CulturaDestaques

LUME Teatro abre parte de seu acervo à comunidade

Compartilhar

Através de projeto contemplado pelo PROAC-SP, foi possível digitalizar e disponibilizar arquivos do grupo para consulta

O grupo teatral campineiro LUME Teatro, núcleo de pesquisas teatrais ligado à Unicamp, que há 33 anos realiza espetáculos, pesquisas e intercâmbios por todo o mundo, abrirá parte de seu arquivo para consulta de artistas, estudantes e comunidade em geral. Através de projeto contemplado pelo PROAC – SP – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo, foi possível realizar um amplo projeto de digitalização de periódicos e materiais de divulgação, como folders, programas e cartazes. Também serão disponibilizados para consulta vídeos, fotos e áudios de processos e pesquisas. “O público interessado poderá ter contato com a trajetória do grupo, como se dão as mudanças nas pesquisas, espetáculos e atores ao longo do tempo. O objetivo é mostrar o que há de mais experimentado, trabalhado e transformado ao longo de tantos anos”, ressalta Raquel Scotti Hirson, atriz do grupo e coordenadora do projeto.

Raquel explica ainda que este lançamento abarcará parte deste arquivo, ou seja, materiais das décadas 80, 90 e início dos anos 2000, que serão disponibilizados para consulta em sítio virtual. “O que o público poderá ver agora é a potência dessa plataforma. Em etapas posteriores será possível disponibilizar também os materiais mais atuais, já produzidos em formato digital e acondicionados em rede interna do Lume”, coloca. O site com o conteúdo digitalizado estará disponível pelo endereço  http://arquivo.lumeteatro.com.br , a partir da segunda quinzena de dezembro de 2018.


Espetáculo Parada de Rua, apresentação na Bolívia em 1999, foto de Giandomenico Tono.

Sobre o Site do Arquivo

Neste primeiro momento, os visitantes do site terão acesso a dois pilares de sustentação do arquivo: o pilar de pesquisa e o pilar de ações artístico-pedagógicas. No pilar de pesquisa, o público terá acesso às investigações dos atores no cenário artístico, que inclui os processos de experimentação, criação e concepção de espetáculos sem a presença de espectadores. Será possível entrar em contato também com as pesquisas de campo do grupo e conhecer os procedimentos técnicos de treinamento cotidiano voltados ao corpo do atuador, que é uma das marcas registradas do LUME.


Espetáculo Kelbilim, apresentação em Campinas em 2002, foto de Tina Coelho.

O segundo eixo vai abrir o acesso às pesquisas do cenário formativo. Aqui o público poderá conhecer como funciona a construção de demonstrações práticas de trabalho e dinâmicas ligadas aos procedimentos formativos. O site mostrará ainda um terceiro eixo do trabalho do LUME Teatro, o das questões conceituais relativas aos cenários artísticos e formativos, tanto em suas inserções mais abrangentes como nas possíveis conexões interdisciplinares no campo da cultura e dos estudos sociais, políticos, históricos, antropológicos, filosóficos e linguísticos, além de buscar intersecções com a área da saúde.

No segundo pilar estarão as ações artístico-pedagógicas, divididas em importantes eixos como apresentação de espetáculos artísticos, apresentação de demonstrações técnicas e desmontagens, projetos especiais, direções artísticas, participação em eventos com cursos de curta duração, assessorias e orientações artísticas, entre outros.

Para além do projeto de digitalizar e abrir para consultas em site, o LUME Teatro também possui em sua sede, em Barão Geraldo (Campinas-SP) um amplo arquivo físico de fotos, vídeos, áudios, documentos, materiais de divulgação e imprensa. Este material também é disponibilizado aos interessados, somente em visita presencial à sede do grupo.



Espetáculo Valef Ormos, apresentação em 1992. Foto de Tereza Dantas.

Sobre o LUME Teatro

O LUME – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da UNICAMP é um núcleo de pesquisa da arte do ator, formado por sete atores-pesquisadores, que possui repertório diversificado de teatro físico, espetáculos em grupo, solos, e intervenções de grande dimensão ao ar livre com a participação da comunidade.

Toda essa extensa variedade de trabalho mantém sua coesão através da marcante e vigorosa metodologia de treinamento desenvolvida pelos atores. Ganhou o Prêmio Shell 2013 como reconhecimento de uma pesquisa continuada ao longo de anos.

Em 2015 o grupo completou 30 anos de continuidade dos trabalhos com o mesmo núcleo de pesquisadores e mais de duas décadas em sua sede fixa localizada na cidade de Barão Geraldo, distrito de Campinas-SP.

Em 2014 realizou a grande intervenção ao ar livre “Perch: uma celebração de voos e quedas”, parceria internacional do LUME Teatro com grupos da Austrália e Escócia, que reuniu mais de 200 artistas em cena e trouxe para o centro de Campinas um público de mais de 20 mil pessoas.

Ao longo destes 33 anos, tornou-se conhecido e viajou para 27 países, tendo atravessado quatro continentes, desenvolvendo parcerias especiais com mestres da cena artística mundial.

O grupo possui atualmente 12 espetáculos em cartaz e difunde sua arte por meio de oficinas, demonstrações técnicas, intercâmbios de trabalho, trocas culturais, assessorias, reflexões teóricas e projetos itinerantes, que celebram o teatro como a arte do encontro.

Álvaro da Silva Júnior

Jornalista, Fotógrafo e profissional de Marketing e Comunicação Integrada.

Deixe um comentário