Notícias

Prefeito Jonas Donizette lança o programa “Campinas Empreendedora”

Compartilhar

A Prefeitura lançou nesta sexta-feira, dia 4 de janeiro, o “Campinas Empreendedora”, um programa que visa atrair investimentos e aumentar a competitividade de produtos e serviços gerados no município. “Vamos facilitar a vida dos empresários, tornar as coisas mais fáceis para quem emprega e produz. Também queremos atrair e manter empresas e expandir a atividade econômica e a geração de emprego”, disse o prefeito Jonas Donizette em coletiva para a imprensa.

Prefeito Jonas Donizette (foto: Álvaro Jr)

O Programa, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, vai envolver as secretariais municipais de Finanças, Gestão e Controle, Assuntos Jurídicos, Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Trabalho e Renda, Verde e Desenvolvimento Sustentável e a Companhia do Polo de Alta Tecnologia (Ciatec).

Durante o lançamento do “Campinas Empreendedora”, o prefeito e o secretário de Gestão Pública do Estado de São Paulo, Davi Zaia, assinaram um protocolo de intenções para a criação do Poupatempo Empresarial de Campinas, que também está previsto no programa. Nestes moldes de prestação de serviço, voltado para o segmento empresarial, a única unidade similar no País fica em Belo Horizonte.

Exporta Campinas
O programa inclui o Exporta Campinas, por meio do qual a Prefeitura vai auxiliar a habilitação de pequenas e médias empresas – como foco principal – para estarem aptas ao comércio internacional. A Administração vai contar com uma equipe que prestará consultoria de forma especializada para as empresas que queiram competir no mercado internacional.

O serviço vai funcionar no Porta Aberta instalado no Paço Municipal e deve iniciar suas atividades em 90 dias. A metodologia do serviço já está estabelecida e as equipes já começaram a ser treinadas. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e a Agência Internacional de Promoção às Exportações Internacionais (APEX Brasil) já anunciaram apoio ao serviço.

Cidades Inteligentes
Também consta no programa o Cidades Inteligentes, que prevê parcerias entre a Prefeitura e entidades públicas e empresas privadas para implantar inciativas chamadas “inteligentes”, como o uso de carros elétricos, já anunciado pela Prefeitura.

Nos próximos 90 dias, Jonas Donizette e todo seu secretariado passam a usar carros elétricos como veículos oficiais. O mesmo tipo de transporte será utilizado pela Secretaria do Verde e Desenvolvimento Sustentável.

A viabilidade desta iniciativa se deu por meio de parceria entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, a Prefeitura de Campinas e a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL).

Serviços
Também está sendo elaborado o Guia Bem-Vindo a Campinas, em formatos eletrônico e impresso, no qual vai constar os diferenciais da área de serviços em Campinas, como características do parque hoteleiro; mapeamento dos estabelecimentos comerciais; shoppings e pontos turísticos; programação cultural e esportiva entre outros.

Grandes eventos
Para dinamizar a economia no município, o “Cidade Empreendedora” vai implementar ações para atrair eventos de grande porte em equipamentos já existentes na cidade. Para isso, o prefeito já assinou decreto que cria o Comitê Executivo de Captação de Grandes Eventos, que será presidido pelo empresário Sérgio Coutinho Nogueira.

Deixe um comentário