estão disponíveis quatro drinks, mix de castanhas e dois tipos de empanadas. Água gelada, como manda os bons costumes, é cortesia da casa. Todos os dias, um food truck diferente estaciona na calçada da frente para atender a clientela.

A agenda da semana, com as cervejas e food trucks, é divulgada nas redes sociais (@cervejariagarimpero). Cada visita é uma experiência diferente por causa da rotatividade das cervejas e dos trucks. Além disso, pensamos no ambiente para ser um lugar confortável, descontraído… Um lugar que nós mesmos gostaríamos de frequentar”, comenta Hoff.

O novo brewpub fica localizado na avenida Santa Isabel, no distrito universitário de Barão Geraldo, e tem um ambiente interno acolhedor e duas agradáveis áreas ao ar livre. A personalidade do local é reforçada por itens como banquetas e mesas feitas sob medida pelo estúdio Lavi Design,objetos de arte e fotografias do acervo pessoal dos proprietários, e até um estiloso sofá chesterfield, comprado de um estúdio de rock paulistano, cheio de histórias. Uma mesa de shuffleboard (jogo de mesa que se assemelha ao curling) e um jogo de dardos garantem entretenimento e interação entre os frequentadores do bar.

Os amigos, e hoje também sócios, se revezam atrás do balcão às quintas, sextas e sábados – dias em que a casa abre ao público. No quarteto, três membros têm exigentes atividades profissionais paralelas que vão além da produção cervejeira: dois são médicos e um é empresário. Rotina pesada? Nem tanto, quando existe um propósito materializado. Todos concordam que a Garimpero é a “cara” deles: da elaboração dos drinks àreceita das empanadas, passando pelas postagens nas redes sociais e trilha sonora, tudo é feito por eles próprios. “Esse é um local real, de personalidade. Me orgulho muito da atmosfera que conseguimos trazer ao bar, porque ela reflete quem somos. Existe muito de nós quatro aqui. Além disso, estamos sempre presentes, o que cria uma relação de proximidade com os frequentadores do bar. E isso não se encontra facilmente”,revela Marcos.

Cervejas frescas e inovadoras feitas no próprio local de maneira artesanal. Ambiente extremamente agradável, com personalidade, mas sem afetações. Não faltam motivos para uma visita ao novo brewpub de Campinas. Vida longa à cervejaria Garimpero!

3 MOTIVOS PARA IR A UM BREWPUB:

•       Frescor 

Já que tudo acontece no mesmo local, o tempo entre produzir e consumir é muito menor em comparação a cervejarias e bares – de zero a 30 dias. Assim, os sabores não se perdem.

•       Qualidade

A qualidade da cerveja é superior, uma vez que o líquido não sofre com obstáculos como o chacoalhar do transporte ou a alternâncias de temperatura. Os efeitos logísticos interferem na qualidade da bebida.

•       Variedade

Os clientes vão encontrar sempre mais variedade de cervejas. Como o foco da produção não é alcançar grandes escalas, é possível produzir mais vezes, garantindo a rotatividade.

Cervejaria Garimpero |@cervejariagarimpero

Avenida Santa Isabel 462, Barão Geraldo – Campinas (SP)

Quintas, das 17h às 00h30; sextas, das 17h às 01h30; sábados, das 12h às 01h30

Deixe um comentário