Notícias

Livro reúne ideias que associam a arte à arquitetura

Compartilhar

Obra compila 31 projetos e anteprojetos do arquiteto Dreison Santini, de Campinas. O lançamento será no dia 22 de novembro, às 19h, na Livraria da Vila, no Galleria Shopping

As ideias inovadoras do arquiteto Dreison Santini, profissional arrojado que inclui esculturas como pilares, grandes vãos estruturais e elementos de arte, foram compiladas para permitir o seu compartilhamento com o grande público. No total, são 15 anteprojetos e 16 projetos executados ou em fase de execução e diversas pinturas, esculturas e outros elementos criados por ele que ocupam as 160 páginas do livro Dreison Santini – Arquitetura, cujo lançamento será no dia 22 de novembro, às 19h, na Livraria da Vila, no Galleria Shopping, em Campinas, Interior de São Paulo.
“Procuramos fazer uma publicação que possa ser usada como referência para quem está construindo um imóvel, para estudantes de Arquitetura e Urbanismo e admiradores de arte”, explica o arquiteto. O conteúdo expressa uma fase atualizada do autor, elaborado a partir de trabalhos realizados por ele nos últimos 10 anos. A obra é ilustrada com aproximadamente 200 fotografias feitas pelos profissionais Douglas Fagundes, Leandro Farchi, Gilberto Campos e Marco Tiê.

Dreison Santini destaca-se por imprimir tanto o seu DNA como o dos clientes em seus projetos. Suas principais “marcas registradas” são os pilares esculturais, os grandes vãos estruturais, as belíssimas portas de aço e os elementos de arte sempre presentes em seus projetos. As esquadrias de alumínio e vidro também são recorrentes em seus trabalhos, por serem materiais de fácil manutenção e extremamente duráveis.

Uma das preocupações do profissional é a sustentabilidade. Por isso, em seus projetos, sempre podem ser encontrados interessantes incentivos ao uso de energia solar e ao reuso da água de chuva com captação em tanques subterrâneos e redistribuição de redes.

De seus projetos constam, inclusive, a implantação de uma horta comunitária e piso ecológico para os calçamentos internos, uso de madeira certificada, e até a utilização, de forma inédita, de uma forração de gramínia na cobertura de uma portaria de um condomínio. Dreison é autor de mais de 350 projetos arquitetônicos residenciais e corporativos executados apenas na região de Campinas. Mas seu trabalho também pode ser visto em São José dos Campos, Barretos, Ribeirão Preto, Araras, São José do Rio Preto, Fernandópolis e na capital paulista. “Utilizo o desenho a mão livre como um diferencial no meu trabalho na fase da criação. Toda a resolução do projeto é desenhado a mão com plantas e perspectiva artística da obra para o melhor entendimento. Em paralelo, desenvolvemos maquetes eletrônicas para serem apresentadas em vídeo aos clientes”, explica.

Sobre o autor
Formado em Arquitetura pela Universidade Brás Cubas em 1979 e especializado em Arquitetura Hospitalar, Urbanismo e Paisagismo pela Universidade de São Paulo (USP) e pelo Centro de Estudo e Pesquisa em Agronegócio (CEPAN), Dreison atua no mercado há 28 anos, 10 dos quais em Campinas. Seu trabalho é definido como arquitetura moderna que busca a exploração da forma como expressão artística.

Dreison Santini – Arquitetura
Editora: Mix Editores Associados
Coleção: Casamix Book
Formato: 22,5 cm por 30,8 cm
Páginas: 160
Preço sugerido: R$ 98,00
Onde encontrar: Livraria da Vila, Livraria Saraiva, Livraria Cultura, entre outras.

Deixe um comentário