Notícias

Informação pela preservação!

Compartilhar

As mais de 250 páginas abordam fundamentos, conceitos e normas legais relativos à temática

Lançado especialmente nesta Semana do Meio Ambiente, esta primeira versão do Manual tem por objetivo orientar as ações de proteção e fiscalização das Unidades de Conservação (UCs) administradas pela Fundação Florestal (FF) em todo o Estado de São Paulo. Oferece, ainda, orientações referentes aos procedimentos administrativos e operacionais, com a finalidade de tornar as ações uniformes e fornecer auxílio necessários às atividades dos agentes envolvidos com a missão fundamental de proteger e fiscalizar esses territórios.

O guia foi elaborado a partir do entendimento de que uma atuação eficiente se inicia por um corpo técnico capacitado, pela integração entre os diferentes órgãos públicos e pelo envolvimento da sociedade. Ou seja, é resultado dos ciclos temáticos de Capacitação em Proteção e Fiscalização das Unidades de Conservação promovidos pela FF entre dezembro de 2018 e agosto de 2019, por intermédio do programa “Recuperação Socioambiental da Serra do Mar e Sistema de Mosaicos da Mata Atlântica”, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A Capacitação teve como objetivos promover o aprimoramento, a troca e a integração de conhecimento entre técnicos, gestores e guardas-parque, agregar uma perspectiva preventiva no tratamento dos problemas e conflitos observados nos territórios protegidos, além de consolidar subsídios ao Manual.

Os encontros de trabalho foram realizados na Academia Nacional de Biodiversidade – ACADEBio, em Iperó, e também no Parque Estadual Intervales e Parque Estadual Itinguçu, e contou com a parceria de órgãos e instituições estaduais e federais como a SIMA, Instituto Florestal, Cetesb, Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros, IBAMA e ICMBio.

“A todos os profissionais e instituições envolvidos nesse projeto, registramos nosso reconhecimento e agradecimento. Continuaremos trabalhando para cumprir nossa nobre missão de apoiar, promover e executar ações integradas voltadas para a conservação ambiental, a proteção da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável, em parceria com órgãos governamentais e a sociedade civil”, finaliza o diretor executivo da Fundação Florestal, Rodrigo Levkovicz.

A publicação pode ser acessada em https://bit.ly/3eJTf00

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente

Álvaro da Silva Júnior

Jornalista, Fotógrafo e profissional de Marketing e Comunicação Integrada.

Deixe um comentário