DestaquesNotícias

FJPO assina convênio para implantação de Meliponário em homenagem a Paulo Nogueira Neto

Compartilhar

Autor: Álvaro da Silva Júnior

Atividade faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente

A Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO) e a Associação de Meliponicultores do Estado de São Paulo (AMESAMPA) assinam no próximo dia 5 de junho um Termo de Cooperação Técnica para a implantação de um meliponário modelo na Arie Mata de Santa Genebra. Meliponários são coleções de colmeias de abelhas sem ferrão. Na Mata, o espaço será chamado de Paulo Nogueira Neto, ambientalista brasileiro.

A atividade faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente (SEMEIA 2019) e contará também com uma palestra sobre a meliponicultura e a importância das abelhas nativas sem ferrão para a conservação da biodiversidade. O encontro será conduzido por Ricardo Costa Rodrigues de Camargo, presidente da AMESAMPA e pesquisador da Embrapa especializado em Agroecologia-Apicultura-Meliponicultura.

Para Sinval Dorigon, Presidente da FJPO, a construção de um meliponário na Mata Santa Genebra tem por objetivo auxiliar na Educação Ambiental e na conscientização da população sobre a importância da proteção das abelhas, debate importante para toda a sociedade.

Homenagem

Paulo Nogueira Neto é considerado o primeiro ambientalista brasileiro. Tinha paixão por abelhas indígenas sem ferrão. Publicou vários trabalhos sobre elas. 

Em 1981, Nogueira Neto, quando era Secretário Especial do Meio Ambiente, esteve presente na cerimônia de doação da Mata Santa Genebra ao município de Campinas.

“É uma homenagem ao homem que em 1985 foi responsável pela transformação da Unidade de Conservação em ARIE Mata de Santa Genebra”, explicou Sinval Dorigon, presidente da Fundação, sobre a escolha de Paulo Nogueira Neto para dar o nome ao meliponário da Mata de Santa Genebra.

Sobre a Mata de Santa Genebra

A Mata de Santa Genebra é considerada a maior floresta urbana da Região Metropolitana de Campinas. A reserva ecológica possui 251,7 hectares de Mata Atlântica, totalizando um perímetro de 9 quilômetros. É uma Unidade de Conservação Federal com grande diversidade de fauna e flora nativa. Caracteriza-se como um importante remanescente preservado em meio urbano, utilizado para educação, pesquisa e conscientização ambiental.

Serviço
Celebração de Convênio para elaboração de projeto do Meliponário Paulo Nogueira Neto
Assinatura do termo de cooperação entre FJPO e AMESAMPA
5 de junho, às 10h
Fundação José Pedro de Oliveira/Mata de Santa Genebra
(Rua Mata Atlântica, 447, Bosque de Barão Geraldo)
ATIVIDADE ABERTA AO PÚBLICO SEM NECESSIDADE DE INSCRIÇÃO.

Álvaro da Silva Júnior

Jornalista, Fotógrafo e profissional de Marketing e Comunicação Integrada.

Deixe um comentário