Cultura

Inscrições abertas para apresentação do 100 Violas

Compartilhar

Fonte: Assessoria de Imprensa

No mês de maio, a tradicional Roda de Viola do Sesc Campinas ganha uma versão ampliada, intitulada “100 Violas”, na qual os participantes e professores dos Encontros de Viola convidam músicos amadores e profissionais para tocar coletivamente um repertório da cultura caipira. Uma roda com 100 violeiros vai animar os admiradores de música caipira no sábado (25), às 16h.

Atividade que acontece desde 2016, as Rodas de Viola são formadas por integrantes do Encontro de Viola Caipira, um grupo que se reúne todo sábado para trocar experiências, ampliar o repertório e praticar a música caipira de raiz. Começou como um encontro tradicional de violeiros. Dez, quinze, vinte, talvez. Eles chegavam discretos, ocupavam uma sala e, ali, ensinavam e aprendiam notas, melodias e compassos. Os que não sabiam tocar, queriam aprender. Os que sabiam pouco queriam mais e os mais experientes compartilhavam vivências para cada vez mais pessoas aparecerem para tocar junto. Assim, o grupo se consolidou.

Hoje são 40 violeiros que, todo sábado, desde 2016, encontram-se aqui no Sesc Campinas. São homens, mulheres, jovens e velhos que de vez em quando derrubam paredes e formam uma grande roda musical. E é nesse tocar coletivo cheio de vida, história e encanto, que surge o Encontro “100 Violas” – um convite aos violeiros amadores e profissionais para tocar junto a música caipira de raiz, que está em nossas memórias de infância e na lembrança da roça, onde o avô acordava às 4h da manhã e ligava o rádio enquanto sentíamos o cheiro de terra molhada.

Para participar é necessário possuir uma viola caipira 10 cordas; saber tocar viola, mesmo que no nível iniciante; ser maior de 16 anos: e executar o repertório proposto. Para os que desejam apenas assistir, a entrada é franca e não é necessária inscrição. O repertório é composto por 12 músicas tradicionais da cultura caipira. São obras fáceis de tocar, até mesmo para quem está no nível iniciante.

Serviço

Dia 25/5

Sábado, das 16h às 17h30. Ginásio.  Grátis.

Para tocar conosco inscrição no link: bit.ly/100violas 

Para os que desejam apenas assistir, não é necessária a inscrição.

Álvaro da Silva Júnior

Jornalista, Fotógrafo e profissional de Marketing e Comunicação Integrada.

Deixe um comentário