Cultura

Ecocine 20 anos: Campinas recebe edição comemorativa do festival

Compartilhar

A edição comemorativa de 20 anos do ECOCINE – Festival Internacional de Cinema Ambiental e Direitos Humanos será realizada em Campinas entre os dias 12 e 14. Por meio de filmes das edições anteriores e de novas produções, o público acompanhará o que de melhor vem sendo produzido em vários países sobre a conflituosa relação Homem/Meio Ambiente e Homem/Homem.

No dia 13, as crianças invadem a mesa de debates. Pedro Bueno, 11 anos, do Projeto Bem-te-vi e alunos de seis a sete anos da escola EMEI Eunice dos Santos que participam do projeto TV Cedro Rosa darão seus depoimentos e reflexões sobre a prática do audiovisual. O debate da criançada integra o painel «Mídia, Educação e Infância» que começa as 14 horas.

Para a diretora do projeto, Ariane Porto, o festival dá visibilidade às discussões ambientais, já que desconhecimento e a falta de informação continuam sendo os grandes responsáveis pela manutenção do estado de destruição e desperdício dos recursos naturais que se verifica atualmente. «Diante desse cenário, os programas educacionais são cada vez mais importantes. O ECOCINE abriu fronteiras, ganhou destaque e atenção do grande público, atraindo inclusive o público infantil, promovendo debates e ações junto às comunidades, além de proporcionar novos modos de integrar educação e audiovisual», ressalta Ariane.

O ECOCINE 20 ANOS será composto de mostra de filmes, debates e programação especial para o público infantil. Escolas e faculdades interessadas poderão contar com atividades especiais, compostas de sessões comentadas de filmes sobre temáticas ambientais e direitos humanos, além de palestras e debates.

O EVENTO
O ECOCINE foi o primeiro festival ambiental criado no Brasil. Sua primeira edição aconteceu em 1992, na cidade de São Sebastião, São Paulo, paralelamente à Conferência Mundial de Meio Ambiente (ECO 92) e tem em sua história o pioneirismo da conscientização da preservação do meio ambiente através do cinema. O ECOCINE vem sendo realizado em vários formatos – mostras competitivas, itinerantes, nacionais e internacionais – e este ano comemora, junto com a Conferência Mundial RIO+ 20, duas décadas dedicadas à reflexão, produção, fomento e debate sobre os desafios da vida humana no planeta, através do audiovisual.

Sobre os realizadores:
CCSSTA é uma OSCIP que atua desde 1989 nas áreas de meio ambiente e cultura, desenvolvendo com as comunidades tradicionais (caiçaras, índios, ribeirinhos) projetos de inserção sócio-cultural e econômica, utilizando como instrumentos a educação, comunicação, organização e mobilização social. O CCSSTA é Ponto de Cultura. – www.povosdomar.com.br

TAO Produções é uma empresa de produção audiovisual com sedes em Campinas e São Paulo. Conta em seu currículo com a produção de longas metragens (VLADO 30 ANOS DEPOIS, de João Batista de Andrade, TOPOGRAFIA DE UM DESNUDO de Teresa Aguiar, TRAVESSIA de João Batista de Andrade), de curtas, telefilmes, série televisivas (TV POVOS DO MAR, TRAVESSIA, NA SOMBRA DA HISTÓRIA), além de Festivais como o ECOCINE e o Festival de Cinema Brasil em Tókio. – www.grupotao.org.br

Serviço
ECOCINE – Festival Internacional de Cinema Ambiental e Direitos Humanos
Data: 12 a 14 de novembro
Local: Casa do Lago – UNICAMP
Endereço: Rua Érico Veríssimo, 1011 – Cidade Universitária Zeferino Vaz – Unicamp Barão Geraldo

Deixe um comentário