Cultura

Grupo Matula Teatro apresenta o espetáculo Um Conto Infinito

Compartilhar

na Campanha de Popularização de Teatro de Campinas

Referência na cena artística campineira, o Grupo Matula Teatro completa 20 anos de existência em 2020. E para abrir esse ano especial, o grupo participa da Campanha de Popularização de Teatro de Campinas apresentando o espetáculo teatral  Um Conto Infinito, dirigido por Marcelo Lazzaratto.

O Grupo Matula realiza, desde 2000, atividades fundamentadas no trabalho do ator/atriz que incluem diversos aspectos do fazer teatral: criação e circulação de espetáculos, ações formativas de curta e média duração e gestão do Espaço Cultural Rosa dos Ventos, sede do grupo em Barão Geraldo.

Uma das linhas de trabalho do grupo é a criação de espetáculos a partir de temas de interesse, com desenvolvimento de dramaturgias inéditas a partir do convívio com determinados grupos sociais. Dessa forma, os integrantes do grupo já trabalharam com população de rua, mulheres que vivem em assentamentos rurais, famílias de pequenos circos e refugiados saharauis. Essas experiências resultaram em espetáculos realizados em diferentes espaços cênicos, como palco, lona e espaço alternativo. A interface com a literatura também referencia criações que tiveram como ponto de partida a adaptação de contos de Hilda Hilst, Mia Couto, e Julio Cortázar, como é o caso do espetáculo apresentado esse mês na programação da Campanha de Popularização de Teatro.

Livremente inspirado no conto “A saúde dos Doentes”, de Júlio Cortázar, o espetáculo conta com dramaturgia de Cássio Pires, música original de André Abujamra e participação do ator convidado Dirceu de Carvalho. 

[Sinopse – Um Conto Infinito]

Na Buenos Aires da década de sessenta, uma família tem de cuidar da matriarca que sofre de uma doença misteriosa. O delicado equilíbrio das relações familiares é posto à prova quando um incidente obriga os membros da casa a redobrarem os cuidados com a velha enferma. Até onde estamos dispostos a ir para poupar o sofrimento de alguém que se ama? Quais os limites entre saúde e doença, entre fatos vividos e narrativas inventadas, entre preocupação com o outro e cuidado de si? Livremente inspirada no conto “A Saúde dos Doentes”, de Julio Cortázar, a peça aborda temas delicados e complexos, com a profundidade e leveza característicos da obra do escritor. 

Serviço
Data: 17 de janeiro 2020 (sexta-feira)
Horário: às 21h00
Local: Teatro Castro Mendes
Rua Conselheiro Gomide, 62 – Vila Industrial (Campinas), Campinas
Ingressos:
20 reais (inteira)
10 reais (meia entrada)
Link para a compra de ingressos:
https://bileto.sympla.com.br/event/64051
Venda na bilheteria do teatro.

Deixe um comentário