Cultura

Espetáculo “Nunca Desça as Escadas” aposta no suspense cômico

Compartilhar

Fonte: Assessoria de Imprensa

Uma atriz veterana solitária que vive presa aos louros do passado glorioso, contando somente com a ajuda do seu fiel mordomo, passa seus dias em sua mansão decadente contemplando suas prateleiras cheias de prêmios. A súbita chegada de uma atriz inexperiente à sua vida pode ferir profundamente seu orgulho, seu ego, seus limites. Existe apenas uma regra: Nunca desça as escadas!

O projeto nasce de um estudo inicial sobre o gênero utilizando como referência autores como Edgar Allen Poe, Lourenço Mutarelli, Jean Gennet e os filmes “O que Teria Acontecido com Baby Jane” (1962) e “Psicose” (1961), além de inspirar-se nas grandes vilãs da teledramaturgia nacional, como Nazaré Tedesco em “Senhora do Destino” e Adma em “Porto dos Milagres”. O processo também partiu do estudo psicanalítico sobre constituições psíquicas neuróticas e psicóticas, voltadas ao universo feminino.

O mote foi o mito de Electra, que retrata duas mulheres – mãe e filha – em conflito. O texto da tragédia greda de Eurípedes é usado como pano de fundo da trama, sendo apresentado de forma desconstruída em cena, permeando toda a cisão da realidade da protagonista. A encenação apresenta o conceito de compartimentos secretos na mente da protagonista através de uma cenografia composta por paredes móveis que dançam pelo espaço cênico e constroem diferentes ambientes à medida que a história se desenvolve. A monotonia do branco das paredes é quebrada pela composição de sombras misteriosas que pincelam indícios de um passado glorioso.

HISTÓRIA DO ESPETÁCULO
Impelido pelo desejo de desenvolver um projeto digno de uma atriz com décadas de história, e que por sua vez não via mais personagens que contemplassem a sua experiência, o autor desenvolve uma dramaturgia que brinca com a própria situação daquela atriz, trazendo-a como protagonista – um convite que foi prontamente aceito pela mesma.

No entanto, esta atriz partiu um pouco antes da conclusão dramatúrgica. Seu nome: Malu Lopes, atriz campineira falecida em 2015. Determinado a seguir com a montagem, o autor e diretor reuniu atores parceiros e iniciou as leituras do texto em 2017. Toda a produção do espetáculo foi feita de forma independente, sem contar com qualquer tipo de patrocínio, mas apenas com artistas parceiros que auxiliaram na confecção de cenário e adereços, movidos apenas pela vontade de levantar o projeto.

SOBRE O AUTOR
Vitor Paranhos é ator, dublador e arte-educador. Nascido na cidade de Campinas, iniciou a vida artística em 2007, buscando conhecer todas as vertentes possíveis, se aventurando com cinema, música e teatro.

Como dublador protagonizou o filme “A Barraca do Beijo” em 2018, além de ter participado de diversos outros grandes projetos, como o consagrado “RuPaul’s Drag Race”, e a popular animação “Rick and Morty”, ambos da Netflix.

“Nunca Desça as Escadas” é o terceiro texto dramatúrgico do autor a ser encenado profissionalmente, já tendo assinado dois espetáculos junto à Cia Bacante de Teatro ( grupo que o artista integrou de 2007 à 2016 ): “RECINTOS” (2015) e uma adaptação do clássico “João e Maria”, que foi contemplado com o edital de incentivo PROAC em 2014.

FICHA TÉCNICA:
REALIZAÇÃO: Cia Bivolt PRODUÇÃO: Magali Produções
DIREÇÃO: Vitor Paranhos
DRAMATURGIA: Vitor Paranhos
FIGURINOS: César Povero
TRILHA SONORA: Daniel Dias
CENOGRAFIA: Manuel Valério Netto e Dennis Zapater.
PREPARAÇÃO CORPORAL: Gleice Severo
PREPARAÇÃO VOCAL: Amanda Moreira
ELENCO: Amanda Moreira, Demétrios Augustus, Henrique Vieira, Isabela Dentini, e Vitor Paranhos
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: 14 anos
DURAÇÃO: 60 minutos

Serviço
26 de julho de 2019
20h30
Coletivo Casarão – Centro Cultural CasarãoRua: Maria Ribeiro Sampaio Reginato, s/nBairro: Terras de Barão

Álvaro da Silva Júnior

Jornalista, Fotógrafo e profissional de Marketing e Comunicação Integrada.

Deixe um comentário