DestaquesNotícias

Campinas inaugura Jardim dos Sentidos Gisela Heller Gordon

Compartilhar

Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Fernanda Sunega

O Jardim dos Sentidos Gisela Heller Gordon foi inaugurado nesta quinta-feira, dia 8 de agosto, como parte das comemorações dos 245 anos de Campinas. O Jardim dos Sentidos é um espaço inclusivo que, além do contato com a natureza, oferece às pessoas a possibilidade do estímulo aos sentidos do nosso corpo como a audição, a visão, o tato, o olfato e o paladar.

O espaço fica na rua armando Oswaldo Precaro, 200, Vila Bourbon, Sousas – ao lado do Centro de Referência em Reabilitação (CRR) Jorge Rafful Kanawaty, em Sousas. As plantas e os demais componentes do jardim podem ser tocados, cheirados e provados. O jardim foi idealizado como espaço terapêutico, pensando nas pessoas que estão em tratamento nas unidades de saúde, principalmente no CRR.

O secretário de Saúde, Carmino de Souza, ressaltou que o Jardim dos Sentidos está em um local importante, anexo ao CRR que também foi recuperado ao longo da atual gestão. “Essa é uma área que mais acreditamos na saúde, que é o multiprofissionalismo. Todos estão trabalhando para atender a singularidade dessas pessoas que são especiais. Aqui há várias oficinas de artes manuais que são trabalhadas de forma pedagógica. Esse Jardim dos Sentidos é único na cidade e inédito. As pessoas têm todas as possibilidades de estabelecer cada um dos sentidos e isso é algo muito diferente”, afirmou.   

Sobre o Jardim 

É um jardim arredondado, com dez canteiros com plantas e flores coloridas, ervas medicinais, condimentos, chás, gramas e pedriscos. Foi inspirado em experiências da Europa e em outras do Brasil, como o Jardim Sensorial de Curitiba e o Parque Inhotim, em Minas Gerais. É totalmente acessível, livre de barreiras arquitetônicas garantindo que as pessoas com deficiência possam aproveitar o espaço.   

O jardim oferece canteiros com corrimão, guia, trilha específica para cadeira de rodas, bancos, informações úteis sobre o espaço e os nomes das plantas escritos em português e em braille. Possui piso tátil.   Foram investidos cerca de R$ 425 mil na construção do local. Os recursos são provenientes de um convênio entre a Prefeitura e o Ministério Público do Trabalho.

O projeto foi elaborado por profissionais que trabalham com plantas medicinais no CRR e teve apoio da Comissão Permanente de Acessibilidade. O projeto arquitetônico foi feito pela arquiteta da Emdec Thaís Mendonça, que faz parte da Comissão de Acessibilidade. A idealizadora foi Heloísa Pimentel que também participou do evento.

O Conselho de Saúde também participou do projeto.  A expectativa é que cerca de 50 pessoas passem pelo Jardim Sensorial por semana. O espaço vai funcionar das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.   A placa do Jardim dos Sentidos tem um QR Code que serve tanto a pessoas com deficiência visual quanto auditiva entender as informações.

Ao acessar o QR Code por meio do celular a pessoa é direcionada a um vídeo que é audiovisual e interpretado em libras e passa todas as informações disponíveis na placa. Este é um modelo que será adotado para todos os equipamentos que forem de uso da população com deficiência a partir de agora, de acordo com a secretária Eliane Jocelaine.  

O evento teve a presença da família da senhora Gisela Heller Gordon, o esposo Flávio Gordon e os filhos André e Lara. A equipe de funcionários e de usuários do projeto também esteve presente. O representante dos usuários e trabalhadores do CRR, Alexandre Possi, entregou um exemplar do livro “Estou Vivo”, escrito pelo jornalista João Nunes e com projeto da psicóloga Maria Rodrigues, para o prefeito Jonas Donizette. “Foi uma luta grande para nós dentro do Conselho Local; tivemos várias reuniões com essa pauta. O Jardim dos Sentidos é uma conquista para todos e vai servir a muitos pacientes e ajudar muitas pessoas na reabilitação”.    

Gisela Heller Gordon trabalhou de 1987 a 1999 na Prefeitura de Campinas. Arquiteta formada pela USP, dirigiu o Departamento de Urbanização de Favelas, trabalhou na Coordenadoria Ambiental e Departamento de Meio Ambiente da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, na Secretaria de Obras e no Departamento de Parques e Jardins (DPJ).  Tinha como projeto a construção de um Jardim dos Sentidos em Campinas e por isso a homenagem. Faleceu em 22 de novembro de 2013 vítima de AVC (acidente vascular cerebral).

Álvaro da Silva Júnior

Jornalista, Fotógrafo e profissional de Marketing e Comunicação Integrada.

Deixe um comentário