Cultura

Palestra aborda a influência dos 20 anos da Globo Filmes no audiovisual brasileiro

Compartilhar

Pesquisadora aponta estratégias da empresa, como o superaproveitamento de conteúdos, e estimula o debate sobre o papel dos meios de comunicação

No dia 24 de novembro, às 17h, a prof. doutora Juliana Sangion ministrará a palestra “O impacto da Globo Filmes nas relações entre cinema e TV”, em Campinas.

O evento é um convite à reflexão a respeito do impacto da criação da Globo Filmes, que completa 20 anos em 2018, e ocorre por ocasião do lançamento do livro “Vale a pena ver de novo?”. Nele, a pesquisadora apresenta um panorama do audiovisual brasileiro no período entre 1998 e 2018 e, a partir de dados oficiais do setor, entrevistas e análise de filmes e programas televisivos, avalia as implicações da entrada da maior emissora de televisão do país no mercado cinematográfico.

Segundo a autora, “a criação da Globo Filmes e seu modelo de negócios teve forte impacto na produção cinematográfica nacional. Investigar essa situação após duas décadas torna-se crucial para discutir a circulação de narrativas dominantes em uma indústria tão concentrada como a do audiovisual”.

Como a Rede Globo explora, na televisão, o conteúdo produzido para o cinema e vice-versa? De que maneira a Globo promoveu profissionais da emissora na direção de seus filmes? Essas são algumas das perguntas que nortearam a pesquisa de Juliana Sangion. Para ela, “o tema estimula a refletir sobre o papel dos meios de comunicação e das indústrias do entretenimento nas disputas culturais e ideológicas, e a pensar novas possibilidades e alternativas na produção de bens simbólicos”.

Sobre a palestrante

Juliana Sangion é doutora em Multimeios pela Unicamp, na área de Cinema Brasileiro. Máster em Comunicação Institucional pela Universidade Autônoma de Barcelona. Lecionou no departamento de comunicação do Centro Internacional de Estudos Universitários de Barcelona (IUSC). É docente da PUC-Campinas, em disciplinas das áreas de audiovisual, documentário e telejornalismo; e professora convidada da especialização em Jornalismo Científico do Labjor-Unicamp.

Serviço

Palestra “O impacto da Globo Filmes nas relações entre cinema e TV”

24/11/2018, às 17h

Livraria Leitura do Parque D. Pedro Shopping – Campinas/ SP

Deixe um comentário