Cultura

Campinas participa de Encontro Nacional de Mulheres na Roda de Samba

Compartilhar

No sábado, 9 de novembro, acontece o “Encontro Nacional Mulheres na Roda de Samba”. Em Campinas, será das 16h às 20h na sede do grupo de Urucungos, Puitas e Quijenges e reúne a Roda Aberta Mandingueira, o Grupo de Compositoras Mana Dingae o Samba das Mina.

Além das sambistas, o projeto compõe a rede de mulheres que trabalham como produtoras, assessoras de imprensa, fotógrafas e videomakers. As organizadoras Milena Machado, Amanda Menconi e Vivian Colella acreditam na importância da realização em Campinas, uma vez que a cidade tem uma bela história no samba paulista.

No intervalo da roda haverá apresentação do Grupo YjeXalá SopraElas, com repertório que traz cantigas afrobrasileiras, mantras e composições próprias, em ritmos de maracatu, côco, ciranda e yjexá.

Encontro Nacional de Mulheres na Roda de Samba

Idealizado pela cantora Dorina Barros, o projeto tem a proposta de unir as rodas de samba femininas, cantoras e instrumentistas de samba de todo o país, criando uma rede entre as artistas capaz de ampliar trocas culturais e fortalecer a divulgação do trabalho das mulheres sambistas.

A primeira edição foi em 24 de novembro de 2018 e homenageou em vida a madrinha do samba, Beth Carvalho, reunindo rodas em 10 cidades brasileiras e outras duas na Argentina.

Na segunda edição, em 2019, a homenageada será a cantora e compositora Leci Brandão, referência para todas as mulheres que trabalham com samba e arte, e ocorrerá em todas as regiões do país, em 19 estados brasileiros, totalizando 25 cidades, além das representações internacionais em outros três países: Argentina (La Plata), Portugal (Lisboa) e Itália (Florença).

A abertura da roda de samba é às 17h (horário de Brasília), com TRANSMISSÃO AO VIVO (‘LIVE’ no Facebook), contemplando todas as cidades participantes. Além de mais de cinco horas seguidas de muito samba, o público presente pode interagir com outras atividades relacionadas ao tema do evento, de acordo com a programação de cada cidade.

Serviço
2° Encontro Nacional de Mulheres na Roda de Samba – Ano Leci Brandão”
Sábado, dia 9 de Novembro
Das 16h às 22h
Diversas atrações de grupos femininos de samba, venda de comidas e bebidas e exposição de artesanato.
Sede do Urucungos Puítas e Quijengues
R. Salvador Lombardi Neto – Vila Nova Teixeira – Campinas, SP.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Álvaro da Silva Júnior

Jornalista, Fotógrafo e profissional de Marketing e Comunicação Integrada.

Deixe um comentário