Cultura

Projeto ‘Baú das Artes’ beneficiará mais de 500 crianças em Campinas

Compartilhar

Fonte e texto: Assessoria de Imprensa

Começa no próximo dia 24 um novo ciclo do projeto Baú das Artes, que em 2019 contempla 5 Organizações da Sociedade Civil da cidade de Campinas.

Ativa desde 2011 a partir de parcerias com empresas, instituições públicas ligadas à educação e municípios, a iniciativa beneficia crianças de 6 a 11 anos, com da capacitação de profissionais para apoio ao desenvolvimento de habilidades sócio emocionais e doação de materiais, como livros infantis, jogos educativos, brinquedos, fantasias e até instrumentos musicais contidos num colorido e lúdico baú.

Neste ano, as instituições que receberão as ações do projeto são a Casa de Maria de Nazaré (Unidade III – Casa Hosana), Associação de Assistência Social São João Vianney (Unidade II – Casa Marcondes), Serviço Social Nova Jerusalém (Espaço Crescer e Vencer), Núcleo Ação Social – NAS e Centro Social Bertoni.

A primeira etapa do projeto promove um ‘encontro de sensibilização’, que contempla apresentação de diretrizes e roda de conversa para os pais e a comunidade. Os eventos de sensibilização contarão ainda com oficinas ludo-educativas para crianças e famílias. Na ocasião é estabelecido o primeiro contato entre os beneficiários e o acervo do baú, criado para permitir ao educando acesso lúdico a seus afetos, sensibilidade e raciocínio para construção de saberes variados.

No decorrer do ano serão realizados quatro encontros de formação de educadores, com duração de 8 horas cada, em oportunidades em que será explorada a utilização do kit a partir de metodologias lúdicas e educativas para introdução de temas transversais contidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais, que são ‘Meio Ambiente’, ‘Sexualidade’, ‘Ética’, ‘Trabalho e Consumo’, ‘Saúde’ e ‘Pluralidade Cultural’.

Adicionalmente às formações será realizado acompanhamento pedagógico sistemático, com visitas técnicas semanais às OSCs. Na conclusão do ciclo anual será realizado um evento final de celebração do projeto, reunindo todas as instituições contempladas ao longo do ano.   

O processo metodológico que dá origem ao conteúdo do baú é a Aprendizagem Baseada em Projetos, que envolve o educando em pesquisa e investigação na busca de soluções para problemáticas pré-concebidas. Cada kit contém Um Manual do(a) Educador(a) e seis Cadernos de Atividades, que orientam o uso dos materiais do Baú pelos educadores.

Para o diretor da Evoluir que é uma empresa especializada em desenvolver conteúdos e metodologias educacionais inovadoras, Fernando Monteiro,  o projeto contempla um dos grandes objetivos da empresa, que é o fomento à educação por meio da atividade lúdica: “O Baú das Artes é um recurso pedagógico baseado nos conceitos do aprender brincando e da geração de senso crítico autônomo, destinado ao desenvolvimento de formas de expressão, reconhecimento do outro e socialização, criatividade, leitura e habilidades manuais da criança”, explica.

O projeto, desde sua primeira edição, já contemplou mais de 700 escolas ao redor do país, mostrando índices muito positivos perante alunos e educadores. Em 2018, o projeto esteve nas cidades de Itatiba e Pindamonhangaba, no Estado de São Paulo, além dos municípios de Rio Grande (RS) e Camaçari (BA).

 Programação: 

24/04 (quarta-feira): Núcleo de Ação Social, das 13h00 às 16h30 / NAS – Rua Nossa Senhora da Assunção, 1.151 – Real Parque

25/04 (quinta-feira): Casa de Nazaré, das 18h00 às 21h00 / Unidade III – Casa Hosana – Rua Benedito Etelvino Alexandre, 353 – Cidade Satélite Íris I

27/04 (sábado): João Vianney, das 8h30 às 12h00 / Unidade II – Casa Marcondes – Rua Francisco Bianchini, 1.119 – Vila Georgina

04/05 (sábado): Centro Social Bertoni, das 9h00 às 12h30 / Centro Social Bertoni – Rua Maestro Jaime Lopes Diniz, 66 – Jardim Nova Europa

06/05 (segunda-feira): Centro Social Nova Jerusalém, das 15h30 às 17h30 (crianças) e 19h00 às 20h30 (pais) / Espaço Crescer e Vencer – Rua Presidente Alves, 1.252 – Jardim das Paineiras (crianças) e 19h00 às 20h30 (pais)

Álvaro da Silva Júnior

Jornalista, Fotógrafo e profissional de Marketing e Comunicação Integrada.

Deixe um comentário