Notícias

Casas, Cidades e Cidadãos Inteligentes – Como Viver o Futuro é tema de Simpósio

Compartilhar

Entre os palestrantes estão o psicanalista Jorge Forbes e o arquiteto sócio-fundador da Triptyque Architecture, Greg Bousquet

Casas, Cidades e Cidadãos Inteligentes – Como Viver o Futuro é o tema do 4º Simpósio Polo Arqdec, dia 29 de outubro, no auditório Dom Gilberto, no Campus I da PUC Campinas. Neste ano, o evento também faz parte da programação do Campinas Innovation Festival 2019 e conta com uma lista de renomados palestrantes que vão debater, apontar caminhos, falar das tecnologias e inovações que já estão presentes no novo jeito de morar e viver dos cidadãos.

“O 4º Simpósio Polo Arqdec tem o objetivo de provocar e contribuir para apontar caminhos para esse novo jeito de morar que está muito mais inteligente, conectado, sustentável e autossuficiente. Já sabemos que a tecnologia é uma grande realidade da construção civil e os avanços recentes vêm trazendo cada vez mais facilidades para o dia a dia. Agora precisamos saber: como vamos usar todo esse conhecimento a nosso favor? É isso que vamos abordar no Simpósio”, destaca Henrique K. Metzner, da Hansa Iluminação e presidente do Polo Arqdec. 

Dentre os palestrantes do Simpósio estão o renomado psicanalista Jorge Forbes, autor do programa TerraDois, da TV Cultura, que falará sobre Como Viver em Terra 2? Um Novo Mundo, uma Nova Casa.

Jorge Forbes, psicanalista, fala sobre “Terra Dois”

Os arquitetos Fernando Stickel e Sandra Pierzchalski trazem o assunto: O Poder Transformador da Arte. Eles são da Fundação Stickel que atua com a transformação de jovens e adultos de comunidades de São Paulo, por meio das artes visuais.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo da Prefeitura Municipal de Campinas, André von Zuben tratará do tema Campinas Cidade Inteligente e Conectada, mostrando os caminhos que levaram o município a receber este título.

Já Greg Bousquet, arquiteto sócio-fundador da Triptyque Architecture, escritório de arquitetura franco-brasileiro especializado em projetos urbanos e sustentáveis, abordará o tema Arquitetura Sensorial e Marina Augusto, psicóloga e gestora de pessoas da Agerip tratará do tema: Agerip: 43 anos ampliando a qualidade de vida da maturidade.

Da Guardian Glass, Renato Sivieri falará sobre a Revolução Transparente e Luiz Paulo Andrade o tema Arquitetura e Design, do Conceito à Execução. Com o tema A Sua Janela para um Mundo Melhor, Fernando Andreatta, da Kömmerling, mostrará as inovações deste mercado.

A ArqTalk fica por conta do profissionais de arquitetura Paulo de Tarso, Fabio Muzetti, João Jannini e Mel Godoy. “O tema Casa, Cidades e Cidadãos Inteligentes, procura trazer à tona assuntos de fundamental importância nos dias de hoje.

Que futuro queremos para nós, que futuro teremos em nossas casas e cidades? Sem uma compreensão da importância de temas de tal relevância, sem uma discussão aprofundada, enquanto cidadãos, atores e observadores não teremos as ferramentas adequadas para enfrentar os enormes desafios que o futuro impõe”, destaca o arquiteto e designer gráfico Paulo de Tarso.

O evento é focado em profissionais de arquitetura, construção, decoração, paisagismo, associados e estudantes de arquitetura. “O Simpósio é uma forma de interligar especialistas dos mais diversos segmentos. Acreditamos que conectar o ser humano com essas tecnologias fará toda a diferença no futuro profissional e no lugar que habitamos”, destaca Renata Podolsky, gerente executiva do Polo Arqdec e organizadora do evento.  

O Simpósio Polo Arqdec tem patrocínio das empresas Guardian Glass uma das maiores fabricantes mundiais de vidro, com revenda na associada Decorvid, e da Kömmerling, especializada mundialmente em janelas e perfis de janelas, comercializada na Firmato Esquadrias. O apoio institucional é da Prefeitura Municipal de Campinas por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo e da Pontifícia Universidade Católica de Campinas – Puc Campinas.

Inscrições
O 4º Simpósio do Polo Arqdec é direcionado para arquitetos, designers de interiores e estudantes. As inscrições estão sendo feitas no site https://www.poloarqdec.com. Para pessoas de outras áreas que tenham interesse em participar do evento, o Polo está disponibilizando algumas vagas. Para se inscrever acesse o link de inscrições no site do Polo https://www.poloarqdec.com, e escolha a opção Campinas Innovation Festival para se cadastrar. 

Serviço

4º Simpósio Polo Arqdec – Casas, Cidades e Cidadãos Inteligentes – Como Viver o Futuro
29 de outubro
Das 8h30 às 18h30
Auditório Dom Gilberto, no Campus I da PUC Campinas
Gratuito, mas as vagas são limitadas

Fonte: Assessoria de Imprensa

Álvaro da Silva Júnior

Jornalista, Fotógrafo e profissional de Marketing e Comunicação Integrada.

Deixe um comentário