Notícias

Unicamp convida para a assembleia em defesa da educação dia 15

Compartilhar

O Conselho Universitário (Consu) da Unicamp, órgão máximo de deliberação da universidade, aprovou a convocação da comunidade acadêmica para uma assembleia universitária extraordinária a ser realizada no dia 15 de outubro, das 12 às 14 horas, no Ciclo Básico do campus de Campinas.

É a primeira vez em 53 anos de história que a Unicamp convoca uma assembleia universitária extraordinária. A última vez que a comunidade promoveu um ato dessas proporções foi em 1981, para protestar contra a intervenção do governador Paulo Maluf no campus, ainda durante o regime militar. A tentativa do governo estadual de intervir na administração da universidade gerou uma onda de protestos que culminou com um grande encontro no Ciclo Básico. Pressionados, os interventores acabaram renunciando aos cargos.

Assembleia histórica no Ciclo Básico, em 1981, contra a intervenção. Foto: Acervo Histórico Arquivo Central – Siarq

O objetivo é votar uma moção e conscientizar a sociedade contra a série de ataques sofridos pelas universidades e institutos de pesquisa, caracterizados principalmente pelos cortes de bolsas e ameaças à autonomia universitária.

Conteúdo na íntegra originalmente publicado no portal da Unicamp https://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2019/09/24/unicamp-convoca-assembleia-extraordinaria-em-defesa-da-ciencia-e-educacao

Álvaro da Silva Júnior

Jornalista, Fotógrafo e profissional de Marketing e Comunicação Integrada.

Deixe um comentário