Cultura

Cantora italiana Susanna Stivali apresenta ‘Caro Chico’

Compartilhar

Em turnê pelo Brasil, a cantora italiana de jazz Susanna Stivali apresenta o show “Caro Chico” nesta sexta-feira (29/11/2019), às 20h, no Alma Jazz Club, em Campinas (SP). No repertório estão versões em italiano de composições de Chico Buarque de Hollanda gravadas no disco “Caro Chico”, de 2015. Ela estará acompanhada do Anelo 6teto, grupo com o qual se apresentou, com sucesso, no mesmo Alma Jazz Club, em Maio deste ano.

Susanna Stivali estudou canto, piano clássico e jazz, tendo se especializado com professores como Bob Stoloff, Murk Murphy e Mily Bermejo, entre outros. Estudou na Berklee College of Music em Boston, nos Estados Unidos, depois de ganhar uma bolsa de estudos. Apresentou-se em grandes festivais tais como Umbria Jazz Winter, na Itália; IncontrinJazz entre a Itália e o Brasil, no Rio de Janeiro e São Paulo; Festival Internacional de Música Folk, em Boston; Le Vallette Jazz de Malta; Crest Jazz Vocal, na França; e Italian Woman in Jazz, em Nova York.

Susanna possui uma forte ligação com o Brasil, tendo trabalhado com o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo. Apaixonada pela música brasileira, em especial pela obra de Chico Buarque, gravou o CD “Caro Chico”, lançado no Brasil em Junho de 2015, pela Biscoito Fino, e depois pela gravadora Egea, na Itália. Entre as canções que fazem parte do disco estão “Oh Che Serà” (O Que será) e “Morena Dagli Occhi d’Acqua” (Morena dos Olhos d’Água), esta última com a participação do próprio Chico Buarque.

Além da carreira como cantora, Susanna também trabalha com atividades de formação na área de técnica vocal, de aprofundamento da linguagem do jazz e improvisação em algumas das mais importantes escolas de música italiana, como Saint Louis Music Center, em Roma. Também participa de seminários musicais como o Arcevia Jazz Feast, em Arcevia, na Itália, e o Standard National Youth Jazz Festival, na África do Sul.

No show, a artista estará acompanhada pelo Anelo 6teto. Formado por Deivyson Fernandez (piano), Filipe Lapa (bateria), Josias Teles (contrabaixo), Leo Pelegrin (percussão), Marcelo Louback (sax alto e flauta) e Vinicius Corilow (sax tenor, flauta e clarinete), o grupo surgiu do impacto musical, cultural e social do Instituto Anelo, uma ONG que ensina música de forma gratuita no Jardim Florence I, localizado no distrito do Campo Grande, periferia de Campinas (SP).

Em seu DNA musical, o Anelo 6teto reúne a musicalidade dos ritmos brasileiros, como o samba e o baião, com o suingue e a sonoridade envolvente do soul, R&B, gospel e hip hop, tão presentes nos subúrbios de grandes centros urbanos brasileiros. O sexteto participou em Junho deste ano do Standard National Youth Jazz Festival, na África do Sul, onde mais uma vez dividiu o palco com Susanna Stivali. Atualmente trabalha para conseguir gravar seu disco autoral e fazer uma turnê europeia em 2020.

PARCERIA

Como se deu o encontro entre Susanna Stivali e o Anelo 6teto? Como escrito acima, a cantora italiana é uma das professoras do Arcevia Jazz Feast, seminário de jazz e improvisação realizado anualmente na cidade de Arcevia, no centro da Itália, evento que o Instituto Anelo participa desde 2015 e do qual se tornou parceiro oficial. Susanna já visitou o Anelo duas vezes: a primeira em 2017 e a segunda em maio deste ano. Sua agenda em Campinas, além do show no Alma Jazz Club nesta sexta-feira, também inclui workshop no Instituto Anelo.

Serviço
Caro Chico – Susanna Stivali & Anelo 6teto
29/11/2019 (sexta-feira)
Alma Jazz Club (Rua Santo Antônio, 452, Cambuí, Campinas, SP)
18h
20h
Couvert: R$ 20,00

Fonte: Assessoria de Imprensa

Álvaro da Silva Júnior

Jornalista, Fotógrafo e profissional de Marketing e Comunicação Integrada.

Deixe um comentário