CulturaDestaques

Festival de Música Contemporânea Brasileira homenageia Ernani Aguiar e Guinga

Compartilhar

Fonte e texto: Assessoria de Imprensa

Com atividades musicais gratuitas e abertas ao público, FMCB 6 acontecerá em Campinas de 26 a 30 de março

A sexta edição do Festival de Música Contemporânea Brasileira homenageia dois dos mais importantes compositores brasileiros: Ernani Aguiar e Guinga.

Serão cinco dias de atividades gratuitas, abertas a toda a comunidade e que, além de enfatizar a presença dos homenageados, buscam também valorizar a música contemporânea brasileira e promover a interação entre público, pesquisadores e artistas.

Pelo quarto ano seguido, o Festival conta com o apoio do Instituto CPFL, reforçando uma parceria que acontece desde a terceira edição do FMCB. Plataforma de investimento social do Grupo CPFL, o Instituto CPFL é um dos principais incentivadores da produção e da difusão da cultura brasileira, mantendo desde 2003, em Campinas, um programa regular, e com entrada gratuita, de música contemporânea.

Outros parceiros que se mantém como colaboradores fiéis do FMCB são: a Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Unicamp, a Secretaria de Cultura de Campinas e também a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas.

Durante os cinco dias de Festival, os participantes terão uma oportunidade de interagir com os compositores homenageados. Além do bate-papo no concerto de abertura, no qual o público pode fazer perguntas diretamente aos compositores, também serão oferecidos concertos nos quais as suas obras serão executadas e, posteriormente, comentadas.

Seguindo a tradição do FMCB de democratizar oportunidades e diminuir as fronteiras entre a universidade e a comunidade em geral, as propostas de Apresentações Artísticas e Comunicações Orais selecionadas serão apresentadas e teremos também duas mesas-redondas nas quais as reflexões sobre as vidas e as obras dos compositores homenageados serão aprofundadas.

Além disso, neste ano, o público do Festival poderá ouvir Guinga tocar junto à Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC) e Ernani regendo-a ao interpretar uma de suas obras.  

Haverá também uma Mostra Musical Beneficente no Centro Infantil Boldrini, em Campinas, e a distribuição de mudas no concerto que encerra o Festival.

Todas as atividades serão registradas e disponibilizadas gratuitamente na internet, servindo como acervo e documentação da cultura contemporânea imaterial e potencializando, assim, o alcance de público do projeto como um todo.

Serviço:

Data: 26 de março: evento fechado Hospital Boldrini

Data: 27 de março
Bate-papo compositores homenageados & Concerto Quinteto da Paraíba
Local: Instituto CPFL
Horário: 20h
Entrada gratuita, com retirada de ingressos (2 por pessoa) a partir das 19h

Data: 28 de março
Congresso sobre Guinga
Local: Auditório do Instituto de Artes, Unicamp
Horário: 10h30 – Entrada gratuita

CONCERTO COMENTADO POR ERNANI AGUIAR
COM CORO CONTEMPORÂNEO DE CAMPINAS
E UNICAMP CELLO ENSEMBLE
Local: Teatro Castro Mendes
Horário: 20h
Entrada gratuita com disponibilização prévia de ingressos no Sympla
ou com retirada no local no dia do evento, a partir das 19h. Limite de dois
ingressos por pessoa.

Data: 29 de março
Congresso sobre Ernani Aguiar
Local: Auditório do Instituto de Artes, Unicamp
Horário: 13h – Entrada gratuita

CONCERTO COMENTADO COM GUINGA
& MÔNICA SALMASO
Local: Teatro Castro Mendes
Horário: 20h
Entrada gratuita com disponibilização prévia de ingressos no Sympla ou com retirada no local no dia do evento, a partir das 19h. Limite de dois
ingressos por pessoa.

Data: 30 de março
CONCERTO COM ERNANI AGUIAR, GUINGA &
ORQUESTRA SINFÔNICA MUNICIPAL DE CAMPINAS
Maestro Ricardo Bologna
Local: Teatro Castro Mendes
Horário: 20h
Entrada gratuita com disponibilização prévia de ingressos no Sympla ou com retirada no local no dia do evento, a partir das 19h. Limite de dois
ingressos por pessoa.

Álvaro da Silva Júnior

Jornalista, Fotógrafo e profissional de Marketing e Comunicação Integrada.

Deixe um comentário