Notícias

Vôlei Amil inicia playoff final do Campeonato Paulista Feminino neste domingo, em Campinas

Compartilhar

O Vôlei Amil inicia neste domingo (4) a série de jogos mais importante de sua jovem existência. O time comandado pelo técnico José Roberto Guimarães e formado nesta temporada enfrenta o Sollys/Nestlé a partir das 21h, na Arena Amil, em Campinas, na primeira partida do playoff final do Campeonato Paulista Feminino. Além da confiança em todo o processo de preparação, a equipe conta com o apoio da torcida campineira para transformar o ginásio em um verdadeiro caldeirão para ‘cozinhar’ o adversário. A abertura da decisão do Estadual terá transmissão ao vivo do Sportv.

Ju Nogueira - foto Felipe Christ

Na fase de classificação, a Arena Amil registrou 2 mil espectadores em média por partida. No confronto com o Sollys/Nestlé, dia 6 de outubro, o público foi superior a 3.500 pessoas, o melhor do campeonato. Na ocasião, as comandadas de José Roberto venderam caro a derrota por 3 sets a 1, mostrando garra e técnica em quadra, sendo apoiadas pela força vinda da arquibancada. E é isso que se espera no confronto deste domingo. “A torcida comparece em peso nos jogos sempre e é muito bom, espero que venha também na final e ajude”, afirma a central Natasha. A levantadora Fernandinha completa: “Moro em um condomínio bem grande e todo mundo que encontro só fala na decisão, em vir ao ginásio. Espero que esteja lotado”.

Para enfrentar e derrotar o atual campeão mundial, que conta ainda com a base da Seleção Brasileira campeã olímpica em Londres, só o apoio da torcida não basta. É preciso dar tudo em quadra. “Temos de fazer o que o Zé Roberto está pedindo, que é concentrar nos pontos fortes delas e jogar muito focadas taticamente. Se fizermos isso, temos chance”, explica Fernandinha, que não elege uma jogadora entre as mais perigosas do adversário. “Cada uma tem característica forte e temos que tomar cuidado com todas. As centrais talvez sejam o melhor bloqueio do Brasil, com Thaisa e Adenizia. A Fabiola é uma excelente levantadora e a Garay deu um show na Olimpíada. Então, como disse, o segredo será nosso jogo tático.”

Sheilla, com uma fratura no dedo do pé, não joga em Campinas. Para José Roberto Guimarães, o Sollys vai sentir falta da atleta, mas não deixa de ser o favorito na disputa do título. “A Sheilla é uma das melhoras jogadoras do mundo, uma oposta excepcional e um ponto de força do time de Osasco, mas nós também estamos sem duas jogadores desde o início do Paulista, que são as ponteiras Soninha e Vasileva. Nosso time tem uma certa experiência, mas temos duas atletas muito jovens, a Ju Nogueira e a Pri Daroit que estão sendo colocadas à prova nesta temporada e estão em franco processo de evolução. Espero que o Vôlei Amil jogue bem como um todo no domingo”, diz o treinador.

Evolução – Como não poderia deixar de ser, José Roberto espera um jogo duríssimo contra o Sollys. “Eles têm a base da Seleção que, inclusive, tive a oportunidade de treinar e comandar em Londres. Será um jogo muito difícil, mas o mais importante é o Amil tentar jogar bem, fazer o nosso melhor e mostrar que estamos evoluindo. Se nosso time jogar como vem treinando, podemos conseguir um resultado positivo dentro de casa”, garante o tricampeão olímpico.

Para lutar de igual para igual com um time recém-criado contra rivais mais experientes, a aposta é na preparação. “Aqui o treino é forte, mais forte e mais forte ainda. Esse é o processo. Não tem essa coisa de fraquinho e médio. E elas têm respondido bem e o resultado está no fato de estarmos na final em nosso primeiro campeonato, no nosso primeiro ano, que é sempre o mais complicado porque você sai do zero”, relata José Roberto.

Mesmo feliz com a evolução da equipe, ele sabe que precisará de uma atuação perto da perfeição neste domingo. “Seguimos tentando acertar o sistema defensivo, o que temos feito desde o início, que é arrumar bloqueio, defesa e contra-ataques. Se tivermos uma boa transição, tudo fica mais tranquilo e contra o Sollys isso precisa ser especial, porque eles têm um ótimo sistema defensivo e contra-atacam com uma propriedade enorme. Como cometem poucos erros, você tem que construir os pontos e tudo se torna mais difícil.”

Natasha lembra também da importância de acertar o saque. “Nos primeiros jogos contra o Sollys (derrota por 3 sets a 0 e 3 sets a 1) não conseguimos sacar tão bem e tirar o passe delas. Nossa postura foi um pouco menos aguerida, mas crescemos muito nas semifinais e espero, e creio, que a história será diferente agora”, confia.

Fernandinha concorda e complementa a análise de Natasha. “Realmente com o passe na mão, o jogo delas é muito forte e fica complicado para nós. Por isso, teremos que sacar muito e fazer isso de forma tática. Sobre postura, também acredito que evoluímos. Até as meninas mais novas, que às vezes respeitavam um pouco demais as rivais mais renomadas, agora jogam de igual para igual. Afinal, estamos na decisão e é zero a zero”, finaliza.

Série melhor de três partidas – O segundo confronto diante do Sesi está programado para quarta-feira (7), às 20h30, em Osasco. O terceiro, se necessário, será novamente na casa do Sollys no domingo, dia 11, a partir das 13h. Todos os jogos terão transmissão do Sportv

Ingressos – Para o primeiro jogo da final, o esquema de ingressos permanece o mesmo praticado durante a fase de classificação e semifinal. Há dois modos de garantir presença no ginásio. A primeira é retirar as entradas em um dos três pontos da Ingresso Rápido em Campinas. O atendimento começa às 10h e é gratuito. Porém, é necessário preencher um cadastro bastante simples, cujo objetivo é formar a torcida do Vôlei Amil. Importante lembrar que o ingresso só é válido levando 1kg de alimento não perecível ao ginásio (menos sal e açúcar).

A segunda maneira é retirar o ingresso na própria Arena Amil, no dia partida. Para isso, o ideal é entrar na fan page oficial do Vôlei Amil no Facebook (www.facebook.com/VoleiAmil) e imprimir a ficha cadastral. O torcedor deve levá-la preenchida junto com 1kg de alimento no perecível.

Postos de troca dos ingressos para a estreia no Vôlei Amil em Campinas:
– Griffe de Viagens (Varandas Shopping)
Av. José de Souza Campos, 929 Loja 16 (Norte Sul) – Cambuí – Horário: segunda a sexta das 10h às 19h
– Oficina do Estudante
Av. Brasil, 601 – Jd. Guanabara – Horário: segunda a sexta das 8h às 19h
– Tilli Viagens e Turismo (Shooping Tilli Center)
Av. Albino José Barbosa de Oliveira, 1.556/1.600 Loja 113 – Barão Geraldo – Horário: segunda a sábado das 9h às 21h

Sinalização – Para a torcida chegar até a Arena Amil, basta seguir as placas de sinalização. Conforme projeto da EMDEC (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A), elas estão instaladas nas principais vias de acesso ao ginásio, especialmente nos dois sentidos da Rodovia Heitor Penteado (continuação da Av. Moraes Salles).

A Arena Amil fica dentro do Clube Concórdia, na Rodovia Heitor Penteado km 06. Há estacionamento pago no local.

Deixe um comentário