Notícias

Brincadeiras e saberes no encontro sobre Cultura da Infância

Compartilhar

Se nossos sentidos e percepções sobre o mundo nos conectam virtualmente o tempo inteiro, que tal  buscar a inspiração pulando amarelinha ou jogando bolinha de gude? A Prefeitura de Campinas, por meio das secretarias de Cultura e de Educação, realiza o  1º Encontro da Casa do Patrimônio sobre a Cultura da Infância – Saberes e Fazeres das Brincadeiras, Rodas e Festas, no Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo.

O ciclo de debates sobre o fazer lúdico e a infância, com referências nacionais sobre o tema do brincar, será apresentado por estudiosos do segmento. A participação do público é gratuita, mediante inscrição pelo centroculturalcasarao@gmail.com. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. 

“Brincar é fazer parte de uma coletividade que sente, pensa e sonha um mundo mais feliz; que enxerga na brincadeira novos caminhos para suas mais diferentes experiências diárias. Esse é um encontro de afirmação de nossa condição de seres brincantes, de afirmação de nossa alegria e disposição para o encontro com outras pessoas”, reflete Priscila Canderolo, da Secretaria da Educação.

No domingo, dia 27, das 15h às 17h, haverá o  encontro “Quintal do Casarão”, “um território de acontecimentos artísticos, que se desdobram em suas múltiplas linguagens: em cantos, danças, teatros, circos, narrativas de estórias, instalações, festas populares. Acontecimentos esses que afirmam um caminho para a arte e para o humano: o de ‘transver o mundo’, como disse o poeta Manoel de Barros”, destaca Priscila. Entre as atrações do dia, está o espetáculo “Cabeleira Doida”, primeiro trabalho solo de Marília Ennes, livremente inspirado nos livros “Meu Crespo é de Rainha”, de Bell Hooks, e “Cabelo Doido”, de Neil Gaiman.

24/10 – Palestra com a Secretaria Municipal de Educação
Horário: 19h às 21h
Tema: Composições Brincantes
Em diálogo com os documentos curriculares da educação infantil da Secretaria Municipal de Campinas, percebemos que as crianças trazem o novo e a imprevisibilidade. Junto com o indescritível, compõe infâncias e novas realidades intensas da potência humana de autoria e criação, que seria infinita, se a cultura ensinasse a persistir através das sagas brincantes, independente da idade cronológica que nos atribuem. Nos tempos-espaços entre cronos e aion, as crianças pequenas e grandes brincam compondo experiências suscitadoras de novos mundos: corpos infantis saltitam entre brincadeiras que os renovam, tornando-a uma obra de arte.
Público: professores, educadores sociais, arte educadores, estudantes e público em geral.
Vagas: 40 inscritos

26/10 – Palestra com Renata Meirelles
Horário: 14h às  16h
Tema: Um caminho de observação do brincar
A partir da exibição do curta metragem “Miradas”, de direção de Renata Meirelles e Sandra Eckschmidt, iremos dialogar sobre caminhos para lapidarmos o olhar e conseguir enxergar expressões genuínas do brincar, que são diversas e singulares ao mesmo tempo. Um espaço para refletir sobre o potencial criador da criança, portanto, do humano.
Público: professores, educadores sociais, arte educadores, estudantes e público em geral.
Vagas: 40 inscritos

27/10 – Quintal Casarão
Horário: 15h às 17h
Confecção de brinquedos tradicionais, piquenique, plantio de mudas, exibição de vídeos e apresentação do espetáculo Cabeleira Doida, primeiro solo de Marília Ennes. Para seu processo criativo foram entrevistadas crianças e adolescentes e suas vozes fazem parte da trilha sonora. Além disso, o cenário traz aparelhos de acrobacias aéreas de alto apelo visual, que lembram diferentes tipos de cabelo.
Público: educadores, crianças, famílias e interessados em geral
Vagas: não há necessidade de inscrição.
Trazer contribuição para lanche coletivo.

Serviço
1º Encontro da Casa do Patrimônio sobre a Cultura da Infância – Saberes e Fazeres das Brincadeiras, Rodas e Festas
Até 27 de outubro/2019
Centro Cultural Casarão (Rua Maria Ribeiro Sampaio Reginato, s/n. Terras do Barão – Barão Geraldo). Telefone: 3287.6800
Inscrições pelo e-mail centroculturalcasarao@gmail.com.
As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.
Colocar nome e telefone de contato.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Álvaro da Silva Júnior

Jornalista, Fotógrafo e profissional de Marketing e Comunicação Integrada.

Deixe um comentário