Notícias

Maurício Beltramelli lança ´Cervejas, Brejas & Birras´ no Bar Brejas

Compartilhar

Mauricio Beltramelli, um dos maiores especialistas em cervejas do Brasil, lança nesta quinta-feira, 8 de novembro, pela editora LeYa, o primeiro livro autoral produzido no país sobre o nobre líquido. Intitulada “Cervejas, Brejas & Birras – Um guia para desmistificar a bebida mais popular do mundo”, a obra é ricamente ilustrada e aborda de forma igualmente pioneira a trajetória da bebida em terras tupiniquins, a partir do trabalho desenvolvido pelas cervejarias artesanais. Leitura obrigatória para os apreciadores de loiras, ruivas, negras e demais matizes, o volume ajudará tanto iniciados quanto leigos a descobrir tudo sobre os mais de 100 tipos de cerveja existentes no mundo, por meio de uma linguagem simples e divertida, como numa conversa de amigos entre um chope e outro. E por falar em chope, você sabia que essa palavra só existe no Brasil?

capa do livro Cervejas, Brejas & Birras

Dono do famoso Bar Brejas e um dos sommeliers de cervejas mais respeitados do país, Mauricio Beltramelli nasceu e mora até hoje em Campinas. Ele se apaixonou pela bebida em uma viagem que fez à Europa na companhia de amigos, no início dos anos 2000. Cansados das 11 horas de voo entre Brasil e Itália, os amigos pararam na primeira doçaria que encontraram. Lá, Mauricio abriu a geladeira e pegou uma cerveja. Ao dar o primeiro gole, um mundo de novos sabores e aromas se abriu para ele. Novidades que iam muito além do que as cervejas brasileiras da época estavam acostumadas a oferecer. Maurício havia escolhido uma Chimay Bleue, cerveja belga feita por monges católicos, considerada uma das melhores do mundo. E foi ali, bebendo em frente ao Panteão, que a vida do autor começou a mudar por causa do fermentado.

Depois disso, a viagem tomou outro rumo e os amigos brincaram de degustar diferentes cervejas. Para facilitar o registro das impressões, criaram uma planilha com anotações, que posteriormente deu origem ao site Brejas, atualmente o maior portal sobre o assunto no país. Em seguida, Mauricio abriu o Bar Brejas, o que lhe fez abandonar de vez a bem-sucedida carreira de advogado, para se dedicar exclusivamente ao universo cervejeiro. Agora, depois de pouco mais de uma década de pesquisas e de vários cursos de especialização tanto no Brasil quanto no exterior, o autor decidiu compartilhar conhecimentos e experiências em seu livro. As páginas estão recheadas de curiosidades, como o fato de quem criou a cerveja, muito provavelmente, foram as mulheres, por acidente. Ou que a melhor cerveja do mundo não tem rótulo. Ou, ainda, como a cerveja chegou ao Brasil, entre inúmeras outras histórias.

A noite de autógrafos de “Cervejas, Brejas & Birras – Um guia para desmistificar a bebida mais popular do mundo” será em 8 de novembro, a partir das 19h, no Bar Brejas. A casa fica na Rua Conceição, 860, no Cambuí, em Campinas. O evento é aberto ao público em geral. Os interessados poderão adquirir exemplares no local. Depois de Campinas, haverá também lançamento em Ribeirão Preto, em 13 de novembro, no bar Vila Dionísio.

Ficha Técnica
Título: Cervejas, Brejas & Birras – Um guia para desmistificar a bebida mais popular do mundo
Autor: Mauricio Beltramelli
Formato: 17 x 23 cm
Nº de páginas: 320
Preço: R$ 49,90

Deixe um comentário