Cultura

Centro Suzuki promove concerto e lição de vida

Compartilhar

Qual a probabilidade de Lennon e McCartney se encontrarem com Rossini e Gramani na partitura de uma mesma apresentação musical? Para muitos, impossível, mas, para os artistas do Centro Suzuki Campinas, a possibilidade é de 100%. Quem quiser conferir essa proeza musical basta apreciar o Concerto Suzuki – Música com Alegria, que será realizado nesta quinta-feira (12/12), às 19h, no Auditório do Centro Social Presidente Kennedy, em Campinas. A entrada é franca.

Sob a direção artística de Shinobu Saito, doutora em música e a primeira professora no Brasil qualificada para treinar professores no Método Suzuki, estão 50 alunos do Centro Suzuki de Campinas, localizado em Barão Geraldo, dos cursos de Musicalização, Flauta Doce, Violoncelo, Violino, Trompete, além do Coro, Orquestra Prelúdio e do Grupo de Câmara. A idade dos artistas é um convite à diversidade: entre menos de um ano e 70 anos.

“Para um trabalho de música, é essencial oferecer oportunidades para que os alunos, em especial as crianças, tenham um momento para a prática de tocar com outras pessoas e para outras pessoas. Esse ambiente é fundamental para o estímulo, a motivação, a autoestima, além de ser um momento de socializar e compartilhar algo que não se pode dividir com muitas pessoas pela escassez da prática da música em geral. É um presente que oferecemos”, destaca Fábio dos Santos, professor de violino e um dos produtores do concerto.

Com uma hora e meia de duração, o Concerto Suzuki – Música com Alegria convida a plateia a trafegar pelos acordes de peças das tradições natalina (Carol of the Bells), judaica (S’Vivon), folclórica (Brilha, Brilha Estrelinha), erudita (Minueto II e Musette, de Johann Sebastian Bach) e popular (Forró da Ferdinanda, de José Eduardo Gramani), além de canções, entre as quais All you need is love, de John Lennon e Paul McCartney, e Alley Cat, de Frank Björn.

Apesar das diferenças nos sotaques, os arranjos, é claro, carregam um mesmo tom: o do Método Suzuki, concebido na década de 1940 pelo violinista japonês Shinichi Suzuki. “Do mesmo modo que aprende o seu idioma, a criança é capaz de desenvolver habilidades musicais que contribuem para a sua formação integral. Entretanto, para alcançarmos os objetivos propostos pelo método, tanto o aluno quanto os seus pais devem estar comprometidos, criando assim uma atmosfera estimulante para o aprendizado musical”, explica Shinobu Saito.

Ao longo do concerto, que se transforma em reflexo do Método Suzuki em si, a plateia perceberá que a apresentação se torna uma reflexão proposital sobre a própria vida. Por isso, deve ser carregada de alegria, determinação e coragem. “Suzuki acreditava que pequenas conquistas diárias geram, a longo prazo, grandes conquistas, e que o sucesso é apenas o resultado desse esforço. Essa mesma filosofia pode ser levada como ensinamento para a vida. Como o próprio professor Suzuki gostava de ressaltar: ‘Sucesso gera sucesso’. Por isso, valorizamos cada pequena conquista de nossos alunos. O concerto é uma delas”, avalia Fábio.

Repertório

Musicalização
Os bebês e as crianças das turmas de Musicalização farão uma breve apresentação com as músicas que são trabalhadas nas aulas.

Orquestra Prelúdio
All you need is love (John Lennon e Paul McCartney)
Alley Cat (Frank Björn)
William Tell Overture (Gioachino Rossini)

Grupo de Câmara
Carol of the Bells (Natalino)
S’Vivon (Tradicional Judaico)
Forró da Ferdinanda (José Eduardo Gramani)

Flauta Doce
Allegro II e Sonata VIII (Johann Mattheson)
Rondeau Gracieusement: Op. 27 (Joseph Bodin de Boismortier)
Ao Clarão da Lua (J.B. Lully)
Brilha, Brilha Estrelinha (S. Suzuki)
Um pássaro 1 | Variação B na canção de Zoltán Kodály

Violoncelo
Scherzo Vol. III
Coro dos Caçadores Vol. II
Rigadoon Vol. I
Etude Vol.I

Trompete
Brilha, Brilha Estrelinha (Folclore)
Let’s Begin (Tradicional)

Violinos
Jig (Stanley Fletcher)
Dança das Bruxas (N. Paganini)
Musette (Johann Sebastian Bach)
Minueto II (Johann Sebastian Bach)
Andantino (S. Suzuki)
Canção de Maio (Folclore)
Tia Rhody (Folclore)
Brilha, Brilha Estrelinha (Folclore)

Serviço
Concerto Suzuki – Música com Alegria, do Centro Suzuki de Campinas
Quinta-feira (12/12)
19h
Auditório do Centro Social Presidente Kennedy (Av. Rio de Janeiro, 327, na Vila São Bernardo, em Campinas | SP)
Entrada franca
(19) 99930-1888 ou suzukicampinas.com.br

Fonte: Assessoria de Imprensa

Álvaro da Silva Júnior

Jornalista, Fotógrafo e profissional de Marketing e Comunicação Integrada.

Deixe um comentário