Notícias

Jornalista lança livro na Fnac Parque D. Pedro Shopping

Compartilhar

Uma forma inusitada para comemorar o aniversário de dez anos de um dos maiores shoppings centers da América Latina – o Parque D. Pedro Shopping –, foi a produção de um livro de histórias reais com personagens que passaram pelo centro de compras durante todo esse tempo, compartilhando vivências e emoções.

O resultado dessa experiência poderá ser conferido no livro ‘Dez anos em um mês’, escrito pelo jornalista Leão Serva, que será lançado em noite de autógrafos no dia 25 de outubro, às 19h, no espaço de eventos da Livraria Fnac.

A publicação é uma compilação curiosa e interessante do período em que o escritor viveu nos corredores do shopping. De 22 de março a 22 de abril deste ano, usando seu “faro” jornalístico, Serva percorreu os corredores do shopping inúmeras vezes e entrevistou frequentadores, lojistas e funcionários de todos os turnos de trabalho. Serviram também de inspiração para o autor os relatos postados no hotsite da campanha “Dez Anos de Vidas”, que promoveu concurso e premiou as melhores histórias que envolveram o Parque D. Pedro Shopping. Durante o período, Serva criou um blog que atualizava diariamente, o qual lhe rendeu bastante conteúdo para o livro.

“Ao longo desses dez anos o Parque D. Pedro Shopping tornou-se referência como centro de compras e lazer mais completo para Campinas e toda a região metropolitana. Já fazemos parte da história e da vida das pessoas. Por isso, nada melhor do que homenagear essa etapa com uma obra que vem para concluir um momento de muito sucesso”, aponta o superintendente, Francisco Ferraz.

As histórias pessoais, a visão e a interpretação do jornalista para tudo o que o cercou neste tempo podem ser conferidos nas 160 páginas do livro. Tem assunto que não acaba mais: o clima do derby entre Guarani e Ponte Preta pela semifinal do Campeonato Paulista, encontros, desencontros, namoros, casamentos, nascimentos, abastecimento das lojas, lazer dos frequentadores, volume de compras, funcionamento da limpeza, entre outros temas vividos no dia a dia de um dos maiores centros de compras do País.

Uma das histórias fala sobre um casal que colocou o nome do filho de Pedro em homenagem ao shopping, local onde se conheceu, começou a namorar e onde ambos trabalham. Há também o depoimento da supervisora de limpeza que optou por trabalhar das 22h às 6h para ficar com os filhos durante o dia. Ela dorme enquanto os filhos estão na escola e “almoça” às 3h30. E a capela ecumênica do shopping – uma surpresa para Leão Serva e para muitos frequentadores que desconhecem a sua existência – cheia de papéis manuscritos com manifestações de pessoas, pedidos, promessas e correntes.

Esta será a única oportunidade para adquirir o livro. ‘Dez Anos em um Mês’, que será vendido apenas na noite de lançamento pelo valor simbólico de R$25, na Livraria Fnac. O valor arrecadado com as vendas será integralmente revertido para a ONG Jaguatibaia (http://www.jaguatibaia.org.br). O objetivo do livro, que comemora os dez anos de aniversário do Parque D. Pedro completados em 2012, é interagir e homenagear todos que ajudaram a construir o que o Shopping é hoje: um dos maiores símbolos de Campinas.

 

o autor Leão Serva

O Autor – Leão Serva

Escritor e jornalista, Serva foi diretor de redação do jornal Diário de S. Paulo, atuou na Folha de S. Paulo, no Jornal da Tarde, Lance!, Revista Placar e participou da criação do primeiro jornal na Internet, o Último Segundo, do IG. Foi assessor de comunicação da Prefeitura de São Paulo, durante as gestões de José Serra e Gilberto Kassab, e lançou o livro: Cidade Limpa – O projeto que mudou a cara de São Paulo. É autor de livros sobre jornalismo de guerra como A Batalha de Sarajevo e Jornalismo e Desinformação.

Deixe um comentário